A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA
ESTADOS FÍSICOS : UMA QUESTÃO DE AGITAÇÃO ESTADO SÓLIDO: As partículas se agitam, com movimentos de vaivém, sem abandonar sua posição. Têm forma e volume definidos, pois suas partículas têm arranjo ordenado e fixo. No estado sólido a força de ligação entre as moléculas de água é intensa. ESTADO LÍQUIDO: As partículas se agitam mais do que no estado sólido, chegando a mudar de lugar. Podemos dizer que elas rolam umas sobre as outras. No estado líquido a força de ligação entre as moléculas é mais fraca Um material no estado líquido tem volume definido, mas não a sua forma. Esta vai ser determinada pelo recipiente que o contiver.

2 ESTADO GASOSO: As partículas livres umas das outras, se deslocam com grande velocidade em todas as direções. Um material no estado gasoso não têm definição de forma nem de volume. Sua tendência é expandir-se, ocupando to do o espaço disponível. No estado gasoso a força de ligação entre as moléculas de água é muito reduzida. Frequentemente há colisões entre elas, que se chocam também com a parede do recipiente em que estão.

3 MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO DA ÁGUA

4 FUSÃO É A PASSAGEM DO ESTADO SÓLIDO PARA O ESTADO LÍQUIDO.

5 VAPORIZAÇÃO É a passagem do estado líquido para o gasoso. Para isso ocorrer é necessário que haja aumento de temperatura ou diminuição de pressão. Há dois tipos de vaporização: evaporação e ebulição EVAPORAÇÃO Passagem lenta e à temperatura ambiente.

6 FATORES QUE INTERFEREM NA EVAPORAÇÃO
1º) Quanto maior a temperatura do ambiente , tanto mais rápida é a evaporação. Ex:As roupas secam mais rápido no verão do que no inverno. 2º) Quanto maior a superfície livre de evaporação da água, tanto mais rápido é o processo. Ex: As roupas secam mais rápido, quando estão estendidas nos varais. 3º) Quanto maior a agitação das roupas pelo vento, tanto mais rapidamente elas secam nos varais. Ex: Em razão do aquecimento provocado pela energia solar e por ação do vento, ocorre a evaporação da água do mar retida nos compartimentos, obtendo-se dessa forma o sal de cozinha, que depois de refinado é industrializado. 4º) Quanto maior o grau de umidade do ar, tanto menor é a evaporação. Ex: Quando o céu está nublado e há muita umidade de ar, as roupas demoram mais tempo para secar.

7 EBULIÇÃO: É a passagem rápida da água do estado líquido para o gasoso.

8

9 LIQUEFAÇÃO OU CONDENSAÇÃO
É a passagem da água em estado de vapor para o estado líquido, pela diminuição da temperatura.

10

11 SOLIDIFICAÇÃO É a passagem da água do estado líquido para o sólido pela diminuição da temperatura.

12

13 SUBLIMAÇÃO É a passagem direta do estado sólido para o gasoso, e vice-versa( isto é, do estado gasoso para o estado sólido) Ex: Outro exemplo pode ser observado no congelador das geladeiras: parte do gelo que se forma no congelador é vapor de água da atmosfera que sofreu sublimação.

14

15


Carregar ppt "ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google