O CULTO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

Pentateuco: "Do Nada ao Povo Escolhido" Aula 03.
O Santuário terrestre era uma cópia ou ilustração do Santuário Celestial.
“Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal Sumo-Sacerdote, que Se assentou à destra do trono da Majestade nos céus” (Hb 8:1).
Eucaristia Igreja – Assembleia de Baptizados
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
AULA: O CORDEIRO DA PÁSCOA E, JESUS, O CORDEIRO DA NOSSA PÁSCOA.
O livro dos Atos dos Apóstolos
Vigília Pascal.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
DEUS ordena a construção do Tabernáculo
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
CRISTO É A PROPICIAÇÃO PELOS PECADOS DE TODO O MUNDO
QUEM É VOCÊ ?.
SOMBRA E REALIDADE.
Igreja-Mãe.
A CRUZ SINAL DE VITÓRIA.
Mãe do Salvador.
Culto à Virgem Maria.
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
“Ide, pois, aprender o que significa:
Hebreus 7 A Aliança Superior
A eucaristia Começar.
Adoração no livro do Apocalipse
INSTRUÇÕES BÍBLICAS “EM MEMORIA DE MIM”.
UM TIPO DE CRISTO AS FIGURAS, PROFECIAS, FESTAS, ETC., DO VELHO TESTAMENTO REPRESENTAM CRISTO.
Maria Mãe da Eucaristia
Festas sagradas do Antigo Testamento
Por que seguimos a Jesus ?
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
Assunto: – PÃO E VINHO Texto: João 6:51 e 54
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Presentation Title Your company information.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
Lembranças da Páscoa Êxodo
O QUE ERA OFERECIDO?. O QUE ERA OFERECIDO? “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.”
Artigo 22 Cremos que, para obtermos verdadeiro conhecimento desse grande mistério, o Espírito Santo acende em nosso coração a verdadeira fé. Essa fé abraça.
IGREJA CORPO DE CRISTO 4ª Aula – “Pão e Vinho”
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
POR QUE EU DEVO CONGREGAR?
Crescendo em Comunidade
A PÁSCOA DOS GENTIOS (OS QUE NÃO SÃO JUDEUS) Data: 19/04/2015
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
Elementos da Ceia Pão, Vinho e o Cordeiro.
Leia antes Hebreus capítulos 5 a 7 Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
LIÇÃO 4 A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA
LIÇÃO 11 - A ÚLTIMA CEIA Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 12 A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES
Presentation Title Your company information.
O núcleo central da Bíblia é a
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Esperança de Perdão. Esperança de Perdão Nosso tempo tem sido marcado pela angústia e o temor de uma situação econômica desfavorável.
A SANTA CEIA DO SENHOR.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A ressurreição e a ascensão de Cristo ao céu 15 ALTDORFER, Albrecht A ressurreição de Cristo c Kunsthistorisches Museum, Viena.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição 13 para 25 de junho de JESUS BARRABÁS Líder político Queria libertar o povo de Roma Prometia glória terrena JESUS O CRISTO Líder espiritual.
Transcrição da apresentação:

O CULTO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO: O QUE MUDOU? O QUE PERMANECEU? TEOLOGIA E PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Presb. Éber Hávila Rose e Cecília Finotti Nishikawa Almeida

BASE BÍBLICA CENTRAL Hb 10. 1-10

O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO Modelo muito bem definido de culto, estritamente regulado por Deus. Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio → normas para o cumprimento dos serviços sagrados e instruções sobre o local de adoração. Propósito? APONTAR PARA CRISTO

O TABERNÁCULO “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.” (Ex 25.8-9)

Átrio Altar de bronze Simboliza a cruz, onde Cristo foi sacrificado, julgado em nosso lugar, em nosso favor Aponta para Cristo, o Sacerdote perfeitamente puro, sem mácula, que purifica seu povo

Mesa dos pães do proposição Lugar Santo Mesa dos pães do proposição Candelabro de ouro Altar do incenso Aponta para Cristo, cujas orações por seu povo constantemente ascendem ao trono do Pai Simboliza Cristo, o pão vivo que desceu do céu, que dá verdadeira comunhão com Deus Aponta para Cristo como a luz do mundo

Lugar Santíssimo Aponta para Jesus como aquele que nos reconciliou com Deus. O sangue sobre ele representa o sangue de Cristo, eficaz para a expiação dos pecados do seu povo em todas as épocas. Propiciatório Arca da aliança Simboliza Cristo.

Objetos da arca Tábuas da Lei → apontam para Cristo como a Palavra de Deus, o Verbo que se fez carne Vaso com maná → simboliza Jesus, o verdadeiro pão, o pão vivo que desceu do céu Vara de Arão → simboliza Jesus, que morreu como o Unigênito de Deus, mas ressuscitou como o Primogênito, o primeiro dentre vários que se tornaram filhos de Deus por meio Dele.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO O Sábado: Caracterizado pela suspensão do trabalho, apresentação de ofertas sacrificiais e santa convocação (Lv 23.23) Deveria ser observado como memorial da criação (Gn 2.3; Ex 20.8-11) e da redenção (Dt 5.12-15), e também como sinal da aliança de Deus com o seu povo (Ex 31.12,16).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO O sistema sacrificial regular: Ofertas diárias, semanais, mensais e anuais (Nm 28 – 29). Tipos de sacrifícios (Lv 1.1-6.7): holocaustos ofertas de manjares sacrifícios pacíficos ofertas pelo pecado ofertas pela culpa Sacrifícios animais – simbolismo expiatório

