O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de saúde em português
Advertisements

Remando para a corrente principal os periódicos [de saúde (pública)] dos paises em desenvolvimento Abel L. Packer BIREME/OPAS/OMS, Director uma empresa.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Comissão de Educação dos Profissionais
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
XII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – SNBU 2004 X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde II Reunião de Coordenação.
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Rede de Fontes de informação de evidências na BVS – perspectivas e desafios Abel L. Packer Director BIREME/OPAS/OMS Wokshop BVS – HEN, São Paulo, 10.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
A experiência da Fiocruz em gestão da informação
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Premissas Dados das Microrregiões.
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Nodo Brasil Workshop CVSP – UNASUS Campus Virtual de Saúde Pública Um espaço comunicacional e de aprendizagem, uma iniciativa da OPAS em parceria.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Biblioteca Virtual em Saúde Interoperabilidade com a Rede do Campus Virtual em Saúde Pública e a UNA-SUS
origem, organização e gestão da SciELO Abel L. Packer Coordenador Operacional SciELO Diretor BREME/OPAS/OMS Instituto de Estudos Avançados da.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Pesquisa Em Saúde Profª Andreia
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
AAI ECOs e CoPs HotSites Destacados Newsletter BVS Boletim Interno PSI TV Plasma e-alerts Mural Histórico Projetos em Rede Murais Informativos Eventos.
1. Contexto Perfil do país 2. BVS STP  O processo da criação  As realizações  Os constrangimentos  Os desafios  Oportunidades  As perspectivas 
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PESSOAL PARA OS SERVIÇOS DE SAÚDE DR. MANOEL DA COSTA SOUZA – CEFOPE Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr.
Sonia Mendes – Analista de Organização e Métodos MS/ DATASUS/BVS RIPSA 26ª Oficina Interagencial de Trabalho da RIPSA (OTI), Brasília, 05 de Junho de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
7º Termo de Ajuste ao 50º Termo de Cooperação entre o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan- Americana da Saúde Ações de cooperação para o.
BVS Adolec no Brasil Área de Saúde do Adolescente e do Jovem e BIREME com o apoio do Comitê Consultivo I Reunião do Comitê Técnico São Paulo, 08 de outubro.
Personalidades em Saúde como tema da BVS: os arquivos em instâncias biográficas Paula Xavier Coordenadora de Gestão da Informação da COC/Fiocruz Coordenadora.
twitter.com/funasa.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
A Rede BVS no Brasil: contextualizando a BVS Saúde Pública Cláudia Guzzo Coordenadora PFI / Monitoramento das Instâncias e Projetos BVS BIREME/OPS/OMS.
BVS Brasil: Panorama da Rede Avanços do Espaço Colaborativo Cláudia Guzzo, Coordenadora Bárbara Uehara, Bibliotecária BIREME/OPS/OMS III Reunião do Comitê.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
A experiência da BIREME na implementação dos Espaços Colaborativos – ECO 25ª Oficina de Trabalho Interagencial Brasília 31 de outubro de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Plataforma Tecnológica Inovações I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil São Paulo, 8 de Outubro de 2009.
Portal Saúde Baseada em Evidências Tutorial de Acesso.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Transcrição da apresentação:

O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer BIREME/OPAS/OMS, Diretor Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Organização Pan-Americana da Saúde | Organização Mundial da Saúde Seminário Como melhorar o acesso à informação científica e técnica em saúde nos países de língua portuguesa: o modelo da Biblioteca Virtual em Saúde, BIREME/OPAS/OMS, São Paulo, 11 junho 2007

O acesso à informação e ao conhecimento científico e técnico nos sistemas de saúde, incluindo educação, pesquisa, promoção e atenção à saúde, é essencial para aumentar o desempenho dos profissionais e das equipes de saúde e melhorar constantemente a eficiência, eficácia e qualidade dos processos e das decisões

conhecimento saúde capacidade para a ação conhecer é um ato individuadl, encapsulado em processos sociais

conhecimento informação saúde

conhecimento informação saúde fontes de informação fluxos de informação

conhecimento informação saúde fontes de informação fluxos de informação metodologias tecnologias de informação e meios de comunicação

conhecimento informação saúde fontes de informação fluxos de informação acesso eqüitativo contextualização publicação – controle, indexação e avaliação condições sociais de disseminação e uso metodologias tecnologias de informação e meios de comunicação

conhecimento informação saúde fontes de informação fluxos de informação BVS acesso eqüitativo contextualização publicação – controle, indexação e avaliação condições sociais de disseminação e uso metodologias tecnologias de informação e meios de comunicação

3 dimensões da BVS redes sociais redes de ambientes aprendizes e informados redes de conteúdos 1 2 3

3 dimensões da BVS redes sociais 1 instituições e indivíduos produtores intermediários e usuários de informação científica e técnica em saúde

3 dimensões da BVS redes sociais 1 instituições e indivíduos produtores intermediários e usuários de informação científica e técnica em saúde construção coletiva

redes nacionais regionais internacionais e temáticas

saudepublica.bvs.br co-operadas por projetos específicos descentralizados - matriz de responsabilidade

3 dimensões da BVS redes de conteúdos 2 coleções de produtos, serviços e eventos de informação fontes e fluxos de informação

3 dimensões da BVS redes de conteúdos 2 coleções de produtos, serviços e eventos de informação fontes e fluxos de informação bens públicos

redes produtos serviços interoperáveis

3 dimensões da BVS redes de ambientes aprendizes e informados 3 ambientes em que predominam o intercâmbio de informação, experiências e conhecimento espaços colaborativos [online]

3 dimensões da BVS redes de ambientes aprendizes e informados 3 ambientes em que predominam o intercâmbio de informação, experiências e conhecimento espaços colaborativos [online] maximizar inclusão

Web/Internet - BVS

Web/Internet  BVS espaço colaborativo online

a BVS contribui para o desenvolvimento de políticas institucionais e política públicas de informação

... e inte-operação com outras redes nacionais, regionais e internacionais...

Desafios para o desenvolvimento da BVS na rede ePORTUGUêSe redes sociais redes de conteúdos ambientes aprendizes e informados políticas institucionais e políticas públicas de informação

Obrigado !