A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –"— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Trabalho de Curso II Prof. MSc LENIR MARIA DE OLIVEIRA ASSUMPÇÃO Esp. Nelma Sueli Marques Borges Cuiabá 2012

2 1. Conceitos Pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos (ANDRADE, 1995, p.95).

3 2. Redação do Texto É importante se ter uma visão de todo do trabalho. Possibilidade de mensurar o alcance do que foi feito. Permite acrescentar, melhorar, adaptar, enfim burilar o texto em sua forma ou em seu conteúdo.

4 Para conseguir essa visão é necessário redigir um esboço do sumário ou uma espécie de roteiro a ser seguido. Procure colocar dentro de uma ordem lógica, que pode ser cronológica, histórica, ascendente, descendente, ou qualquer outra, cujo conteúdo assim o permita.

5 Escrever bem um texto não significa apenas escrever gramaticalmente de forma correta, nem que ele deva ser sofisticadamente elaborado. Escrever bem é comunicar bem. É escrever de maneira adequada à ocasião.

6 Observe o que segue: Fonte: FURASTÉ,2007,P.43

7 ESTRUTURA DO TRABALHO Pré-Textual- são elementos que antecedem o corpo do Trabalho, propriamente dito, com informações que ajudam na identificação, finalidade e utilização do trabalho. TEXTUAIS – é o corpo do Trabalho, onde se faz a exposição da matéria e deve ter, fundamentalmente, três partes: Introdução, “Desenvolvimento” e Conclusão. Pós-Textuais – aqueles que complementam o trabalho e aparecem após o corpo propriamente dito.

8 COMPONENTES PRÉ-TEXTUAL
- Capa (obrigatório) - Folha de rosto (obrigatório) - (opcionais) - Dedicatória - Agradecimentos - Epigrafe - Resumo (obrigatório) - Sumário (obrigatório) - Lista de ilustrações (opcional) - Lista de abreviaturas, siglas e símbolos (opcional).

9 COMPONENTES TEXTUAL - Introdução
- “Desenvolvimento” (Resultados e Discussões) - Conclusão ou Considerações Finais

10 Estrutura do texto A Introdução serve para o leitor ter noção genérica do tema que será abordado. Uma boa introdução deve criar expectativa positiva no leitor e despertar seu interesse pela leitura do restante do Trabalho. A introdução deve conter no MÁXIMO 2 (duas) páginas É a última parte a ser redigida.

11 Na introdução deve conter:
Apresentação do tema Justificativa (razoes da pesquisa) Definição do problema Referência aos tópicos principais do desenvolvimento do texto dando o roteiro ou a ordem da exposição. Menção da metodologia, técnicas e instrumentos utilizados. Objetivos

12 RESULTADOS E DISCUSSÕES
É a fundamentação lógica do Trabalho. Divide-se em seções e subseções. É necessário restringir à discussão dos dados efetivamente obtidos, Pode no entanto, relacioná-los a outros trabalhos (citações) e conhecimentos comprovadamente existentes.

13 deve conter Arrolamento, analise, interpretação e julgamentos dos dados pesquisados. É necessário ter como base as fontes consultadas. Mencionar nas citações, de preferência indiretas, as referências dos autores (autor, ano e página). No caso de incluir proposta, abrir outra seção.

14 A quantidade de páginas devem ser distribuídas da seguinte forma:
Se houver Fundamentação Teórica: máximo 10 páginas; Material e Método: máximo 2 páginas O objeto de estudo: de 20 a 30 páginas

15 CONCLUSÃO/CONIDERAÇÕES FINAIS
Deve dar respostas às questões da pesquisa correspondentes aos objetivos propostos.

16 deve conter Responder ao problema formulado na pesquisa;
Síntese da pesquisa com a posição do autor do trabalho; Questões em aberto, direcionando para novas pesquisas.

17 COMPONENTES Pós-TEXTUAL
Obras consultadas (obrigatório) Identifica todas as fontes que foram utilizadas para elaboração do Trabalho. Colocar em ordem alfabética REFERÊNCIAS –NBR 6023/2002

18 APÊNDICE Trata-se de um documento, texto, artigo ou outro material qualquer elaborado pelo próprio autor, e que se destina apenas a complementar as idéias desenvolvidas no decorrer do Trabalho. São identificados por letras maiúsculas consecutivas seguida de travessão e o título. Exemplo: APÊNDICE A – QUESTIONÁRIO APLICADO

19 ANEXOS Constituem-se em suportes para fundamentação, comprovação, elucidação e ilustração do texto. São elementos não elaborados pelo autor. Devem ser destacados do texto para evitar uma ruptura em sua seqüência e continuidade. São identificados por letras maiúsculas consecutivas seguida de travessão e o título. Exemplo: ANEXO A - MAPA RODOVIÁRIO


Carregar ppt "Trabalho de Curso II Cuiabá 2012 ICEC –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google