Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Ondulatória
Advertisements

Física B Título ONDULATÓRIA – Extensivo Aulas 18 e 19 Professor
Aula de Física Junho de TRANSMISSÃO EM QUE A ENERGIA TÉRMICA SE PROPAGA POR MEIO DA AGITAÇÃO MOLECULAR.
Ondas Electromagnéticas
ONDAS.
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
O n d u l a t ó r i a Colégio INEDI Turma 81 Prof. Luiz Antônio Tomaz
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Tópicos de ondulatória: classificação, princípios e fenômenos
2.3. SENSORIAMENTO REMOTO 2.3. Energia Eletromagnética
Ondulatória Prof. Me. Márcio Marques.
Ondulatória.
ONDULATÓRIA Profª. Marcia Maciel.
ONDULATÓRIA PROF. RENATO NUNES.
PROF: Elias Junior ONDAS.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Ondas Eletromagnéticas
Prof. Regis Guimarães Colégio Planeta Transmissão do Calor.
Instituto de Educação Sagarana
Professor: Diones Charles
Tópicos de Ondulatória
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
AS ONDAS PROFESSOR HUMBERTO.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 9º ANO
Ensino Médio Ondulatória Física Prof. Diones Charles.
O N D A S (1) PROF. CESÁRIO.
Revisão As ondas podem ser classificadas de três modos:
Emissão e absorção de radiação
O N D U L A T Ó R I A.
Introdução à Propagação Eletromagnética
Que informações podemos obter a partir da luz emitida pelas estrelas?
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
ondulatória CONCEITO FÍSICO DE ONDA ELEMENTOS DE UMA ONDA PERIÓDICA
B . ONDA: é qualquer perturbação em um meio. Quanto à NATUREZA
ONDULATÓRIA.
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Professor Rodrigo Lins.
ONDULATÓRIA Professor André.
Introdução à Radiação Eletromagnética
Mecânica Ondulatória Prof. Raphael Carvalho.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Tópicos de Ondulatória
2.2.3 Bandas de radiofrequências
Ondas.
ONDAS.
ONDULATÓRIA PROF. Heron Duarte.
Ondas Eletromagnéticas
Ondulatória.
Ondulatória É o estudo das ondas Exemplos: - Som - Luz
Ensino Médio Ondulatória Física Prof. Diones Charles.
Unidade Um Do Sol ao Aquecimento
Introdução ao estudo das
Física - Ondas Iniciar.
"Onda é a perturbação que se propaga"
E.E. Des. Milton Armando Pompeu de Barros
Testando o seu Conhecimento
Professor: Fábio Raimundo
Jogo de Física - Camila Marques
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Seja bem vindo ao jogo de Física sobre ondas eletromagnéticas.
Professor: Fábio Raimundo
Ondulatória conceitos fundamentais
Bem vindos ao mundo da Física...
Espectro Eletromagnético
ONDULATÓRIA.
Ondulatória.
Energia solar 4ª Conferência de FMA 1. Energia solar A energia que o sol irradia é a que é libertada durante as reacções de fusão nuclear na sua parte.
LÂMPADA INCANDESCENTE
Transcrição da apresentação:

Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere matéria entre dois pontos. Devido à sua propagação, uma onda tem necessariamente uma velocidade de deslocamento.

Quanto à natureza, as ondas se classificam em: Quanto à direção de propagação de energia as ondas se classificam da seguinte forma:  Unidimensionais: propagam-se em uma única dimensão; Bidimensionais: propagam-se num plano; Tridimensionais: propagam-se em todas as direções.    Quanto à natureza, as ondas se classificam em:  Ondas mecânicas: são aquelas que necessitam de um meio material para se propagar como, por exemplo, onda em uma corda ou mesmo as ondas sonoras; Ondas eletromagnéticas: são aquelas que não necessitam de meio material para se propagar, elas podem se propagar tanto no vácuo (ausência de matéria) como também em certos tipos de materiais. São exemplos de ondas eletromagnéticas: a luz, as ondas de rádio, as microondas, raios X, entre outras.  

Quanto à direção de propagação as ondas se classificam em: Ondas transversais: são aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção de vibração como, por exemplo, as ondas eletromagnéticas. Ondas longitudinais: nessas ondas a direção de propagação coincide com a direção de vibração. Nos líquidos e gases a onda se propaga dessa forma. 

Ondas eletromagnéticas As ondas eletromagnéticas são ondas formadas pela combinação dos campos magnético e elétrico que se propagam no espaço perpendicularmente um em relação ao outro e na direção de propagação da energia, logo classificam-se como transversais. As ondas eletromagnéticas são sempre produzidas por cargas elétricas aceleradas ou retardadas. Por tratar-se de uma onda transversal, ela pode ser polarizada.

