Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcôncio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVES MAMÍFEROS.
Advertisements

Répteis.
Filo Chordata Cerca de 45 mil espécies. Características exclusivas:
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Cordados.
MAMÍFEROS.
RÉPTEIS.
BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
Ossos pneumáticos(ocos, cheios de ar);
Répteis Reptare= rastejar
Ambiente Adaptados a lugares com baixa umidade.
Filo Animais Réptes – Aves - Animais
Diversidade animal IV.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Grupo: Gabriel, Pedro, Rafael, Rômulo e Rodrigo.
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
Vertebrados aquáticos
As aves.
RÉPTEIS.
PROF. Maristela fischer lucena
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Peixes Anfíbios Répteis
AULA 26 Répteis.
Revisão de ciências Profª Néia Becker.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
Répteis Características.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Mamíferos.
Mais adaptados ao meio terrestre
“Cordados, vertebrados e bípedes” 7° ano –Profª Elisete
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AVES- Fisiologia Biologia.
Prof. Regis Romero.
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS
AULA 27 Aves.
Marcos Magalhães de Souza
Classe dos Répteis Classe das Aves Classe dos Mamíferos
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
Mamíferos.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
Características Gerais dos Filos Cordados
Aula 28 Mamíferos.
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Cordados - Aves.
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
Ciências 2015 Capítulo 19 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
Peixes Características principais: Seu hábitat é exclusivamente aquático. Locomovem-se por nadadeiras. Seu corpo é hidrodinâmico e coberto de Escamas visíveis.
Répteis BALA 2012.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
Mamíferos Profª Ayesa Aseff.
Aves BALA 2012.
Transcrição da apresentação:

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcôncio

 Por que eles não dependem da água? R É P T E I S  Pele seca.  Fecundação interna.  Ovo com casca que evita a desidratação.  Respiração pulmonar durante toda a vida. EXEMPLOS.: Tartarugas, Cobras, Jacarés, lagartixas etc.

 A Pele dos Répteis É seca e impermeável com células ricas em queratina, podendo ser:  Escamas  Placas  Carapaça Exemplos: Lagartixas, lagartos e cobras. Exemplos: Jacarés e crocodilos. Exemplos: Jabuti, tartarugas e cágados.

 Nutrição e outras funções  NUTRIÇÃO – Os répteis possuem mandíbula mais forte com dentes e músculos mais desenvolvidos que os anfíbios.  RESPIRAÇÃO – A pele impermeável não permite trocas gasosas. Apresentam respiração pulmonar, tendo o pulmão dobras que aumentam a superfície de contato com o ar.

 CIRCULAÇÃO – Os répteis possuem 3 cavidades no coração (2 átrios e 1 ventrículo, parcialmente separado), com exceção dos jacarés e crocodilos, que têm o coração com 4 cavidades (2 átrios e 2 ventrículos).  EXCREÇÃO – Os répteis utilizam pouca água na função renal, por isso a urina é pastosa, o que é uma adaptação para a vida terrestre

 OS SENTIDOS – Esses animais apresentam todos os sentidos, sendo controlados pelo sistema nervoso.  Reprodução dos Répteis Os répteis possuem reprodução sexuada com fecundação interna. Podendo ser: OVÍPAROS  Quando põem ovos, que contêm uma reserva nutritiva para o desenvolvimento do embrião.

 OVOVIVÍPAROS  Quando o embrião permanece no corpo da mãe, alimentando-se da reserva nutritiva do ovo e sai já formado.  VIVÍPAROS  Quando o embrião se desenvolve no útero da mãe, recebendo alimento através da placenta.

Quanto à temperatura corporal, os répteis como os anfíbios e os peixes são animais PECILOTÉRMICOS, isto é, a temperatura corporal desses animais acompanha mais ou menos a temperatura do ambiente  A Temperatura dos Répteis

 As Ordens dos Répteis QUELÔNIOS CROCODILIANOS Jabuti Crocodilo Tartaruga Cágado Jacaré

ESCAMADOS  LACERTÍLIOS  OFÍDIOS IguanaTejuCamaleão CascavelJibóia

 Como diferenciar uma Cobra Peçonhenta de uma Não-Peçonhenta? Cobra PeçonhentaCobra Não-Peçonhenta Cabeça achatada e triangular Cabeça estreita e longa Cauda curta afilando bruscamente Cauda longa afilando gradualmente Escamas ásperasEscamas lisas Pupila em forma de fenda Pupila redonda Possui fosseta lorealNão possui fosseta loreal

Cobra PeçonhentaCobra Não-Peçonhenta Hábito noturnoHábito diurno Presença de dentes inoculadores (presa) Sem dentes inoculadores (presa) Existem cobras que apresentam exceções para essas características: A coral verdadeira é uma cobra peçonhenta, mas tem a cabeça redonda, olhos com pupila redonda, escamas lisas e não possui fosseta loreal.

A jibóia é uma serpente não-peçonhenta, mas possui cabeça triangular, olhos com pupilas em forma de fenda e cauda com terminação brusca.  A Evolução dos Répteis

 Controlando a Temperatura Corporal Quanto à temperatura corporal, as aves são animais HOMEOTÉRMICOS, isto é, a temperatura corporal permanece constante graças à energia liberada na respiração celular.

CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA O que aconteceria com uma ave aquática se fosse dado um banho nela com água e sabão e, depois de seca, ela fosse colocada na água? a) Ela ficaria apenas cheirosa e perfumada. b) Ela iria se afogar. c) Ela não iria querer entrar na água novamente.

 As Penas e o Esqueleto  PENAS - São formadas principalmente por queratina. Contribuem para diminuir a perda de água e ajudam a manter constante a temperatura corporal, pois evitam a perda de calor. A pele das aves não possui glândulas, exceto a GLÂNDULA UROPIGEANA, localizada na cauda e que produz um óleo que as aves passam com o bico nas penas para impermeabilizá-las.

 ESQUELETO São bípedes, estando os pés relacionados à forma de vida. Possuem ossos pneumáticos (ocos e cheios de ar). As aves voadoras têm o osso do peito em forma de quilha de barco.

 Nutrição O tipo de alimento varia com a espécie, podendo ser frutas, sementes, néctar, insetos ou vertebrados. Faringe Esôfago Bico Papo Intestinos Moela Proventrículo Cloaca Sistema Digestório das Aves

 Respiração As aves possuem respiração pulmonar, sendo seu sistema respiratório mais complexo que o de outros animais. Ligados aos pulmões existem SACOS AÉREOS. Sacos Aéreos Traquéia Estes acumulam o ar inspirado, depois o bombeiam para os pulmões, ampliando a respiração.

 Circulação As aves possuem coração com 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos, sem comunicação entre o lado esquerdo e direito, portanto não há mistura entre o sangue venoso (rico em CO 2 ) e arterial (rico em O 2 ).

CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA Você saberia explicar por que as fezes das aves são sempre moles.

 Excreção As aves não possuem bexiga urinária para armazenar a urina, o que ajuda a diminuir seu peso. Os rins eliminam uma urina pastosa, que sai com as fezes pela cloaca.  Sistema Nervoso Seu sistema nervoso é formado pelo encéfalo, medula nervosa e nervos, que formam uma rede em todo o corpo.

 Os Sentidos As aves apresentam os sentidos bem desenvolvidos, captando de longe o som de sua presas, como também o canto de outras aves. O canto é produzido em um órgão localizado na traquéia chamado SIRINGE.  Reprodução As aves têm reprodução sexuada com fecundação interna. São ovíparas e seu ovo é semelhante ao dos répteis.

 Partes do Ovo Casca – Formada por sais de cálcio. Disco Germinativo – é o que vai originar o embrião. Calaza – sustenta a gema no centro do ovo. Membrana da Casca – Protege o conteúdo interno do choque com a casca. Clara – Reserva de albumina (proteína). Gema – rica em colesterol Câmara de ar – reserva de ar para o embrião.

 As aves e o Ambiente  O Ser Humano e as Aves  Participam das cadeias alimentares e das relações ecológicas.  Disseminam sementes.  São polinizadoras.  Alimentação  Fertilização do solo (húmus de galinha)  A Evolução das Aves

 Característica Exclusiva  As fêmeas possuem GLÂNDULAS MAMÁRIAS que produzem leite para alimentar o filhote.  A Temperatura Corporal Quanto à temperatura corporal, os mamíferos, semelhantes às aves, são animais HOMEOTÉRMICOS, isto é, a temperatura corporal permanece constante graças à energia liberada na respiração celular.

 A Pele dos Mamíferos  Pêlos cobrindo o corpo (Baleia e golfinho só têm pêlo quando embrião).  Glândulas sudoríparas e sebáceas.  Possui tecido adiposo.

 Sistema Digestório

 Sistema Respiratório  Sistema Circulatório Os mamíferos possuem coração com 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos, sem comunicação entre o lado esquerdo e direito, portanto não há mistura entre o sangue venoso (rico em CO 2 ) e arterial (rico em O 2 ).

 Sistema Excretor  Sistema Nervoso

 Os Sentidos

 Reprodução Feto Endométrio Placenta Cordão Umbilical Colo do Útero

 As Ordens dos Mamíferos 1) Monotremados OrnitorrincoEquidna 2) Marsupiais Canguru CoalaGambá

3) Xenartros Tamanduá Tatu 4) Insetívoros ToupeiraMusaranho

5) Roedores Capivara Rato 6) Lagomorfos Coelho Morcego 7) Quirópteros

8) Carnívoros Leão Onça 9) Proboscídeo Elefante Peixe-boi 10) Sirênio

11) Artiodáctilos Boi Cabra 12) Perissodáctilos Cavalo Anta

11) Cetáceos Baleia Golfinho 12) Primatas Macaco Ser Humano

Amigo é... aquela pessoa que o tempo não apaga, que a distância não esquece, que a maldade não destrói. É um sentimento que vem de longe, que ganha lugar no seu coração e você não substitui por nada. É alguém que você sente presente, mesmo quando está longe... que vem para o seu lado quando você está sozinho e nunca nega um sentimento sincero. Ser amigo não é coisa de um dia, são atos, palavras e atitudes que se solidificam no tempo e não se apagam mais. Que ficam para sempre como tudo que é feito com o coração aberto.