Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
Advertisements

Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Para colaborar com a escrita do projeto:
NORMA DE CITAÇÃO NBR-10520/2002 Citação Tipos:
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para publicação de trabalhos científicos
ARTIGO CIENTÍFICO.
Metodologia para Desenvolvimento do Trabalho Acadêmico
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
FORMATAÇÃO.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
Metodologia Da Pesquisa
Metodologia Científica
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
METODOLOGIA DA PESQUISA
OBSERVAÇÕES NA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Elaboração de Artigo Científico: orientações iniciais
CITAÇÃO Descrição, conteúdo ou informações em um texto, retirados de alguma fonte (livros , documentos,etc.) Transcrição do que um autor escreveu Tem o.
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
Projeto de Pesquisa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
NORMAS PARA A REDAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS
Estrutura do Relatório 1.
MANUAL DO ESTUDANTE – EM
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
NORMAS TÉCNICAS PARA TRABALHOS ACADÊMICOS
Trabalho nas regras ABNT
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Normas para elaboraçao de PFC
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Citação Citação Literal: passagem do texto de outro autor é copiada literalmente. Citação precedida pela indicação: autor (ano da publicação, pagina).
PARÁFRASE E CITAÇÕES (NBR 10520:2002
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Revisão das Normas da ABNT
NORMAS DA ABNT.
Ambientação de jogos ABNT.
AS TRÊS PREOCUPAÇÕES COM OS TRABALHOS ACADÊMICOS: citações, referências e apresentação.
Comunicação e Redação Empresarial
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
ESTRUTURA DE TRABALHOS ESCRITOS
Produção de Artigo Acadêmico
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Normas gerais de trabalhos científicos básicas, citações e referências Prof. Ms. Billy Graeff - UNISEP.
FICHAMENTO.
Profa. Lívia Perasol Bedin
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
PROJETO TCC 1.
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Citações e Referências
1. COMO FAZER CITAÇÕES NO TEXTO Com referência anterior: Para Cruz (2006) as pessoas não podem... Com referência posterior:... Por isso as pessoas não.
Como fazer? CITAÇÕES.
Transcrição da apresentação:

Monografia I Prof. Dr. Leandro B. Brusadin Texto IV - Elementos Textuais Manual de Monografia

Elementos Textuais  Constitui-se na parte mais importante do trabalho, pois o autor expõe o texto com base nas pesquisas teórica e de campo realizadas para fundamentar a monografia.  Deve seguir rigorosamente as normas metodológicas estipuladas para a escrita científica.

Elementos dos Elementos Textuais  Introdução  Desenvolvimento  Conclusão

INTRODUÇÃO  São apresentadas as informações necessárias para a compreensão do trabalho no que se refere ao assunto tratado e sua delimitação, objetivos, justificativas e problemáticas contidos no projeto de pesquisa.  Deve ser realizada a descrição da ordem sequencial dos capítulos da monografia e o conteúdo principal de cada um.  Sua apresentação deve ser redigida definitivamente após a finalização do texto, uma vez que constitui a reunião de todas as abordagens sinteticamente.

DESENVOLVIMENTO  Esta parte pode ser dividida em capítulos e sub-capítulos necessários para uma ordenação harmônica e estabelecimento de nexo entre as partes.  O texto deve possuir equilíbrio em sua estrutura, com número de páginas proporcionais entre capítulos e sequência de ideias, onde as partes mantenham vínculos entre si para formar o todo de forma integrada.

CONSIDERAÇÕES FINAIS  Nas considerações finais o autor deve realizar uma síntese analítica e crítica da pesquisa, com o intuito de retomar os tópicos abordados e relacioná-los com a proposta geral do estudo.  O autor não apresentará novos fatos ou argumentos, mas sim, os resultados e as principais contribuições. O autor pode indicar e/ou sugerir possíveis problemas do tema que foi investigado como proposta para futuros estudos.

 Tamanho do papel: A4 (dimensão 21 X 29 cm)  Tinta preta com Fonte Arial ou Times  Tamanhos da Fonte: -Corpo do Texto 12 -Citações com mais de três linhas: 11 -Legendas: 10 -Notas de rodapé: 10 -Paginação: 10 Formatação Textual

 Esquerda e Superior: 3 cm  Direita e Inferior : 2 cm  Citação longa: 4 cm a partir da margem esquerda  Texto Justificado com exceção das Referências Bibliográficas Margens

 Entre as linhas do texto: Espaço 1,5 cm  Entre as linhas do resumo, das citações diretas longas e da bibliografia: Espaço Simples  Entre os títulos e o texto: espaço duplo  Entre o texto e ilustração: espaço duplo  Entre o texto e citações longas: espaço duplo Espaços

 Com exceção da capa, todas as folhas do trabalho devem ser contadas, mas não numeradas.  A numeração com algarismos arábicos deve possuir tamanho de fonte menor que a do texto, estar posicionada no canto superior direito e aparecer a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, da introdução.  Efetuar quebra de página para não contar a capa e, ainda, inserir a paginação a partir da introdução. Paginação