Vídeo

Os raios  (gama) são as ondas eletromagnéticas de menor comprimento de onda, logo de maior frequencia e, por isso, muito penetrantes (alta energia). são ondas eletromagnéticas emitidas pelos núcleos dos átomos das substâncias radioativas e pelo Sol. Substância radioativa é aquela cujo átomo expulsa espontaneamente alguma partícula ou agregado de partículas, e se transforma num átomo de outra substância. Na prática, tem aplicações na medicina (radioterapia) e em processos industriais, principalmente na conservação de alimentos. Raios x Os raios X surgem do interior da eletrosfera do átomo, por rearranjos eletrônicos. São emitidos por elétrons quando acelerados com energia grande. Por exemplo, suponhamos uma placa de prata. Se a bombardearmos com algum tipo de partícula, por exemplo, com elétrons, os elétrons dos átomos de prata são acelerados, e emitem raios X. Esse é o processo usado para produzirmos raios X, com os chamados tubos de raios X, muito usado, por exemplo, em medicina. O raio X pode ser mais ou menos absorvido, de acordo com a densidade de cada tecido do corpo. Os ossos são bastante densos por isso absorvem uma maior quantidade de radiação e aparecem opacos (brancos) na radiografia. Os raios X provenientes do Sol são absorvidos pelos gases na alta atmosfera.

Radiação ultravioleta (UV) Estas radiações são muito produzidas durante as reações nucleares no Sol. Entretanto, ao atingir o topo da atmosfera terrestre, são quase totalmente absorvidas pelo gás ozônio (03), O espectro do UV é dividido em três bandas: UV máximo (100 a 280 nm), UV distante (280 a 320 nm) e UV próximo (320 a 400 nm) - (1 nm = 10-9 m) Luz Visível Por exemplo, numa lâmpada de incandescência acontece o seguinte: a corrente elétrica, passando por um filamento de tungstênio, aquece-o, por efeito Joule. Os átomos de tungstênio ganham, então, energia sob a forma de calor. Com essa energia, os elétrons executam movimento periódico e emitem ondas eletromagnéticas visíveis, isto é, luz. A luz é então onda eletromagnética com um comprimento de onda tal que impressiona nossa retina: por isso é visível. A luz possui uma infinidade de comprimento de ondas, que variam aproximadamente de 400 a 700 nm.

Luz Visível Cor Comprimento de onda (nm) Violeta.................................... 380 a 446 Azul ...................................... 446 a 500 Verde .................................... 500 a 578 Amarela ................................ 578 a 592 Laranja ................................... 592 a 620 Vermelha ............................... 620 a 700

Radiação Infravermelha (IV) Conjunto de radiações eletromagnéticas cujos comprimentos de onda variam de 0,7 a 1000 m (1 mm). Situam-se no espectro eletromagnético entre a luz vermelha e as microondas; às vezes recebem a denominação de radiação térmica. Seu uso se estende a controles remotos, medidores de temperatura à distância, câmeras que filmam sem luz. Microondas Radiações eletromagnéticas que se estendem pela região do espectro de 1 mm até cerca de 1 m. São mais comumente referenciadas em Hertz e seus múltiplos, estando, neste caso, compreendidas entre 300 GHz a 300 MHz. Além do aparelho que recebe o mesmo nome, temos seu uso em transmissões via satélite. Ondas de rádio Conjunto de radiações com frequências menores que 300 MHz (comprimento de onda maior que 1 m). Estas ondas são utilizadas principalmente em telecomunicação e radiodifusão. Além das rádios tradicionais AM e FM, temos transmissões de polícia, avião com a torre, controle remoto de garagem e alarme de carro, celulares, wireless

Relação entre comprimento de onda, velocidade e frequencia  comprimento de onda (m) v  velocidade (m/s) f  frequencia (Hz) Para qualquer onda eletromagnética: v = c  velocidade da luz c = 3 . 108 m/s f  frequencia (Hz) T  período (s)

Crédito das informações http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htm - acessado 20/10/09 http://www.brasilescola.com/fisica/o-que-sao-ondas-eletromagneticas.htm - acessado 20/10/09 http://www.angloabc.com.br/cursinho/exclusivo/chicoboca/ondulatoria/ondulat%C3%B3ria1.pdf - acessado 20/10/09 http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/ondas/ - acessado 20/10/09 www.geog.ufpr.br/disciplinas/espectro1.doc - acessado 20/10/09 Crédito das imagens abstract-rainbow-colors espectro_edb.fisica.ufs.br espectro_www.pion.sbfisica.org.br onda_educacao.uol.com.br

Fim