A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Intervenção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Intervenção"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Intervenção
É desenvolvido no âmbito de um sistema educacional ou de uma organização, com vistas a promover uma intervenção, propriamente dita, no contexto em foco, através da introdução de modificação na estrutura (organização) e ou dinâmica (operação) afetando positivamente seu desempenho em função de problemas que resolve ou de necessidades que atende.

2 Etapas de elaboração do projeto
Estrutura Elementos Capa(obrigatória) Folha de rosto(obrigatória) Epígafre(opcional) Sumário(obrigatório) Pré-Textuais Apresentação Justificativa Problema(pesquisa) Objetivo Discussão teórica Metodologia(teórico e seqüência didática) Considerações finais/avaliação Textuais Referências Bibliográficas(obrigatório) Anexos(opcionais) Pós-textuais

3 Tem por finalidade identificar a realização do trabalho.
Capa: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e ano. Folha de rosto Tem por finalidade identificar a realização do trabalho. Sumário: Apresentação dos elementos que constituem o projeto, indicando a página em que se inicia.

4 Apresentação: Identificação do tema e do problema
Apresentação: Identificação do tema e do problema. Apresenta o trabalho de forma sintética e objetiva. Justificativa: são apresentados os motivos pelos quais o pesquisador busca estudar determinado tema. Deve mostrar a importância e a contribuição para a solução e compreensão do problema que foi formulado de tal estudo proposto. Argumenta a relevância pessoal e social para realização do trabalho e para a razão de ser do projeto.

5 Problema(pesquisa): é uma questão específica que norteia toda pesquisa
Objetivo: apresenta de forma genérica o que pretende o pesquisador no desenvolvimento do assunto a ser abordado. Deve ser claro, preciso e possível de ser atendido.

6 Objetivo geral: é abrangente, expressa a intenção de resolver o problema ou necessidade que está descrita na situação geradora do projeto, expressa a razão de ser ou seja refere-se ao para quê. Objetivo específico: é uma declaração de caráter bem definido sobre o que se pretende realizar para alcançar aquilo que está expresso no objetivo geral.

7 Discussão teórica: é a sustentação de um trabalho cientifico, refletindo o nível de envolvimento do autor com o tema, apresenta os conceitos que dão suporte ao trabalho, relacionado-os ao objeto de estudo.

8 Metodologia: é a forma como será feita a pesquisa, justifica a escolha do método e das técnica, especificando as etapas em que serão utilizadas, refere-se aos passos didáticos como estratégia de aprendizagem, buscando explicitar os conteúdos a serem trabalhados e a seqüência didática.

9 Avaliação: deve ser fundamentada teórica e metodologicamente, explicitando os princípios, critérios e instrumentos avaliativos. Considerações finais: trata-se da síntese interpretativa das principais idéias expostas no desenvolvimento ou nas conclusões parciais apresentadas. O emprego da impessoalidade ou da primeira pessoa do plural é recomendável.

10 Referências: relação dos autores e obras constante do texto do projeto, através de citações diretas ou indiretas conforme as normas da ABNT. Referências bibliográficas: SILVA , Jaqueline Andrade;MOURA, Maria das Graças Cardoso . Manuel de Metodologia Científica. Salvador, Editora P&A; 2006 SOARES, Edvaldo. Metodologia Científica: lógica, epistemologia e normas. São Paulo: Atlas, 2003 MOURA, Dácio Guimarães de. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007


Carregar ppt "Projeto de Intervenção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google