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO As Festas Anuais: Páscoa e Festa dos Pães Asmos → comemorava o êxodo, a libertação do povo de Israel e sua saída do Egito; Festa de Pentecostes → celebrado no “Quinquagésimo Dia” depois do sábado da semana da Páscoa; comemorava os primeiros frutos da colheita; Festa dos Tabernáculos → durante 7 dias os israelitas deveriam habitar em tendas (daí também o nome “Festa das Tendas”), lembrando ao povo como Deus o tinha conduzido pelo deserto.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO O Dia da Expiação: Dia mais santo do calendário judaico, o dia em que uma expiação anual pelos pecados da nação era feita. Envolvia o oferecimento de vários sacrifícios, a entrada do sumo sacerdote no Lugar Santíssimo e o envio de um bode para o deserto, levando sobre si, simbolicamente, os pecados do povo.

CRISTO CUMPRE O CULTO DO ANTIGO TESTAMENTO Jesus é o Sumo Sacerdote único, santo e perfeito, que não tem necessidade de oferecer sacrifícios diários, mas fez isso uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu como o derradeiro holocausto (Hb 7.26-28); Jesus é ele mesmo o sacrifício final e cabal pelo pecado e, portanto, põe um término nas ofertas de bois e cabritos (Hb 10.1-18);

CRISTO CUMPRE O CULTO DO ANTIGO TESTAMENTO Jesus é o “Senhor do sábado” (Mt 12.8) e o ponto central das festas anuais. Ele é o cordeiro pascal (1 Co 5.7), que nos libertou da escravidão do pecado ao morrer por nós na cruz. É Cristo quem envia seu Espírito no Pentecostes, conferindo poder à igreja (At 2.1-4). É Ele quem cumpre o Dia da Expiação ao apresentar seu sangue a Deus no Santo dos Santos (Hb 9.12). É Ele quem personifica a Festa dos Tabernáculos, ao habitar (tabernacular) no meio do seu povo (Jo1.14).

O CULTO NO NOVO TESTAMENTO Se Jesus cumpriu o culto do Antigo Testamento, no culto do Novo Testamento: Não há mais sacrifícios, pois o Senhor Jesus ofereceu de uma vez um sacrifício completo, que não precisa ser renovado e repetido; Não temos mais sacerdotes e levitas; os cristãos, todos eles, têm livre acesso ao Pai, são sacerdócio santo, pois o sangue de Jesus abriu o caminho para o santuário celestial (Hb 10.19-20); A queima de incenso é substituída pelo louvor e orações que procedem dos nossos lábios e sobem até Deus como aroma suave;

O CULTO NO NOVO TESTAMENTO O calendário judaico de festas não se aplica mais; A circuncisão e a Páscoa são substituídas pelo Batismo e pela Ceia do Senhor; O sábado foi renovado com a mudança do 7º para o 1º dia da semana, que foi designado “Sábado Cristão” ou “Dia do Senhor”, para celebrar o dia em que Jesus ressuscitou dentre os mortos; O templo, que antes era santo e sagrado, agora é a igreja de Cristo , a comunidade dos eleitos de Deus, que se reúne e adora em qualquer lugar.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO NOVO TESTAMENTO 1. Uma forma própria de adoração (At 2.42) Formato de culto: adaptação do culto nas sinagogas, instituição frequentada por Jesus (Mt 9.35) Elementos de culto: Leitura e exposição das Escrituras (At 15.30-31; 2 Tm 4.1,2) Orações de gratidão, intercessão e súplica (At 2.42; 4.23-31; 1 Co 14.16; 1 Tm 2.1) Cânticos (Cl 3.16; Ef 5.19) Celebração da Santa Ceia (1 Co 10.16) Ofertas (Lc 21.1-4; 1 Co 16.1-2; 2 Co 9.7,12-13) Batismo (At 18.8).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO NOVO TESTAMENTO 2. Ênfase nos princípios espirituais As orações e os jejuns não devem ser feitos com hipocrisia ou para impressionar, mas com devoção verdadeira e sinceridade de coração (Mt 6.5-8,16-18). A adoração deve ser em espírito e em verdade (Jo 4.19-24). Aos escribas e fariseus, Jesus disse que de nada valia dar o dízimo se estavam negligenciando os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé (Mt 23.23). O amor ao Senhor e ao próximo é característica essencial dos verdadeiros adoradores (Mt 22.34-40). O verdadeiro culto a Deus exige a entrega de nossa vida por completo, em sua totalidade (Rm 12.1).

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CULTO NO NOVO TESTAMENTO 3. A centralidade de Cristo É por causa de Cristo que nos reunimos; É em nome de Jesus que nós oramos; É por meio de Jesus que oferecemos sacrifício de louvor, fruto de lábios que confessam o seu nome; Ele é a razão de celebrarmos o batismo e a Santa Ceia; Ele é o ponto central da pregação da Palavra e de toda a mensagem apostólica; Em suma, tudo o que fazemos no culto deve ser feito em nome do Senhor Jesus (Cl 3.17).

CONCLUSÃO Se no Antigo Testamento, o culto apontava para Cristo, no Novo Testamento, o culto se centraliza Nele. As mudanças do antigo para o novo revelam que a pessoa de Jesus Cristo é o elo que une os dois Testamentos. Ele é o Senhor, o Mediador único e definitivo da aliança selada entre Deus e o seu povo e o fundamento da verdadeira adoração. Que o Senhor Jesus seja o centro e a razão do nosso culto!

Que bom que você compareceu a esta aula! Que Deus lhe dê uma ótima semana!