REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Advertisements

REGÊNCIA.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Profª. Bia Buganeme Lingüista/USP
TESTE SEU PERFIL JOTRAN.
O valor de uma história.
Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
Regência Verbal Há verbos, na língua portuguesa, que exigem a presença de outros termos na oração a que pertencem. Quando um verbo exige a presença de.
III - Crase Crase é: Fusão de uma preposição A com :
Regência verbal.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Regência verbal Profª.:Fátima Liporage.
A leitura do mundo precede a leitura da palavra. Paulo Freire.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
REGÊNCIA VERBAL.
Às vezes perdemos tanto tempo na
REGÊNCIA Regência nominal e Regência verbal.
Profª.: EDILAINE PEREIRA DE SOUSA
PERÍODO COMPOSTO.
Professora: Raysa Ferreira
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa Branca.
ROSAS VERMELHAS Por:
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Regência Verbal.
É EXATAMENTE 13:16.
Só piadas.
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Transitividade Verbal
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
CASADOS...  .
E vai ser bom subir nas pedras sei que faço isso pra esquecer eu deixo a onda me acertar, E o vento vai levando tudo embora...
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
AGORA SÃO 16:13 HRS/MIN.
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
1. ASPIRAR Não é nada agradável aspirar ____ ar de São Paulo. Todos aqueles rapazes aspiram ____ um bom emprego. Respirar, sorver = sem preposição Desejar,
REGÊNCIA Profª.: Synara Vilar.
MATERIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PROF.: HIDER OLIVEIRA
REGÊNCIA VERBAL Simone Cerullio.
Professora: SUZETE BEPPU
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
QUANDO VEJO QUANDO PERCEBO MEU CORAÇÃO MAIS UMA VEZ REZAR
Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
Mãe, amor que não se mede... ONDE VOCÊ MORA? CIDADE NEGRA
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
Regência PORTUGUÊS - GRAMÁTICA Professora Flávia Rossi R. Albino.
Receita de um Sonhador.
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL Cuida especialmente das relações de dependência em que se encontram os termos na oração ou as orações entre si no período composto.
PROJETO DE PORTUGUÊS 6B ALUNAS: Ana Beatriz BeatrizGabrielaIsabellaSarah.
SUJEITO Aspectos semânticos Professora Anna Frascolla Colégio Cândido Portinari 8º ano / 2016.
Naja Slides A MINHA HISTÓRIA JOSÉ AUGUSTO
Transcrição da apresentação:

REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”

HABILIDADES Reconhecer o emprego adequado de relações sintáticas (regência, concordância, colocação pronominal), considerando os diferentes níveis de linguagem.

REGÊNCIA Regência verbal: quando o termo regente é um verbo: Ex: Os torcedores gostaram do jogo Regência Nominal: quando o termo regente é um nome. Ex: A escultura era semelhante a um pássaro.

REGÊNCIA VERBAL ANALISA AS RELAÇÕES SINTÁTICAS QUE SE ESTABELECEM ENTRE OS VERBOS E SEUS COMPLEMENTOS.

CLASSIFICAÇÃOCARACTERÍSTICAEXEMPLO VERBO TRANSITIVO DIRETO (VTD) Exige objeto direto (complemento sem preposição) Nós discutimos o assunto. VERBO TRANSITIVO INDIRETO (VTI) Exige objeto indireto (complemento com preposição) Concordamos com você. VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO (VTDI) Exige dois objetos: um direto e um indireto Entreguei o livro ao aluno. VERBO INTRANSITIVO (VI) Não exige objetoA velha igreja desabou.

A REGÊNCIA DE ALGUNS VERBOS

EMPREGO DE PRONOMES PESSOAIS RETOS EM FUNÇÃO DE OBJETO DIRETO LINGUAGEM INFORMAL - Encontrei ele - Tratei ela bem -Chamei eles aqui - Eu vi ela LINGUAGEM FORMAL - Encontrei-o - Tratei-a bem -Chamei-os aqui -Eu a vi

