O Segundo Reinado brasileiro ( 1840-1889): a política interna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BRASIL – II REINADO
Advertisements

Segundo Reinado: o declínio do Império.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Segundo Reinado: o declínio do Império. *Na segunda metade do século XIX, houve um fortalecimento da camada média (padres, militares, profissionais liberais,
PERÍODO REGENCIAL ( ).
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA INTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA INTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
Segundo Reinado: Política Interna.
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
SEGUNDO REINADO (1840 – 1889) 1ª. Parte.
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Segundo Reinado( ).
Primeiro Reinado Prof. Ive.
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
O Segundo Reinado O governo de D. Pedro II
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – EVOLUÇÃO POLÍTICA.
REVOLTAS REGENCIAIS.
BRASIL IMPERIAL Cap Pires.
A Proclamação da República
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.
AS REGÊNCIAS Regência Trina Provisória (1831) – início do avanço liberal através das reformas descentralizadoras. Regência Trina Permanente (1831 a 1835)
Período imperial REGÊNCIAS II REINADO I REINADO Constituição 1824
I Reinado ( ).
Como o segundo reinado estabilizou o país?
O SEGUNDO REINADO.
Período Regencial.
Segundo Reinado no Brasil ( )
O governo Luso no Brasil
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Período Regencial e o segundo Reinado Prof. Osvaldo.
Política no Segundo Reinado
O reinado de D. Pedro II.
Revisão 1 Prof. Osvaldo.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
Ato Adicional de 1834: Primeira revisão da Constituição. Elaborado pelas várias correntes políticas do período, contribuiu para o avanço e a consolidação.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 A Período marcado por revoltas, pela luta por autonomia e por fim, pelo retorno do ideal centralizador que era materializado.
II REINADO. NADA DE MEXER NA GRANDE PROPRIEDADE!! NEM NO TRABALHO ESCRAVO!!
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
Sociologia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Prof. MS. Fernando Carvalho Mestre em História PUCGO
Grupos Políticos Brasil Império
Independência...para quem?
Transição até a maioridade de D. Pedro II.
Brasil Império: Período Regencial
Segundo Reinado (política interna e modernização)
Aula 4 - História do Brasil
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
Primeiro Reinado Cap. 52 – História / Prof. Lisi.
Liberalismo e escravidão
Prof. André Rosa
O I MPÉRIO DO B RASIL : S EGUNDO R EINADO Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
O PERÍODO REGENCIAL Colégio Pedro II Professor: Eric Assis.
Período Regencial (1831 a 1840) Grupos políticos: Restauradores - CaramurusModerados - ChimangosExaltados - Farroupilhas 1Prof. Paulo Leite - ospyciu.wordpress.com.
Período Regencial ( ).
Segundo Reinado: Consolidação do Império
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Brasil Império: O Primeiro Reinado ( )
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Segundo Reinado ( ) PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Brasil Império: o período regencial (1831 – 1840) Janaina Araújo.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
Transcrição da apresentação:

O Segundo Reinado brasileiro ( ): a política interna

O reinado de D. Pedro II o mais longo governo do Brasil; Rápida expansão da cafeicultura permitiu que o país superasse a crise econômica; Consolidação do Império Os primeiros anos do segundo Reinado foram na prática a continuação do Regresso conservador – controle da elite agrária; Rebeliões liberais de 1842 Iniciou em São Paulo ( Sorocaba) e depois em Minas Gerais (Barbacena) – As tropas da Guarda Nacional e do Exercito sufocou as revoltas;

A Revolução Praieira ( 1848) Liderada pelo Partido liberal; A última Revolta do Império iniciou em Pernambuco; Programa praieiro era avançado: proclamação da República, nacionalização do comércio, garantia de trabalho, voto universal, liberdade de imprensa e reformas socioeconômicas; A Revolução fracassou em menos de um ano – a repressão governamental, a traição de vários lideres rebeldes; A implacável repressão trouxe ordem pública - Pacificação

A crise econômica chega ao fim com o café; O êxito da cafeicultura foi o mais importante acontecimento econômico no Brasil durante o sec. XIX; Fortalecimento do governo e da elite agrária; Brigas internas na classe dominante; Adoção do sistema parlamentarista; O parlamentarismo no Segundo Reinado Principal característica do parlamentarismo – importância do poder Legislativo ( elabora leis e fiscaliza) e poder executivo ( primeiro ministro escolhido pelo chefe de Estado) executa as leis;

No Brasil adotou-se o parlamentarismo aos poucos – três poderes atuavam diretamente no sistema; Poder moderador – Imperador Poder executivo – Gabinete Poder legislativo – Câmara de deputados Quando o Imperador tomava decisões, no uso do poder moderador, consultava sempre o poder de Estado. Este aconselhava o imperador, que podia seguir ou não as opiniões dos conselheiros; Os donos do poder Partido Liberal e Conservador; Ambos defendiam os interesses dos grandes latifundiários;

“Nada se assemelha mais a um conservador do que um liberal no poder”. Holanda Cavalcanti A Conciliação Ministério da Conciliação – membros de ambos os partidos; Modificações na estrutura administrativa do país: Criação do segundo Banco Brasil – centralização das emissões do papel-moeda; Liga Progressista – Quebra galho político – fim em 1868; Controle do Imperador ao dissolver a câmara e convocar nas eleições;

Primeiro Ministro do Brasil 1853 à 1856 Honório Hermeto Carneiro Leão

Brasa por baixo das cinzas Mudanças na situação partidária; Partido Conservador – manutenção da estrutura econômica e política; Partido Liberal defendeu diminuição das atribuições do poder moderador – descentralização política e administrativa; Partido Liberal Radical – Extinção do poder moderador, abolição da escravatura, adoção do sistema federativo, reforma no sistema eleitoral.

Referência Livro texto – História - Coleção anglo, 2002; Atividade do bienal p. 218; e Exercício em casa

D. Pedro II: Visto de sua época S istema Anglo – Colégio Que mimo – Gbi - Bahia Professora – Janaina Araujo

Fotos de D. Pedro Jovem

D. Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina

A capacidade do imperador de entregar ou não o poder a um ou outro dos partidos políticos. Dependência da solução dos grandes problemas políticos