A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Exploração e Planejamento de Pesquisa 2ª. Etapa Desenvolvimento da Monografia 3ª. Etapa Apresentação da Monografia

2 Organização didática da pesquisa EXPLORAÇÃO E PLANEJAMENTO (1ª. ETAPA)
1ª. FASE Escolha e delimitação do tema Levantamento bibliográfico 2ª. FASE Leitura e resumo da bibliografia 3ª. FASE Elaboração do projeto de pesquisa Introdução: tema, delimitação, problema e hipótese Justificativa Objetivos (por que?) Metodologia (como?) Revisão da Literatura Cronograma (quando?)

3 1ª. Etapa: Exploração e Planejamento de Pesquisa
Escolha do tema e delimitação do tema Levantamento bibliográfico inicial Leitura e análise da bibliografia Resumos dos textos selecionados Definição: Objetivos (por que?) Justificativa Metodologia (como?) Cronograma (quando?) Elaboração do Projeto de Pesquisa

4 3ª. FASE Estrutura do projeto Introdução Justificativa
1.1. tema, 1.2. delimitação, 1.3.problema 1.4. hipótese Justificativa Objetivos (por que?) Metodologia (como?) Revisão da Literatura Cronograma (quando?)

5 3ª. FASE Estrutura do projeto
Introdução A abordagem histórica e atual do assunto Você deve dar informações diversas sobre seu objeto de estudo, apresentando suas diversas características e complexidade. É nesta seção do trabalho que se deve articular o Tema do projeto de pesquisa 1.1. Tema: escolha do fato ou assunto a ser pesquisado: AFINIDADADE, INTERESSE, VIABILIDADE 1.2. Delimitação do Tema: deve ser delimitado (geográfica e temporalmente), selecionando-se um aspecto ou enfoque específico da realidade a ser estudada. 1.3.. Problema : O problema é a pergunta a ser respondida, a dificuldade cuja solução poderá ser encontrada com a realização da pesquisa. Você deve apresentar o problema em forma interrogativa. Essa pergunta apontará para a realidade específica da qual o pesquisador (você) vai se aproximar, apresentando uma lacuna a ser preenchida sobre aquela realidade. 1.4. Hipótese: suposição, formulação possível, relaciona dois fenômenos, é uma verdade provisória. É um enunciado a ser verificado ao se proceder com a pesquisa, aquilo que você acredita que encontrará no percurso a ser iniciado. Uma resposta clara e direta à pergunta formulada no problema. Havendo hipótese, deve ela estar perfeitamente articulada com o problema da pesquisa.

6 para que produzir determinado conhecimento, bem como seus propósitos.
3ª. FASE Justificativa razões, contribuições e relevância do tema. Qual a importância do assunto para a sociedade? 3. Objetivos (por que?) Indicar o que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais os resultados que se pretende alcançar. para que produzir determinado conhecimento, bem como seus propósitos. o que se pretende demonstrar com a pesquisa; Objetivos: geral e específico Objetivo geral: que se pretende alcançar com a pesquisa. Objetivos específicos : as metas que se pretende atingir e que contribuem para alcançar objetivo geral. Os objetivos são sempre listados no formato de tópicos, iniciando com um verbo no infinitivo (diagnosticar, encontrar, sugerir, definir, apontar, detalhar, listar, relacionar, explicar, observar, compreender, interpretar, descobrir etc.).

7 Revisão da Literatura 3ª. FASE
Informa os principais teóricos que serão consultados. Resumo das ideias desses teóricos para dar consistência à investigação. Registro das fontes. Citação: norma ABNT O que fazer: Consultar fontes. Fazer resumos. Tecer as ideias: coerência, consistência, fundamentação. textos acadêmicos (livros, artigos de periódicos científicos, trabalhos apresentados em congressos, trabalhos acadêmicos tais como monografias, dissertações e teses).

8 5. Metodologia (como?)/Os procedimentos metodológicos
Ações a serem executadas pelo pesquisador a fim de produzir o trabalho acadêmico. Os procedimentos metodológicos: passos concretos da pesquisa para o preenchimento da “lacuna” representada pela pergunta. Constrói-se o quadro operacional da pesquisa: indicadores - que possibilitam observar empiricamente a realidade estudada e delimitada, estratégias e das técnicas de pesquisa que serão construídas pelo pesquisador a fim de coletar os dados de que necessita. São apresentadas as técnicas de pesquisa escolhidas,: pesquisa participante, questionário, entrevista, análise de conteúdo, grades de observação, análise do discurso, pesquisa documental, grupo focal etc. A escolha é feita considerando o tipo de dados que se precisa buscar.

9 Depois de apresentar as operações que você vai colocar em prática.
6. Cronograma (quando?) Depois de apresentar as operações que você vai colocar em prática. Segue-se a seção na qual se mostra como essas operações estarão distribuídas ao longo do tempo, orientando o desenvolvimento das atividades no tempo previsto. Atenção: o cronograma se refere aos próximos passos da pesquisa, e não ao que já foi feito.

10 Elementos pós-textuais
REFERÊNCIAS Colocadas as fontes consultadas nas citações teóricas. Segue as normas da ABNT . Como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos, de Alves e Arruda disponibilizado pela Universidade Federal de Santa Catarina em: APÊNDICE São apresentados no apêndice roteiros de entrevistas, questionários, formulários, fichas de observação etc. formulados pelo autor do projeto. É opcional. ANEXO textos, documentos, figuras, fotografias, gráficos e tabelas que não sejam da autoria do autor do projeto


Carregar ppt "Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google