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 4º.) QUARTO PERIODO DO CONCÍLIO (14.09.1964- 08.12.1965) Na abertura Paulo VI surpreendeu falando em Sínodo Episcopal e na sua visita à ONU.

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1  4º.) QUARTO PERIODO DO CONCÍLIO (14.09.1964- 08.12.1965) Na abertura Paulo VI surpreendeu falando em Sínodo Episcopal e na sua visita à ONU.

2   Nos debates entrou em cena: liberdade religiosa, porém, obrigação moral de procurar a verdade.  Cuius regio, eius religio – estava historicamente superado.  Conferências episcopais: direito de produzir estatutos próprios.  Bispos: direito de nomearem vigários episcopais.  O decreto sobre a vida religiosa foi reelaborado, apresentado e eleito: QUARTO PERIODO

3   Natureza da Vida Religiosa  Princípios gerais para a sua renovação  Critérios práticos para a sua renovação  Autoridade competente para levar a cabo a renovação  Exigências fundamentais da vocação religiosa  Caridade e vida interior 4.1. DECRETO - PERFECTAE CARITATIS – A VIDA RELIGIOSA

4   Institutos de vida contemplativa  Institutos de vida apostólica  Institutos de vida monastica  A vida religiosa laical  Institutos seculars 4.1. DECRETO - PERFECTAE CARITATIS – A VIDA RELIGIOSA

5   Institutos seculars  O voto de castidade  O voto de pobreza  O voto de obediência  A vida comum: sua reforma e actualização  A clausura das monjas: sua reforma e actualização  O hábito religioso: sua reforma e actualização  A formação: sua reforma e actualização 4.1. DECRETO - PERFECTAE CARITATIS – A VIDA RELIGIOSA

6   Fundação de novos Institutos  Conservação, adaptação ou abandono das obras próprias  Institutos e mosteiros decadents  Promoção da união entre os Institutos  Conferências de Superiores Maiores  Promoção das vocações religiosas  Conclusão: Correspondência dos Institutos à graça da vocação  Vaticano, 28 de Outubro de 1965  PAPA PAULO VI 4.1. DECRETO - PERFECTAE CARITATIS – A VIDA RELIGIOSA

7   PROEMIO  Importância para a vida da Igreja  I. ESTABELECER-SE-Á EM CADA NAÇÃO UM PLANO DE FORMAÇÃO SACERDOTAL  Adaptação das normas gerais pelas Conferências episcopais 4.2. OPTATAM TOTIUS Sobre a formação sacerdota l

8   II. PROMOÇÃO MAIS INTENSA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS  Obrigação de toda a comunidade cristã. Natureza da vocação. Obra das vocações  Seminários menores e Institutos peculiares 4.2. OPTATAM TOTIUS

9   III. ORGANIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS MAIORES  Necessidade, organização, formação para o tríplice ministério  Escolha, preparação e múnus dos educadores  Exame e selecção das vocações  Seminários diocesanos e interdiocesanos 4.2. OPTATAM TOTIUS

10   IV. FORMAÇÃO ESPIRITUAL MAIS CUIDADA  Importância e orientação cristocêntrica  Sentido eclesial  Maturidade humana 4.2. OPTATAM TOTIUS

11   V. REVISÃO DOS ESTUDOS ECLESIÁSTICOS  Formação humanística e científica prévias. Latim  Coordenação cristocêntrica da Filosofia e da Teologia  Filosofia: as diversas disciplinas e o seu método  Teologia: as diversas disciplinas e o seu método  Especialização sacerdotal 4.2. OPTATAM TOTIUS

12   VI. FORMAÇÃO ESTRITAMENTE PASTORAL  Necessidade dessa formação  Conhecimentos pedagógicos, psicológicos e sociológicos  Prática pastoral durante os estudos 4.2. OPTATAM TOTIUS

13   VII. FORMAÇÃO COMPLEMENTAR DEPOIS DOS ESTUDOS  Institutos pastorais, assembleias e exercícios apropriados  CONCLUSÃO  Exortação aos educadores e aos seminaristas  Vaticano, 28 de Outubro de 1965.  PAPA PAULO VI 4.2. OPTATAM TOTIUS

14   SOBRE A EDUCAÇÃO CRISTÃ  PROEMIO  Importância e atualidade  Direito universal à educação  Natureza e fim da educação cristã  Os educadores: pais, sociedade civil e Igreja  Meios da Igreja para a educação cristã  Importância das escolas 4.3 - DECLARAÇÃO GRAVISSIMUM EDUCATIONIS

15   Obrigações e direitos dos pais  Solicitude pelos alunos das escolas não-católicas  Escolas católicas: importância. Direito da igreja  Diversas espécies de escolas católicas  Faculdades e Universidades católicas  Faculdades de ciências sagradas  A coordenação das escolas católicas 4.3 - DECLARAÇÃO GRAVISSIMUM EDUCATIONIS

16   CONCLUSÃO  Conclusão: exortação aos educadores e alunos  Roma, 28 de Outubro de 1965.  PAPA PAULO VI 4.3 - DECLARAÇÃO GRAVISSIMUM EDUCATIONIS

17   PROEMIO  Natureza do movimento ecuménico  CAPÍTULO I  PRINCÍPIOS CATÓLICOS DO ECUMENISMO  Unidade da Igreja  Ruptura da unidade da Igreja: laços de união entre todos os cristãos  O movimento ecuménico UNITATIS REDINTEGRATIO DECRETO SOBRE O ECUMENISMO

18   CAPÍTULO II  PRÁTICA DO ECUMENISMO  Trabalho de toda a Igreja  A renovação da Igreja: sua importância e necessidade  A conversão do coração  A oração pela unidade  O conhecimento dos irmãos separados  A formação ecuménica  A exposição clara e fiel da fé  A colaboração com os irmãos separados UNITATIS REDINTEGRATIO

19   CAPÍTULO IlII  IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS DA SÉ APOSTÓLICA ROMANA  Duas categorias de cismas  I. CONSIDERAÇÃO PECULIAR SOBRE AS IGREJAS ORIENTAIS  Carácter e história própria dos orientais  A tradição litúrgica espiritual dos orientais  Carácter da teologia dos orientais  A busca da unidade UNITATIS REDINTEGRATIO

20   II. IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS SEPARADAS NO OCIDENTE  Condição própria destas comunidades  A confissão de Cristo  Estudo da Sagrada Escritura  A vida sacramental: o Baptismo, a ceia do Senhor  A vida com Cristo: liturgia e moral  Exortação ao ecumenismo prudente e católico  Vaticano, 21 de Novembro de 1964.  PAPA PAULO VI UNITATIS REDINTEGRATIO


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