ANALISANDO

SEGREDOS (FREJAT) Eu procuro um amor que ainda não encontrei diferente de todos que amei Nos seus olhos quero descobrir uma razão para viver e as feridas dessa vida eu quero esquecer Pode ser que eu a encontre numa fila de cinema numa esquina ou numa mesa de bar Procuro um amor que seja bom pra mim vou procurar, eu vou até o fim E eu vou tratá-la bem pra que ela não tenha medo quando começar a conhecer os meus segredos. Eu procuro um amor uma razão para viver e as feridas dessa vida eu quero esquecer. Pode ser que eu gagueje sem saber o que falar mas eu disfarço e não saio sem ela de lá

- Com sentido de ver, presenciar, é transitivo indireto. Ex: Assisti ao filme. Assisti ao espetáculo. -Com sentido de prestar assistência, proteger, servir é transitivo direto Ex: O enfermeiro assiste o paciente VERBO ASSISTIR

ANALISANDO

Os verbos "esquecer" e "lembrar" VERBO TRANSITIVO DIRETO VERBO PRONOMINAL - Esqueci o nome do funcionário. - Lembrei o acidente. - Esqueci-me do apelido de minha professora. - Lembrei-me do acidente.

ANALISANDO

LINGUAGEM FORMAL Olha aqui Preste atenção Essa é a nossa canção Vou cantá-la seja aonde for Para nunca esquecer o nosso amor O nosso Amor Veja bem, foi você A razão e o porquê De nascer está canção assim Pois você é o amor que existe em mim Você partiu E me deixou Nunca mais você voltou Pra me tirar da solidão E até você voltar Meu bem eu vou cantar Essa nossa canção !!!

LINGUAGEM INFORMAL A Canção Tocou na Hora Errada (Ana Carolina) A canção tocou na hora errada E eu que pensei que eu sabia tudo Mas se é você eu não sei nada Quando ouvi a canção, era madrugada Eu vi você, até senti tua mão E achei até que me caia bem como uma luva Mas veio a chuva e ficou tudo tão desigual A canção tocou no rádio agora Mas você não pôde ouvir por causa do temporal Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora A canção tocou na hora errada Mas não tem nada não, Eu até lembrei Das rosas que dão no inverno Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora A canção tocou na hora errada Mas não tem nada não, Eu até lembrei Das rosas que dão no inverno Mas guardei tuas cartas com letras de fôrma Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora Mas já não sei de que forma mesmo você foi embora (4X)

Gramática normativa: Verbo Intransitivo Preposição: a Regência popular: Chegou cedo na escola. Regência culta: Chegou cedo à escola. Irei à cidade. O verbo CHEGAR e IR

ANALISANDO

O verbo querer VERBO TRANSITIVO DIRETO VERBO TRANSITIVO INDIRETO SENTIDO DE DESEJAR Ex: O comerciante queria muito a esposa do vizinho. SENTIDO DE TER AFETO, AMAR. Ex: Os alunos queriam muito ao professor.

ANALISANDO

O verbo Preferir VERBO TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO – EXIGE A PREPOSIÇÃO A E NÃO DO QUE/ MAIS Ex: Prefiro dinheiro a cartão. Todos preferem elogio à censura. Preferimos passear a estudar.

ANALISANDO

Metamorfose ambulante (Raul Seixas) Prefiro ser essa metamorfose ambulante Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Eu quero dizer agora o oposto do que eu disse antes Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo

O VERBO NAMORAR Este verbo será sempre transitivo direto (nunca vai permitir a presença da preposição com). Ex: Namoro João. Namoro Maria.

O VERBO OBEDECER É transitivo indireto. Ex: Não obedeceu ao semáforo. Deve-se obedecer às regras.

O VERBO ASPIRAR - Com sentido de respirar, sorver, é transitivo direto; Ex: Aspiramos um ar poluído. - Com o sentido de desejar, é transitivo indireto. Ex: O aluno aspira a uma vaga no vestibular.

OS VERBOS PAGAR E PERDOAR Em se perdoando ou pagando uma coisa, são transitivos diretos. Ex: Nós pagamos as contas do mês. Em se perdoando ou pagando a uma pessoa, são transitivos indireto. Ex: Nós pagamos aos lojistas.

O VERBO SIMPATIZAR É sempre transitivo indireto e exige a preposição com (não aceita o pronome). Ex: Não simpatizo com a idéia. Simpatizei com ela à primeira vista.