A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA"— Transcrição da apresentação:

1 OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
QUÍMICA – APOSTILA 1 OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

2 Os estados físicos da matéria
Além da matéria, também podemos determinar: Corpo Objeto “Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço”.

3 Corpo: É uma porção limitada de matéria. Objeto: É tudo aquilo que pode ser utilizado pelo homem.

4 Na terra, a matéria pode ser encontrada em três estados físicos.
Líquido Sólido Gasoso

5

6 Toda matéria é constituída de pequenas partículas, e seu estado físico é caracterizado pelo maior ou menor espaço existente entre elas, ou seja, vai depender como essas partículas estão agregadas. Assim podemos dizer que os estados físicos podem ser chamados de estados de agregação.

7 Cada estado físico apresenta sua própria característica, como volume, densidade e forma.
Volume fixo Maleável Forma e volume do recipiente Forma própria Volume fixo Sofre compressão e expansão Não sofre compressão Sofre compressão

8 Mudanças de estado físico
O estado físico ou estado de agregação da matéria pode ser alterado. Tais mudanças ocorrem quando há ganho ou perda de energia pela matéria. Isso normalmente ocorre mediante variações da temperatura e de pressão, sem que modifique a composição da matéria.

9 De olho no gás e no vapor! A palavra gás somente deve ser usada para substâncias que nas condições ambientais são gases: oxigênio, hidrogênio, etc. já a palavra vapor somente é usada para substâncias em que nas condições ambientais são sólidas ou líquidas: vapor de água, etc. Tentar identificar uma substância pelo sabor é um procedimento perigoso, pois muitos ácidos e bases são corrosivos. Não devemos tocar com as mãos desprotegidas, nem ingerir ou cheirar uma substância desconhecida.

10 Vaporização é um nome genérico para mudança de estado de líquido para gasoso. Mas para relacionarmos aos fenômenos da natureza, precisamos desmembrar a vaporização em três categorias: Evaporação: mudança de estado líquido para gasoso de forma lenta e natural como ocorre por exemplo com os rios, mares.

11 Ebulição: Quando a mudança de estado físico é provocada por aquecimento intenso, onde ocorre de maneira mais rápida e turbulenta.

12 Calefação: Quando a mudança de estado físico é provocada instantaneamente.

13 Se pararmos para observar o gelo em um copo com água, notaremos que as paredes do copo começará a suar. Que fenômeno é esse?

14 Que fumaça é essa? Como é produzida? Que nome se dá esse fenômeno?

15 Você sabia... O gelo seco é o nome da substância no estado sólido. No estado gasoso, essa substância é conhecida como gás carbônico. O estado sólido é obtido submetendo-se o gás carbônico a elevadas pressões e intenso resfriamento.

16 Relembrando... Absorve energia Absorve energia Absorve energia
Perde energia Perde energia Perde energia

17 Ciclo da água

18 Diagrama de mudança de estado físico de uma substância pura
Ponto 0 = (T < 0 °C) Ponto t1 = (T = 0 °C) Ponto t4 = (T > 0 °C)

19 Observação... Ao nível do mar, temos para a substância água:
Temperatura de fusão (TF) = 0 °C Temperatura de ebulição (TE) = 100 °C Todas as substâncias constituídas de um único tipo de partícula são denominadas substâncias puras. Cada substância tem (TF) e (TE) característica a uma dada pressão. Ex: Água

20 Diagrama de mudança de estado físico de uma mistura
∆TF = variação da temperatura durante a fusão. ∆TE = variação da temperatura durante a ebulição.

21 Observação... Sistemas que contém mais de um tipo de partícula, ou seja, mais de uma substância, são denominadas misturas. A (TF) e a (TE) não são constantes. Todas as substâncias constituídas de mais de um tipo de partícula são denominadas misturas. Cada substância tem (TF) e (TE) característica a uma dada pressão. Ex: Água + Açúcar

22 Influência da pressão na temperatura de ebulição
A temperatura de ebulição da água é de 100 °C ao nível do mar, ou seja, a altitude 0 m. A medida que a altitude aumenta, a camada de ar sobre o local vai diminuindo e, consequentemente, diminui a pressão exercida pelo ar sobre o líquido. Por esse motivo, a (TE) da água e de outros líquidos, diminui à medida que aumenta a altitude. Localidade Altitude em relação ao nível do mar (m) Temperatura aproximada de ebulição da água (°C) Rio de Janeiro 100 São Paulo 700 98 Campos do Jordão 1.628 95 Cidade do México 2.240 92 La Paz 3.636 88 Monte Kilimanjaro 5.895 82 Monte Everest 8.882 71


Carregar ppt "OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google