A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Estratégico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Fórum dos PESQPC 27 de Janeiro de 2006

2 Agenda Resgate do Planejamento Estratégico
Consolidação no Mapa Estratégico Projetos / Iniciativas

3 Agenda Resgate do Planejamento Estratégico
Consolidação no Mapa Estratégico Projetos / Iniciativas

4 Missão e Visão Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Missão Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Visão

5 Análise de Cenários Forças Impulsoras (cenários externos)
Articulação com o MBC por meio da participação no ConPI Articulação com FPNQ, coordenadora da Rede de Prêmios Estaduais Públicos e Privados Existência de prêmios estaduais e setoriais consolidados Importância da palavra produtividade associada à qualidade Maior sensibilidade das organizações para a adoção das melhores práticas de gestão Geração de parcerias Existência de The World Economical Forum e American Society Quality Existência de prêmios setoriais e estaduais inconsistentes tecnicamente Existência de prêmios de qualidade de fachada, podendo retirar credibilidade dos prêmios que efetivamente são consistentes. Ambientes econômico-financeiros de incertezas Desgaste da palavra qualidade Recursos humanos capacitados em modelo de gestão reconhecido nacionalmente restritos a algumas regiões do país Poucas lideranças envolvidas nos estados/ setores Consciência e comprometimento dos membros Capacidade de mobilização e articulação Abrangência e estrutura em rede Competência e habilidade dos membros Alinhamento a modelo de gestão reconhecido nacionalmente Valores associados as características agregadoras e de responsabilidade pública Captação de recursos Divulgação das ações Sistematização de processos Criação de orçamento consolidado Forças Impulsoras (cenários externos) Forças Restritivas (cenários externos) (cenários internos) Pontos Fortes Oport. de Melhoria (cenários internos)

6 Posicionamento Estratégico
Clientes Articular com MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação Viabilizar e valorizar os PESQPC Disseminar as melhores práticas de gestão Processos Sistematizar os processos de Gestão Comunicar/divulgar Captar recursos para as ações Responsabilidade Pública Consolidação e crescimento Pessoas Estímulo à capacitação de lideranças e profissionais

7 Posicionamento Estratégico
Aplicação de métodos de gestão no funcionamento do Fórum Difusão de métodos de gestão e cases de sucesso/ práticas inovadoras adotadas Definição de Projetos e disponibilização de estrutura para a participação dos Programas Estaduais e Setoriais Estímulo ao desdobramento dos projetos definidos pelo MBC/FNQ/GESPÚBLICA e Gera Ação

8 Fatores Críticos de Sucesso
Articulação institucional Identificação de Lideranças Entidade Sede e Estrutura mínima Sistematização de processos (possibilidade de troca de informações e diretrizes) Motivação para o voluntariado Comprometimento de lideranças Capacidade de comunicação Uso de tecnologia de gestão

9 Mapa do Negócio ÓRGÃOS REGULADORES ESTRATÉGICOS CLIENTES PRODUTO
MBC, FNQ, Gespública,Gera Ação, Governos, Federações INMETRO, SEBRAE CLIENTES Programas Estaduais e Setoriais existentes Programas Estaduais e Setoriais potenciais MBC FNQ Gespública Gera Ação FPESPQC Disseminação de informações e orientações Participação em eventos Reuniões periódicas Elaboração de documentos técnicos e institucionais Articulação para novos programas Coordenação Geral Secretaria executiva Captação de recursos PRODUTO Informações Orientações Agenda nacional a organizar Alinhamento Incentivar a criação e manutenção de programas Fornecedores Parceiros - MBC, Organizações setoriais e estaduais. Apoio estratégico e tático dos Programas Estaduais e Setoriais, FNQ RETORNO DE INFORMAÇÕES Atas Avaliação Pesquisas Relatório Reconhecimento FORNECEDOR/ CONCORRENTES/ CLIENTE MBC, FNQ Prêmios setoriais e gerais inconsistentes tecnicamente

10 Agenda Resgate do Planejamento Estratégico
Consolidação no Mapa Estratégico Projetos / Iniciativas

11 Consolidação do Planejamento Estratégico no Mapa Estratégico do Fórum PESQPC

12 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Partes Interessadas Foco de Atuação Sustentação

13 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Foco de Atuação Sustentação

14 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Foco de Atuação Sustentação

15 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Estimular cooperação e integração entre os programas Sustentação

16 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Sustentação

17 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Sustentação

18 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Crescimento / Consolidação Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Sustentação

19 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Consolidação/ Crescimento Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

20 Priorização dos Objetivos Estratégicos

21 Missão: Estimular a criação, fortalecer e promover programas estaduais e setoriais voltados para disseminação de melhores práticas de gestão. Visão: Ser reconhecido como a melhor rede de disseminação e mobilização para o uso de melhores práticas de gestão no Brasil. Financeira Promover a articulação entre as diversas partes interessadas Promover cultura para qualidade, produtividade e competitividade no país Garantir sustentabilidade financeira Partes Interessadas Consolidação/ Crescimento Conteúdo Relacionamento Gestão Estimular criação / desenvolvimento de novos programas Buscar consistência técnica nos diversos programas e premiações existentes Buscar parcerias e estabelecer redes Captar e aplicar recursos de forma eficiente Foco de Atuação Estimular o fortalecimento dos programas existentes Disseminar conteúdos para a melhoria contínua dos programas Participar de outros movimentos de qualidade, produtividade e competitividade Sistematizar processos internos Estimular cooperação e integração entre os programas Promover a agenda nacional de qualidade e produtividade Promover a educação continuada de membros e gestores Desenvolver a gestão do conhecimento Estimular voluntariado Promover o uso de tecnologias de gestão Sustentação

22 Agenda Resgate do Planejamento Estratégico
Consolidação no Mapa Estratégico Projetos / Iniciativas

23 Projetos Existentes antes da reunião Novos

24 Projetos Existentes antes da reunião Novos

25 Matriz Relacional (Projetos X Objetivos)

26 Priorização dos Projetos

27 Próximos Passos Projetos: Indicadores e Metas;
Definição dos “padrinhos”; Detalhar descrição, escopo e cronograma; Validar priorização. Indicadores e Metas; Iniciando pelos objetivos priorizados, definir / propor indicadores e metas; Validar indicadores e metas.


Carregar ppt "Planejamento Estratégico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google