 As citações são menções, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, conforme NBR Exemplo: Conforme destaca Oliveira (1981, p.8), as citações são “indispensáveis para comprovar as ideias desenvolvidas pelo autor”. Citações

 As citações são feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituição responsável, seguido da data de publicação do documento, separados por vírgula e entre parênteses.  Quando se adota o sistema autor-data faz-se necessário uma lista de referências no final do texto do autor e não se utiliza o rodapé para indicar autoria, exceto documentos eletrônicos. Sistema Autor - Data

Tipos de Citações CITAÇÃO DIRETA: Transcrição literal de parte da obra de outro autor. CITAÇÃO INDIRETA: Reprodução da ideia do autor, com suas próprias palavras, sem alterar a ideia original. CITAÇÃO DE CITAÇÃO: citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original com o uso da palavra Apud.

CITAÇÃO DIRETAS: COMO FAZER?  CITAÇÃO ATÉ 3 LINHAS (CURTAS): - devem ser transcritas entre aspas e fazer parte do texto, com a indicação do autor, ano e página.  CITAÇÃO COM MAIS DE 3 LINHAS (LONGAS): - possuem parágrafo próprio, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, espaço simples e sem aspas, com indicação do autor, ano e página.

CITAÇÃO DIRETA CURTA Nesse âmbito, Le Goff (1990, p. 476) afirma que “a memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva, cuja busca é uma das atividades fundamentais dos indivíduos”.

CITAÇÃO DIRETA LONGA Marly Rodrigues (2005. p. 24) considera o seguinte questionamento e desafios quanto ao turismo e sua relação com o patrimônio: A manutenção de identidades culturais e a utilização turística do patrimônio seriam tão antagônicas como uma vez se pensou serem o progresso e a preservação de antigos edifícios? Resta-nos, assim, um desafio: definir um ponto de equilíbrio entre essas finalidades presentemente atribuídas ao patrimônio cultural, a de ser suporte de identidades e fontes de divisas.

CITAÇÃO INDIRETA: QUANDO USAR?  Para expressar uma ideia com palavras próprias correspondentes ao texto consultado.  Para fazer uma síntese do texto consultado e, por condensação, não alterar a ideia central do criador da obra pesquisada.

CITAÇÃO INDIRETA  Na sentença após a indicação da autoria com letra maiúscula e minúscula, inserir o ano e continuar a frase, ou deslocá-lo para o final da frase. Exemplo: O orçamento deve englobar todos gastos materiais humanos e físicos para o projeto (DENCKER, 1998).

 Apesar da importância de realizar pesquisas consultando obras originais, nem sempre isso é possível.  Quando o autor citar uma citação de um texto que não teve acesso, este deve, além de colocar a palavra apud, acrescentar em nota de rodapé os dados do documento original.  Apud significa junto a. CITAÇÃO DE CITAÇÃO: O QUE É APUD?

CITAÇÃO DE CITAÇÃO  Conforme Jérôme Monnet (1999, p. 44) apud Barreto (2000, p. 17), “nota-se a constatação que o patrimônio não é um ato de salvaguarda de objetos de testemunhos: esses últimos perderam seu passado”.

 No corpo do texto: usa-se letra maiúscula e minúscula.  Entre parêntesis ao final da frase: letra maiúscula e o ponto final deve ser colocado após o parêntesis.  No caso de documentos eletrônicos deve ser colocado em nota de rodapé especificando o endereço eletrônico. Localização da Citação

SEÇÕES  1. SEÇÕES PRIMÁRIAS: títulos com letras em caixa alta, negritados, fonte tamanho 12, precedidos do indicativo numérico  1.1. SEÇÕES SECUNDÁRIAS: títulos negritados - todas as primeiras letras maiúsculas - fonte tamanho 12, negritados e precedidos do indicativo numérico  Seções Terciárias: títulos com letra em caixa alta e baixa e precedidos do indicativo numérico

COMO É A ESCRITA CIENTÍFICA? NÃO SE UTILIZA A PRIMEIRA PESSOA IMPESSOAL AFASTAR AS IMPRESSÕES PESSOAIS OBJETIVO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL COM BASE NAS LEITURAS E NA PESQUISA CONVICÇÃO

Linguagem - Exemplos  Subjetiva Na praia de Caieiras há muitos hotéis de grande porte.  Objetiva Na praia de Caieiras foram instalados no ano de 2005 três hotéis tipo resort e dois hotéis denominados eco- resorts.  Pessoal Eu entendo que o turismo é uma prática boa.  Impessoal Supõe-se que o turismo é um atividade vinculada ao setor de serviço que transforma a sociedade de forma positiva se considerarmos as possibilidades de inclusão social e econômica.