 ESQUEMA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – O documento “Inter Mirifica” “Inter Mirifica” aprovado aos 27 de novembro de 1963, com 2.138 votos, 15 contrários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GAUDIUM ET SPES: PROPOSTA DA NOVA EVANGELIZAÇÃO.
Advertisements

HISTÓRIA DOS CATECISMOS
I. Objectivos  Perceber o que é ser Igreja – povo.
Relevância: Principal acontecimento da história da Igreja Católica no século 20 Riqueza teológico-pastoral Recepção.
Pastoral Litúrgica Pastoral = Pastor = (Jo 10,10) Quem é o Pastor?
Sacramento Sacro = sagrado Momentos sagrados mentos = momentos
Conhecer bem as funções do Pároco na Paróquia.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Congregação para a Doutrina da Fé
DIOCESE DE LIMEIRA: III ENCONTRO DAS COMUNIDADES CONCÍLIO VATICANO II
4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA SACRAMENTOS
Cristianismo, unidade e diversidade
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
19 junho junho 2010 ANO SACERDOTAL
Perspectivas e esperanças
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Somos Um Grupo Com JESUS quando
Docente: António Oliveira Disciplina: Moral Ano lectivo: 2010/2011 Docente: António Oliveira Disciplina: Moral Ano lectivo: 2010/2011 E.B. 2/3 do Couto.
Cristianismo unidade e diversidade
CONSTITUIÇÃO CONCILIAR SACROSANCTUM CONCILIUM SOBRE A SAGRADA LITURGIA
Conselho Missionário Diocesano
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA LUMEN GENTIUM SOBRE A IGREJA
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
1. Que é o Ano da Fé? O Ano da Fé “é um convite a uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo” (Porta Fidei (PF), 6).
Os fiéis: hierarquia, leigos, vida consagrada
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
Paulo VI ( ), foi o tenaz continuador do Vaticano II, o executor inteligente das suas orientações no tempo difícil, mas fecundo, da sua recepção;
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
LITURGIA. OS PRIMEIROS PASSOS  A nossa compreensão de Liturgia está basicamente associada a celebração eucarística (Missa) além dos ministérios e das.
Ecumenismo e confissões cristãs.
ECUMENISMO FORMAÇÃO DE COORDENADORES CONCEITO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Documento Final de APARECIDA.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Conselho Missionário Diocesano
BATISMO Na Bíblia e na História.
E.P.F. I – IDENTIDADE DA RCC
Maria, Medianeira das Graças Entre os títulos atribuídos a Maria no culto da Igreja, o capítulo VIII da Lumen Gentium recorda o de “Medianeira”. Embora.
ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS Docente: Wilma B. Borges de Macedo 2011
Todos sabem como o magistério dos Bispos de Roma esteve sempre particularmente atento, à luz da revelação e da Paradosis Ecclesiae, para motivar,
Festa de Nossa Senhora Rainha da Paz.
Rio, Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida
Pastoral da Comunicação
Papa Bento XVI “Sacramentum Veritatis” Da relação entre a Eucaristia e os restantes dos sacramentos juntamente com o significado escatológico.
Nossa Senhora, Mãe e Rainha.
Nada nos parece mais oportuno e importante do que elevar ao Céu as súplicas de toda a cristandade, para invocar a Mãe de Deus, a Rainha da Paz, a fim.
Concílio Ecumênico Vaticano II
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
Concílio Vat II e seus horizontes Foi um Concílio Ecumênico e pastoral-eclesiológico. Foi um Concílio Ecumênico e pastoral-eclesiológico. Palavras chaves:
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
Propostas para o Ano Santo da Misericórdia
MAGISTÉRIO E TEOLOGIA, 1 Jesus Cristo é sacerdote, rei e profeta. Nestes três ofícios, repre- senta toda a Trindade: no seu carácter próprio é sacerdote,
 4º.) QUARTO PERIODO DO CONCÍLIO ( ) Na abertura Paulo VI surpreendeu falando em Sínodo Episcopal e na sua visita à ONU.
Gestão ministerial competência e responsabilidades ministeriais gerais Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
“É uma assembleia de sacerdotes e de outros fiéis da Igreja particular, escolhidos para auxiliar o Bispo diocesano para o bem de toda a comunidade diocesana.
Concilio Vaticano II Escola E,B 2,3/S Abel Botelho Educação Moral e Religiosa Católica 2009/2010.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Alegrias e Esperanças A Igreja no mundo de hoje. A CONTEXTUALIZAÇÃO O século XX foi um século de grandes transformações. O papa João XXIII para que a.
 1 O.) PRIMEIRO PERÍODO ( ESQUEMA SOBRE A LITURGIA - O documento Constituição “Sacrosanctum concilium” sobre a Sagrada liturgia.
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
Dc Julio Bendinelli Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica – CND Manaus – AM 22 de agosto de 2012.
Outubro João XXIII fala com o secretário de estado, cardeal Tardini, sobre a situação angustiante do mundo. Que poderá a Igreja fazer.
CONCILIO VATICANO II 1962 – Lumen Gentium – Constituição - Luz dos povos O povo de Deus. Hierarquia. Leigos. Os religiosos.
Incorporação na Igreja e os Sacramentos
Transcrição da apresentação:

 ESQUEMA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – O documento “Inter Mirifica” “Inter Mirifica” aprovado aos 27 de novembro de 1963, com votos, 15 contrários e 7 nulos.

