A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos"— Transcrição da apresentação:

1 Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
PROJETO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos MERCOSUR Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos

2 Objetivos OBJETIVO IMEDIATO 1:
Divulgar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) atual e preparar a segunda versão do Plano. OBJETIVO IMEDIATO 2: Estabelecer Parcerias, Implementar e Apoiar Ações de Educação em Direitos Humanos OBJETIVO IMEDIATO 3: Formar e Capacitar Promotores de Direitos Humanos OBJETIVO IMEDIATO 4: Formular e Divulgar Estudos, Pesquisas e Produzir Materiais, Relativos à Educação em Direitos Humanos. OBJETIVO IMEDIATO 5: Monitorar e Avaliar a implementação do PNEDH

3 OBJETIVO IMEDIATO 1: Divulgar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) atual e preparar a segunda versão do Plano. 1.1 Resultado 1. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - PNEDH atual divulgado e segunda versão do PNEDH elaborada e distribuída. Participação de membros do Comitê e da CGEDH em Reunião de Altas Autoridades do MERCOSUR para divulgar o PNEDH; Inserir mesas, palestras e grupos de trabalho sobre a implementação dos Planos Nacionais de Educação em Direitos Humanos no Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos; Promover o intercâmbio de experiências de Planos Nacionais de EDH; Divulgar material específico do PNEDH (Folders, banners, outros)nas Reuniões de Altas Autoridades; Divulgar conjuntamente os Planos Nacionais em Educação em Direitos Humanos em portugues e espanhol

4 OBJETIVO IMEDIATO 2: Estabelecer Parcerias, Implementar e Apoiar Ações de Educação em Direitos Humanos 2.1 Resultado 1. Parcerias com instituições governamentais, privadas e do terceiro setor efetivadas. Definir ações de intercâmbio e cooperação internacional e nacional na área de Educação em Direitos Humanos; Promover reunião de Gestores da Educação em Direitos Humanos durante o Congresso Internacional de Educação em Direitos Humanos; Apresentar programação do Congresso Internacional e definir apoio a participação de representações institucionais e palestrantes; 2.1.4.Convidar oficialmente as autoridades do MERCOSUR para o Congresso Internacional de Educação em Direitos Humanos; 2.1.5.Articular parecrias de programas de pós-graduação em Direitos Humanos e em Educação em Direitos Humanos; Levantar Diretrizes Nacionais e Projetos de leis e Resoluções Nacionais em Educação em Direitos Humanos;

5 2.1.6 Apresentar a inserção dos Direitos Humanos em Congressos Profissionais (Psicologia, Educação), no Ensino Pesquisa (Pós-Graduação, Graduação) e Extensão Universitária; VI Congresso Ibero-americano de Extensão Universitária – Novembro Rio de Janeiro – UFRJ; Criação da Associação Nacional de Direitos Humanos – ANDHEP; Realizar audiência envolvendo representante da SEDH, Ministérios da Educação, Conselhos de Educação e Reitores de Universidades que desenvolvem ações de Ensino, Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos; Organizar encontros com gestores de Escolas e Academias da área de justiça e segurança visando garantir acordos e compromissos institucionais que assegurem a execução de ações do PNEDH. Visitar instituições do setor privado buscando estabelecer parcerias com ONG's, visando à formulação e execução de programas de Educação em Direitos Humanos.

6 2.2 Resultado 2. Ações de Educação em Direitos Humanos implementadas e apoiadas
Identificar e divulgar ações inovadoras e de qualidade de Educação em Direitos Humanos desenvolvidas pelas ONGs e/ou sistemas de ensino em diferentes níveis e modalidades; Estimular a criação e/ou o fortalecimento de subcomissões de Educação em Direitos Humanos; Levantar e divulgar projetos de Educação em Direitos Humanos para comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, assentamentos rurais, refugiados e estrangeiros em situação irregular. Apoiar projetos culturais e educativos de promoção da igualdade, com recortes de gênero, etnias, orientação sexual e deficiência.

7 2.3 Resultado 3. Rede de Centros de Referência de Educação em Direitos Humanos estruturada e apoiada. Divulgar as ações da Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Divulgar Redes e Centros de Referências no campo da Educação em Direitos Humanos. 2.4 Resultado 4. Campanhas de veiculação de valores humanos realizadas Levantar e elaborar peças de propaganda para mídia. 2.4.2.Realizar reuniões com entidades associativas de empresas e profissionais de comunicação para definir estratégias de campanha.

8 2.5 Resultado 5. Programas de Educação em Direitos Humanos e produções artísticas concebidos, apoiados, veiculados e incentivados Articular Ministérios da Comunicação para a realização de programas de TVs e Rádios na realização de programas de Educação em Direitos Humanos. 2.5.2 Incentivar a inclusão de conteúdos de Direitos Humanos em eventos artísticos.

9 OBJETIVO IMEDIATO 4: Formular e Divulgar Estudos, Pesquisas e Produzir Materiais, Relativos à Educação em Direitos Humanos. 4.1 Resultado 1. Sistema Nacional de informações de Educação em Direitos Humanos estruturado e operacionalizado Construir um Sistema Informatizado para armazenamento e processamento de informações sobre Educação em Direitos Humanos. Levantar a produção existente de materiais para uso Educação em Direitos Humanos ,nas diversas áreas do PNEDH. Realizar e divulgar o diagnóstico de programas de Educação em Direitos Humanos nas áreas do PNEDH para subsidiar a elaboração de programas de ensino na área.

10 4.2 Resultado 2. Materiais educativos em Direitos Humanos adquiridos, elaborados, traduzidos e socializados Definir um Plano de Publicação para a Política de Educação em Direitos Humanos: - Instrumentos Normativos em linguagem popular e língua brasileira de sinais. - Selecionar e traduzir materiais didáticos; - Organizar e distribuir kits bibliográficos na área de Direitos Humanos. - Estimular a aquisição e reimpressão de materiais didáticos de Educação em Direitos Humanos, nas áreas do PNEDH. - Apoiar a produção de materiais pedagógicos para Educação em Direitos Humanos.

11 OBJETIVO IMEDIATO 5: Monitorar e Avaliar a implementação do PNEDH
5.1 Resultado 1. Estratégias e Mecanismos de monitoramento e de avaliação do PNEDH implementadas Construir com o apoio do Comitê Nacional Indicadores de avaliação das ações de Educação em Direitos Humanos nos diversos níveis; Monitorar, avaliar e divulgar ações realizadas no PNEDH, através de Reuniões com o Comitê Nacional de Educação e Gestores Nacionais e Órgãos de Cooperação. Realizar encontros estaduais de educadores em Direitos Humanos para disseminar e acompanhar a implementação do PNEDH. Realizar reuniões do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos.


Carregar ppt "Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google