 Nasceu no Porto em 1919. Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas Criada na velha aristocracia portuense, educada nos valores tradicionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho sobre Sophia De Mello Breyner Andresen
Advertisements

O Mundo dasFadas FADA: Uma fada é uma divindade da natureza, associada especialmente às árvores, aos bosques, às águas das fontes e às flores dos jardins.
O mundo de Sophia Língua Portuguesa Manuela Monteiro Ano 2004/05
A verdadeira história do Natal
Sophia de Mello Breyner Andresen
SOPHIA DE MELLO BREYNER
Sophia de Mello Breyner
O Que Vês Na Imagem?.. Que História Haverá por detrás desta capa?.
Minha História Gabriela e Michaele 3ªC.
EMEF JEAN MERMOZ – SÃO PAULO/SP
Escola Secundária da Ramada Sophia de Mello Breyner
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
Para as mulheres "Cuidem de suas amigas".
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Autobiografia Ilustrada
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
QUERO SER UM TELEVISOR CLICAR P/ MUDAR SLIDES.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
COMO SE ESCREVE ?....
JOÃO GABRIEL NUNES BERNARDO CAVALCANTE
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Sophia de Mello breyner Andresen.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Em uma cidadezinha havia uma fábrica de chocolates muito gostosos, até parecia que eram feitos pelos anjos.
Sophia de Mello Breyner Andresen
D. Dinis “ O Lavrador”.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Meu Nome é Felicidade  Faço parte da vida daqueles que tem amigos, pois ter amigos é ser Feliz. Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
O casamento de Isaque e Rebeca
Escola Secundária Homem Cristo
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Clique enter p/avançar Emy era uma linda menina de 3 aninhos de idade.. Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã.
TEMA : EU SOU UMA POETISA
A lua de Joana.
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
Rosa minha irmã rosa Trabalho realizado por: madalena- 8º D
A Tatá é muito legal. Ela fala cinco idiomas:
Mateus nos conta sobre os magos que foram ver Jesus
Escola Básica 2, 3 Soeiro Pereira Gomes
Eu sou poeta.
EU SOU UMA POETISA.
Nome Nicoly dos santos conde silva. N 24 4ano A.
Revisão Autores Nordestinos.
Matilde Rosa Araújo nasceu e viveu em Lisboa. Foi professora da disciplina de Português e formadora de professores. Foi autora de mais de 40 livros (contos.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Uma viagem ao tempo dos castelos
Sophia de Mello Breyner Andresen Pág. (79 e 80)
LIGUE O SOM Natal... Nascimento de Jesus....
Ligue o Ligue o Jefferson Subtil Fraga A Transição dos slides será automática ou quando você teclar enter.
Para reflexão...neste dia....nest a semana.....nesta vida‏
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
Sophia de Mello Breyner Andresen “Quando eu morrer voltarei para buscar Os instantes que não vivi junto do mar”
MATILDE ROSA ARAÚJO BIOGRAFIA. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Lopes de Araújo Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 Morreu em Lisboa em 6 de julho.
O CAVALEIRO DA DINAMARCA, S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDERSEN Biblioteca Escolar – 2009 Agrupamento de Escolas da Sertã.
Biografia Matilde Rosa Lopes de Araújo foi uma escritora e pedagoga portuguesa. Nasceu em Lisboa, no ano de Licenciou-se em Filosofia Românica pela.
Sofia de Melo Breyner Andresen nasceu no Porto a 6 de Novembro de 1919 e faleceu em Lisboa a 2 de Julho de Foi uma das mais importantes poetisas.
Sophia de Mello Breyner Andresen Sophia de Mello Breyner Andresen é uma escritora que se dedica a livros infantis !!!
Olhos Azuis Emy era uma linda menina de 5 aninhos de idade... Ela morava em algum lugar dos EUA, em frente ao mar. Sua família era cristã. Eles iam todos.
Trabalho de pesquisa sobre a autora Matilde Rosa Araújo Margarida Lopes Ferreira.
MATILDE ROSA ARAÚJO. Matilde Rosa Araújo Matilde Rosa Araújo nasceu em Lisboa em Licenciou-se em filologia romântica pela faculdade de letras da.
Sophia de Mello Breyner Andresen.  Sophia de Mello Breyner nasce a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passa a infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia.
Os pastorinhos de Fátima.
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
De origem dinamarquesa pelo lado paterno. O seu bisavô, Jan Heinrich Andresen, desembarcou um dia no Porto e nunca mais abandonou esta região, tendo.
Sophia de Mello Breyner Andresen Porque Porque os outros se mascaram mas tu não Porque os outros usam a virtude Para comprar o que não tem perdão. Porque.
S OPHIA DE M ELLO B REYNER A NDRESEN. BIOGRAFIA Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 1919, viveu em Lisboa, onde estudou e tirou.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Transcrição da apresentação:

 Nasceu no Porto em Foi uma das mais importantes poetisas portuguesas Criada na velha aristocracia portuense, educada nos valores tradicionais da moral cristã, foi dirigente de movimentos universitários católicos quando frequentava Filologia Clássica na Universidade de Lisboa ( ). Casou-se, em 1946, com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares e foi mãe de cinco filhos: uma professora universitária de Letras, um jornalista e escritor de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramista e mais uma filha que é terapeuta ocupacional e herdou o nome da mãe. Os filhos motivaram-na a escrever contos infantis. Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro Livro sexto. Distinguiu-se também como contista (Contos Exemplares) e autora de livros infantis (A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, etc.).. Para além do Prémio Camões, foi também distinguida com o Prémio Rainha Sofia, em Sofia de Melo Breyner faleceu, aos 84 anos, no dia 2 de Julho de 2004 no Hospital da Cruz Vermelha.

 Sofia de Melo fez-se poeta já na sua infância, quando, tendo apenas três anos, lhe foi ensinada "A Nau Catrineta" pela sua ama Laura. "Havia em minha casa uma criada, chamada Laura, de quem eu gostava muito. Era uma mulher jovem, loira, muito bonita. A Laura ensinou-me a "Nau Catrineta" porque havia um primo meu mais velho a quem tinham feito aprender um poema para dizer no Natal e ela não quis que eu ficasse atrás… Fui um fenómeno, a recitar a "Nau Catrineta", toda. Mas há mais encontros fundamentais com a poesia: a recitação da "Magnífica", nas noites de trovoada, por exemplo. Quando éramos um pouco mais velhos, tínhamos uma governanta que nessas noites queimava alecrim, acendia uma vela e rezava. Era um ambiente misto de religião e magia… E de certa forma nessas noites de temporal nasceram muitas coisas. Inclusivamente, uma certa preocupação social e humana ou a minha primeira consciência da dureza da vida dos outros, porque essa governanta dizia: «Agora andam os pescadores no mar, vamos rezar para que eles cheguem a terra»

 Menina do Mar  Fada Oriana  Noite de Natal  O Cavaleiro da Dinamarca  O Rapaz de Bronze  A Floresta  O Tesouro  A Árvore  Etc…

 Este trabalho foi realizado por  RUI ALVES