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DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.

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1 DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS
A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS DA EDUCAÇÃO. DESLOCA-SE O FOCO DO CONTROLE DOS PROCESSOS PARA OS RESULTADOS. GESTÃO COM RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO PELA SITUAÇÃO.

2 TENDÊNCIA MUNDIAL À DESCENTRALIZAÇÃO. POR QUÊ?
RAPIDEZ DAS MUDANÇAS GERANDO CONSTANTE NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO E REVISÃO DAS SITUAÇÕES NECESSIDADE DE RESPOSTAS ÁGEIS EXIGINDO PODER DECISÓRIO ONDE A COISA ACONTECE BRASIL: GRANDE DIVERSIDADE DE REALIDADES, SITUAÇÕES E CONTEXTOS DEMANDANDO INTERVENÇÕES DIFERENCIADAS DESCENTRALIZAÇÃO: AÇÃO IMPORTANTE PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO PARA TODOS

3 ENFOQUE NO RESULTADO CADA UM ENCONTRA SEU CAMINHO NA BUSCA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FLEXIBILIDADE DE EXECUÇÃO PARA ATENDER ÀS DEMANDAS DA REALIDADE LOCAL IMPORTANTE É SABER ONDE SE QUER CHEGAR NECESSIDADE DE POLÍTICAS MUITO CLARAS NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO EFICIENTE PARA GARANTIR O TRABALHO EM EQUIPE, A CONGREGAÇÃO DOS ESFORÇOS NUMA DIREÇÃO COMUM, COMPARTILHADA

4 PAPEL DOS GESTORES NESSE CONTEXTO
GESTORES DO SISTEMA MAIS ORIENTADORES QUE DITADORES DE NORMAS. DIRETORES DAS ESCOLAS MAIS LIBERDADE PARA BUSCAR A QUALIDADE DO ENSINO

5 OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM CONCENTRAR SUA ATENÇÃO EM GARANTIR:
POLÍTICAS EDUCACIONAIS CLARAMENTE DEFINIDAS: TODOS DEVEM CONHECER AS REGRAS DO JOGO, TODOS TÊM QUE SABER ONDE SE QUER CHEGAR

6 OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR GARANTIR:
UM CURRÍCULO BÁSICO COMUM: DEFINIR CONHECIMENTOS QUE DEVEM SER COMUNS A TODOS, A QUE TODOS TÊM DIREITO A AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO E DAS ESCOLAS RECURSOS FINANCEIROS SUFICIENTES PARA A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

7 OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR GARANTIR:
IGUAIS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PARA TODOS RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DA ESCOLA, ROMPENDO AS BARREIRAS BUROCRÁTICAS FORMAÇÃO E CARREIRA DOCENTE COM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

8 OS GESTORES DO SISTEMA DEVEM BUSCAR :
DEFINIR INDICADORES E PRODUZIR DADOS CONCRETOS E ATUALIZADOS PARA ALIMENTAR AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS CAPACITAR OS DIRETORES ESCOLARES INCENTIVAR A SOCIEDADE CIVIL E A COMUNIDADE EDUCACIONAL A PARTICIPAR DA EDUCAÇÃO

9 OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR:
O ENSINO, A APRENDIZAGEM, AS FINALIDADES ÚLTIMAS DA EDUCAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO COMUM DE EDUCAÇÃO A ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ESCOLA: LIDERAR O TRABALHO COLETIVO NESSE PROCESSO

10 OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR:
O APERFEIÇOAMENTO DOCENTE A TROCA DE INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS COM OS OUTROS NÍVEIS DO SISTEMA E COM OS DIRETORES DE OUTRAS ESCOLAS A COMUNICAÇÃO INTERNA NA ESCOLA: CRIAR CANAIS EFICIENTES

11 OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM FOCALIZAR:
A INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE: ABRIR A ESCOLA, CRIAR ESPAÇOS DE INTERAÇÃO E COOPERAÇÃO O ALAVANCAMENTO DO PLANO DA ESCOLA: FAZER COM QUE SUAS METAS SEJAM ALCANÇADAS

12 CABE AINDA AOS DIRETORES:
GERENCIAR RECURSOS HUMANOS ADMINISTRAR RECURSOS MATERIAIS E FINANCEIROS PARA REALIZAR OS OBJETIVOS DA ESCOLA ADMINISTRAR O TEMPO ADMINISTRAR CONFLITOS ADMINISTRAR AS ROTINAS DA ESCOLA JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE OUTROS

13 A QUESTÃO DO PODER COMO ENTRAVE À DESCENTRALIZAÇÃO
MEDO DA PERDA DE PODER POR PARTE DOS ÓRGÃOS CENTRAIS MUDANÇA DO PAPEL FISCALIZADOR E VOLTADO PARA O ADMINISTRATIVO NECESSIDADE DE MAIOR CAPACITAÇÃO NECESSIDADE DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O NOVO PAPEL

14 A QUESTÃO DO PODER COMO ENTRAVE À DESCENTRALIZAÇÃO
MEDO DE ASSUMIR O PODER POR PARTE DAS ESCOLAS PERDA DO “ALIBI ESTRUTURAL” AUMENTO DE TRABALHO ENFRENTAR MAIOR PRESSÃO DOS PAIS

15 DESCENTRALIZAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO
A DESCENTRALIZAÇÃO E TODAS ESSAS MUDANÇAS SÓ TÊM SENTIDO SE CHEGAREM À SALA DE AULA, SE RESULTAREM NA MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM.


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