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Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.

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1 Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha Cunha Cibele Cristiane Schuelter Graciella Martignago Solange Maria da Silva Victor Henrique Moreira Ferreira

2 “A expansão da dimensão internacional da educação superior, mais do que uma opção, é uma responsabilidade de todas as instituições para todos os programas. “ Gacel-Ávila, 2004

3 O que é internacionalização? A internacionalização das instituições é o de introdução da na cultura e na estratégia institucional, nas funções de formação, investigação e extensão e no processo da oferta e de capacidades da universidade. A internacionalização das instituições é o processo de introdução da dimensão internacional na cultura e na estratégia institucional, nas funções de formação, investigação e extensão e no processo da oferta e de capacidades da universidade. Jesús Sebastián, 2004

4 Declaração da UNESCO - 1998 As instituições devem... As instituições devem... –tomar a iniciativa de internacionalização no lugar de somente reagirem diante das forças externas resultantes da globalização; –conceber a cooperação internacional como parte integrante das suas missões institucionais e, portanto, devem criar mecanismos e estruturas apropriadas para promovê-la e organizá-la.

5 Declaração da UNESCO - 1998 Os líderes das instituições de ensino superior, com o apoio de todos os membros da comunidade acadêmica, devem desenvolver políticas e programas institucionais de internacionalização claros. Os líderes das instituições de ensino superior, com o apoio de todos os membros da comunidade acadêmica, devem desenvolver políticas e programas institucionais de internacionalização claros. Os programas deverão estar integrados à vida da instituição e gozar de financiamentos adequados provenientes de fontes internas e externas. Os programas deverão estar integrados à vida da instituição e gozar de financiamentos adequados provenientes de fontes internas e externas.

6 O que não é internacionalização Ter atividades internacionais (seminários, congressos, programas de intercâmbio) não é um processo de internacionalização. Ter atividades internacionais (seminários, congressos, programas de intercâmbio) não é um processo de internacionalização. Ter programas de intercâmbio e ter estudantes estrangeiros também não significa ser uma instituição internacional. Ter programas de intercâmbio e ter estudantes estrangeiros também não significa ser uma instituição internacional. Ter atividades internacionais é diferente sem ter uma política de internacionalização institucional. Ter atividades internacionais é diferente sem ter uma política de internacionalização institucional. Harrari, 1989

7 Para que internacionalizar? Maior aprofundamento dos conteúdos acadêmicos Articular-se no contexto mundial Projeção Internacional Consolidar valores (cooperação e solidariedade) Ampliar oportunidades aos alunos Inovação curricular e dos métodos de ensino Enriquecimento do indivíduo por meio da experiência internacional

8 O objetivo da internacionalização deve ser inculcar nos estudantes, na equipe acadêmica e na equipe administrativa, novos conhecimentos, novas habilidades e atitudes que lhes permitam atuar de maneira eficaz num meio global, interdependente, internacional e multicultural. O objetivo da internacionalização deve ser inculcar nos estudantes, na equipe acadêmica e na equipe administrativa, novos conhecimentos, novas habilidades e atitudes que lhes permitam atuar de maneira eficaz num meio global, interdependente, internacional e multicultural. Gacel, 2004

9 Atores internos Equipe acadêmica Equipe administrativa Atores externos Agências de fomento Organismos internacionais Governos nacionais e estrangeiros Instituições de educação superior Organismos de investigação e desenvolvimento Quem são os atores da internacionalização?

10 Atores externos Agências de fomento Organismos internacionais Governos nacionais e estrangeiros Instituições de educação superior Organismos de investigação e desenvolvimento Atores internos Equipe acadêmica Equipe administrativa Quem são os atores da internacionalização?

11 Como internacionalizar a Unisul? Bases do plano estratégico Adoção de um Modelo de Internacionalização, abandonando a abordagem por atividades e adotando a abordagem por processo. Estratégia de disseminação para a Comunidade Acadêmica Definição dos objetivos prioritários para a internacionalização. Estabelecimento de metas de curto e médio prazos. Plano de ações exequíveis, temporal e orçamentariamente

12 Ensino Internacionalizar os Projetos Pedagógicos Mobilidade Acadêmica Internacional Double degrees e joint degrees Proporcionar atividades, estágios e experiências internacionais Pesquisa Mobilidade de investigadores Realização de eventos científicos internacionais Atividades de difusão e de transferência de tecnologia em nível internacional Melhoria da infra- estrutura com recursos internacionais Participação em redes de investigação Extensão Programa de Línguas Estrangeiras Programa de Língua portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros Disciplinas em Inglês Atividades culturais Gestão Universitária Estrutura que suporte a internacionalização Sistemas e processos administrativos integrados e compatíveis com a internacionalização Capacitação funcional para a internacionalização Conhecimento do segmento no âmbito internacional Comunicação da estratégia à academia Como internacionalizar a UNISUL? EnsinoPesquisaExtensão Gestão Universitária

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