  - DECRETO INTER MIRIFICA SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL  PROEMIO  Importância dos meios de comunicação social  Relação com a ordem moral “Inter Mirifica”

  CAPÍTULO I  A Igreja e os meios de comunicação social  Normas para o seu recto uso  Formação de uma consciência recta sobre a informação  Sobre a relação entre arte e moral  Sobre a apresentação do mal moral “Inter Mirifica”

  Justiça e caridade na formação da opinião pública  Deveres dos destinatários  Moderação e disciplina no seu uso  Deveres dos realizadores e autores  Deveres das autoridades civis “Inter Mirifica”

  CAPÍTULO II  Os meios de comunicação social e o apostolado  Iniciativas dos católicos  Formação técnica e apostólica para o seu uso  Formação da juventude  Ajuda económica  Dia mundial “Inter Mirifica”

  Organismo da Santa Sé  Sé (1).  Vigilância e solicitude pastoral dos Bispos  Organismos nacionais  Associações Internacionais  CLÁUSULAS  Preparação de uma instrução pastoral pontifícia  Exortação final  Vaticano, 4 de Dezembro de  PAPA PAULO VI “Inter Mirifica”

 ESQUEMA SOBRE AS IGREJAS ORIENTAIS CATÓLICAS - DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM PROÊMIO Estima das Igrejas Orientais

  AS IGREJAS PARTICULARES OU RITOS  Diversidade de ritos na unidade da Igreja  Submissão ao Romano Po ntífice  Protecção e desenvolvimento DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM

  A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO ESPIRITUAL DAS IGREJAS ORIENTAIS  A disciplina oriental, património da Igreja de Cristo  Conservação e restauração das antigas tradições DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM

  OS PATRIARCAS ORIENTAIS  Natureza e jurisdição  Igualdade entre eles na dignidade  Restabelecimento de seus direitos e privilégios  Os Arcebispos maiores  Erecção de novos patriarcados DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM

  A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS  Conservação e restauração da disciplina oriental  O ministro da Confirmação  A Sagrada Eucaristia  O Ministro da Penitência  O diaconato e as ordens inferiores  Os matrimônios mistos DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM

  O CULTO DIVINO  Os dias festivos  A data da Páscoa  O ciclo litúrgico  O ofício litúrgico  O uso das línguas vernáculas DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM

  A CONVIVÊNCIA COM OS IRMÃOS DAS IGREJAS SEPARADAS  Importância das Igrejas orientais no movimento ecuménico  A incorporação dos irmãos separados  A «communicatio in sacris»  CONCLUSÃO  Colaboração na consecução da unidade  Roma, 21 de Novembro de  PAPA PAULO VI DECRETO - ORIENTALIUM ECCLESIARUM

FOTO FOTO

 2 O.) SEGUNDO PERÍODO DO CONCÍLIO ( ) Papa elencou os objetivos do Concílio 1º) A exposição da Doutrina da riqueza da Igreja; 2º) A reforma interna da Igreja; 3º) A importância da unidade dos cristãos; 4º) O diálogo da Igreja com o munco contemporâneo.

 ESQUEMA SOBRE A IGREJA: FOI ARTICULADO EM QUARTO CAPÍTULOS: I - A Igreja como Mistério; II - Sua estrutura hierárquica; III - Povo de Deus e leigos; IV - Santidade da Igreja.

  NOVIDADES:  a) Um termo novo é colocado em evidência: o da “colegialidade;  b) Retauração do diaconato permanente;  c) A responsabilidade dos leigos;  d) Santidade: vocação de todo batizado.  e) Um panfleto? Distribuido que faltava a inclusão de Maria.  O debate durou um mês. ESQUEMA SOBRE A IGREJA:

 3º.) TERCEIRO PERIODO DO CONCÍLIO ( ) Foi aberto dia 14 de setembro de 1964, com concelebração de missa por 24 padres conciliares, a primeira concelebração durante o Concílio.

  Foi o período de maior crise de todo o concílio.  A comissão central tinha seis esquemas: Igreja, episcopado, ecumenismo, revelação, apostolado dos leigos e a Igreja no mundo contemporâneo.  Discurso de abertura, recordou a necessidade de completer a doutrina do Vaticano I. TERCEIRO PERIODO

 RESULTADO FINAL DESTE PERÍODO: LUMEN GENTIUM Uma Encíclica sobre a Igreja

  I – O Mistério da Igreja;  II- O Povo de Deus;  III- A Constituição hierárquica da Igreja e em especial o episcopado;  IV – Os leigos;  V - Vocação universal à Santidade na Igreja;  VI – Os religiosos;  VII – Indole escatológica da Igreja peregrine e sua união com a Igreja celeste;  VIII – A bem-aventurada Virgem Maria Mãe de Deus no Mistério de Cristo e da Igreja. LUMEN GENTIUM