A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPETÊNCIAS E HABILIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Esclarecendo um pouco mais...

2 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Aprimoramento das habilidades; Capacidade de usar as habilidades de acordo com as necessidades. (Inata ou Adquirida); Condição de dominar determinado conteúdo/conhecimento.

3 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OBJETIVO: Meta que se gostaria de alcançar; Projeção do resultado final do trabalho. MODO OPERACIONAL: Meios pelos quais se pretende atingir os objetivos; Recursos; metodologias; atividades.

4 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
AVALIAÇÃO Educacional: Análise do PPP e seu funcionamento prático. Da aprendizagem: - Sistemática (contínua)

5 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
AVALIAÇÃO (cont.) Diagnóstica Testes Pesquisa Painéis Projetos Processual Trabalhos em Grupo Discussão/ debate Aulas-atividade Auto-avaliação Senso Crítico Autonomia

6 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Construindo o processo educacional... O conjunto de habilidades forma o alicerce do trabalho; Os pilares de suporte são as competências (os conjuntos de competências específicas dão conta de uma competência mais geral); O acabamento é o desenvolvimento das áreas do conhecimento; O conhecimento é o conteúdo que permeia toda a construção; As telhas são os diversos objetivos; Os materiais e ferramentas usados na construção dão conta do modo operacional.

7 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Novo Paradigma da Formação Profissional : Novas Competências para Ensinar

8 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática: Pautar-se pelos princípios da ética Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão Violência, preconceito, regras de vida em comum, relação pedagógica, a autoridade e comunicação em sala de aula, senso de responsabilidade, solidariedade, sentimento de justiça Orientar decisões metodológicas e didáticas em valores democráticos e pressupostos epistemológicos coerentes Reconhecer e respeitar a diversidade manifestada pelos alunos, combatendo a discriminação Zelar pela dignidade profissional e pela qualidade do trabalho sob sua responsabilidade

9 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências referentes à compreensão do papel social da educação: Compreender o processo de ensino-aprendizagem e suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino Utilizar conhecimentos sobre a realidade econômica, cultural, política e social para compreender o contexto e as relações em que está inserida a prática educativa Participar coletiva e cooperativamente da elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo/ curricular Promover uma prática educativa que leve em conta as características dos alunos, o mundo contemporâneo e o projeto pedagógico Estabelecer relações de parceria com a comunidade.

10 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências referentes ao domínio dos conteúdos, seus significados em diferentes contextos e sua articulação Interdisciplinar: Conhecer e dominar os conteúdos objeto da atividade docente, traduzindo em objetivos de aprendizagem Relacionar conteúdos com a temas atuais e significativos da vida pessoal, social e profissional Compartilhar saberes com docentes de outras áreas/ disciplinas Ser proficiente no uso da língua portuguesa e matemática nas tarefas que forem relevantes para o exercício profissional Fazer uso pedagógico da tecnologia da informação e da comunicação

11 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências referentes ao domínio do conhecimento pedagógico: Organizar e dirigir situações de aprendizagem Traduzir conteúdos em objetivos de aprendizagem Trabalhar a partir das representações dos alunos, erros e obstáculos Construir e planejar seqüências didáticas, envolvendo os alunos em atividades de pesquisa e projetos de conhecimento Administrar a progressão das aprendizagens, fazendo balanços periódicos de competências Formular propostas de intervenção pedagógica com base nos resultados de avaliação Utilizar modos diferentes de organização de tempo, espaço e agrupamentos Identificar, analisar e produzir recursos didáticos diversificando as atividades e potencializando seu uso Gerir a classe, a organização do trabalho - autoridade e confiança

12 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando e analisando a própria prática Manter-se atualizado em relação aos conteúdos de ensino e ao conhecimento pedagógico Utilizar resultados de pesquisa para aprimoramento de sua prática profissional Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento de sua prática :

13 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências referentes ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional e formação contínua: Utilizar diferentes fontes e veículos de informação, adotando uma atitude de disponibilidade e flexibilidade para mudanças, gosto pela leitura e empenho no uso da escrita Elaborar e desenvolver projetos de estudo e trabalho, empenhando-se em compartilhar a prática e produzir coletivamente Estabelecer seu próprio balanço de competências um programa pessoal e coletivo de formação contínua Saber explicitar as próprias práticas/competências. Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão, legislação e políticas referentes à educação para uma inserção profissional crítica.

14 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Outras Competências Administrar a heterogeneidade da turma Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto Desenvolver a cooperação entre os alunos Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho Trabalhar em equipe Participar da organização pedagógica da instituição de ensino

15 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Competências fundamentadas em uma cultura tecnológica: Utilizar editores de texto Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos de ensino Comunicar-se à distância por meio da telemática Utilizar as ferramentas multimídia no ensino

16 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Conhecimentos necessários para o desenvolvimento profissional e constituição de competências: Cultura geral e profissional Conhecimento advindo da experiência Conhecimento Do aluno e dos conteúdos que são objetos de ensino Dimensão social, cultural , política e econômica da educação Conceitos pedagógicos (currículo, transposição didática, contrato didático, planejamento, gestão de classe, realização e avaliação de situações didáticas...)


Carregar ppt "COMPETÊNCIAS E HABILIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google