A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico"— Transcrição da apresentação:

1 42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Maria Mitsuko Okuda Salvador, 25 de julho de 2007

2 AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Concepção de avaliação Concepção de sociedade, homem, conhecimento, processo de conhecimento, produção de conhecimento e educação ____________________________________ Avaliação educacional Procedimentos: adequados e consistentes Projeto pedagógico

3 MODELOS EDUCACIONAIS E AVALIAÇÃO
(visão de mundo subjacente)     Projeto Pedagógico: Paradigmas de ensino – Currículo – Avaliação educacional: ● Perspectiva tradicional ● Perspectiva crítica

4 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA TRADICIONAL
Metodologia: predominantemente quantitativa. Abordagem tecnicista: visão fragmentada, pontual e desarticulada do processo educativo. Finalidade: eficiência, controle, produtividade. Modalidade: somativa (final do processo). Definição de avaliação: estudo sistemático de identificação de mérito e valor. Base para a definição de técnicas e a construção dos instrumentos: competências e habilidades mensuráveis.

5 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA TRADICIONAL
Aspectos avaliados: memorização X capacidade de compreender, de usar conhecimentos em novas situações e de pensar criticamente. Ênfase: produto, resultado, classificação, seleção, comparação  medida (notas). Foco: aprovação e reprovação – resultados: fim do processo da avaliação. (... quem “passa de ano”, ou é retido; quais os melhores, os piores; os inteligentes, os incapazes; os esforçados, os preguiçosos...) Conseqüências: premiação, punição, competição ● Distribuição dos indivíduos por mérito individual  discriminação/exclusão dos não-qualificados.

6 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA CRÍTICA
Metodologia predominante: qualitativa. Abordagem crítica: visão global, integral e articulada do processo educativo. Finalidade: compreender e transformar a realidade, com intenção educativa e ética e responsabilidade social. Modalidades de avaliação: diagnóstica e formativa (aplicação: ao longo do processo). Ênfase: processo, cotidiano, contexto, realidade concreta  interpretações, representações, auto-avaliação.

7 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA CRÍTICA
Definição de avaliação: processo, contínuo e sistemático, de descrição e julgamento de mérito e valor, e visa a fornecer informações relevantes para aperfeiçoamento do processo pedagógico:  identificar problemas, propor alternativas de ação e correção de rumos.  subsidiar o processo de tomada de decisão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do processo pedagógico. Conseqüências: produção/construção coletiva do conhecimento, inclusão.

8 AVALIAÇÃO: PERSPECTIVA CRÍTICA
Base para a definição de técnicas e a construção dos instrumentos: competências e habilidades  fins, objetivos e conteúdos da educação. Foco: informações sobre o desempenho dos alu-nos, para análise em função de variáveis interve-nientes que permeiam o processo pedagógico. Resultados: parte do processo de avaliação  aprimorar o processo pedagógico  desenho da realidade do ensino

9 AVALIAÇÃO E PROJETO PEDAGÓGICO
O processo de avaliação educacional deve ser consistente com o referencial teórico que fundamenta o projeto pedagógico: • concepção; • organização didático-pedagógica e administrativa; • proposta curricular; • formação, atuação e interação do corpo docente, técnico-administrativo e discente; • instalações físicas, infra-estrutura etc.

10 DESEMPENHO E FATORES ASSOCIADOS
Variáveis que podem ter relação com o desempenho (aprendizagem) dos alunos: • Condições socioeconômicas e culturais • Hábitos de leitura e estudo • Perfil dos professores • Proposta pedagógica • Condições da escola • Clima organizacional • Prática docente • Gestão

11 PLANEJAMENTO DA PROVA Instituição  Curso  Disciplina
     Objetivos e proposta do sistema de avaliação (Projeto pedagógico)     Concepção de avaliação Definição de técnicas e instrumentos     Interpretação de resultados

12 PLANEJAMENTO DA PROVA Diversidade de técnicas e instrumentos
     Nível de ensino / processo de ensino-aprendizagem Notas – Conceitos – Estatísticas     Ferramentas do processo avaliativo Interpretação e análise, para avaliar e melhorar: – desempenho dos alunos – eficácia das técnicas empregadas – desempenho do professor – instrumento de avaliação – planejamento de ensino – projeto pedagógico


Carregar ppt "42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google