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Formação por competências

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Apresentação em tema: "Formação por competências"— Transcrição da apresentação:

1 Formação por competências
Busca de sintonia entre a escola e o mundo do trabalho em um contexto de globalização, mudanças tecnológicas aceleradas e flexibilidade Resposta ao novo Perfil Profissional demandado: responsabilidade no processo produtivo iniciativa na resolução de problemas flexibilidade e criatividade conhecimento técnico empreeendedorismo educabilidade

2 Conceito de Competência
Mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de atividades ou funções típicas segundo padrões de qualidade e produtividade requeridos pela natureza do trabalho Inclui a capacidade de transferência a novas situações no contexto do trabalho

3 Competência habilidades conhecimentos contexto atitudes

4 É um conceito relacional que Supõe formação ampla e continuada,
Competência É um conceito relacional que questiona a vertente educacional academicista e também o enfoque tecnicista Supõe a aquisição de competências nos domínios cognitivo, sócio-comunicativo, de organização e gestão e técnico-operacional Supõe formação ampla e continuada, mas contextualizada ao mundo do trabalho

5 Competência técnico- operacional cognitivo tecnico -científico
organizativo metodológico social

6 Perfil Profissional baseado em competências
É um constructo que busca sintetizar demandas atuais e futuras Referencial para a formação Referencial para a certificação

7 Desenho curricular baseado em Competências
Consiste na concepção da oferta formativa que deverá propiciar o desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional estabelecido pelo Comitê Perfil Profissional é o ponto de partida para sua construção

8 Desenho curricular baseado em Competências
Princípios fundamentais Modularização, Flexibilidade Recorrência Interdisciplinaridade Contextualização

9 Currículo Tradicional
Cursos longos Estrutura em unidades não autônomas Entrada e saída únicas Profissões tradicionais

10 Desenho curricular Baseado em Competências
Itinerários de qualificação Estrutura em unidades Entradas e saídas intermediárias Aquisição progressiva de competências (que propiciam empregabilidade)

11 Concepção Desenho Curricular
Primeira qualificação Formação que propicie bases para a flexibilidade e a adaptação, bem como para a ágil requalificação posterior, em um mercado de trabalho caracterizado por constantes mudanças

12 Concepção Desenho Curricular
Visão global inicial (fundamentos tecnico-científicos, organizativos, sociais e metodológicos) Enfoque específico das competências (unidades curriculares referidas às unidades de competência) Volta a visão global ao final (culminância ou módulo de síntese quando pertinente)

13 Modularização Módulo Básico
Abarca os fundamentos técnico-científicos, organizativos, sociais e metodológicos da qualificação e/ou área profissional Propicia visão ampla do processo produtivo e dos princípios técnico -científicos que o sustentam, favorecendo a capacidade de transferência

14 Módulo(s) Específico(s) Terminalidades (qualificações)
Modularização Módulo(s) Específico(s) Propicia(m) o desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional Terminalidades (qualificações)

15 Unidades Curriculares
Os módulos são constituídos de Unidades Curriculares Unidades pedagógicas constituídas numa visão interdisciplinar e contextualizada, referidas as competências previstas no perfil

16 Metodologia Definição dos módulos que integrarão a oferta formativa;
Análise do perfil da qualificação profissional; Definição dos módulos que integrarão a oferta formativa; Definição das unidades curriculares relativas aos módulos; Organização interna das unidades curriculares; Elaboração do itinerário formativo; Elaboração do plano de curso; Controle da qualidade.

17 Metodologia Análise do perfil da qualificação
reconhecimento de saídas intermediárias levantamento das competências básicas, específicas e de gestão pertinentes a cada unidade de competência identificação dos fundamentos técnicos, científicos, organizativos, sociais e metodológicos comuns, e capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas relativas a cada uma

18 Unidades Curriculares
Unidades curriculares módulo básico organizadas de forma interdisciplinar e contextualizadas em relação ao processo produtivo mas ainda não focadas estritamente com relação às unidades de competência Unidades curriculares módulos específicos envolvem e articulam conhecimentos habilidades e atitudes relativos às unidades de competência correspondentes

19 Definição dos módulos que integrarão
Metodologia Definição dos módulos que integrarão a oferta formativa Básico Específicos (quando necessário) O Módulo Básico deve ser previsto quando se identifica a necessidade de desenvolver competências básicas - fundamentos técnicos e científicos, organizativos, sociais e metodológicos das competências da qualificação profissional e/ou de sua respectiva área Os Módulos Específicos são definidos em função das saídas previstas no perfil profissional, e contemplam os conteúdos relacionados às respectivas competências, possuindo portanto caráter de terminalidade

20 Definição das unidades curriculares que irão compor os módulos
Metodologia Definição das unidades curriculares que irão compor os módulos unidades curriculares do módulo básico unidades curriculares do módulos específicos considerando as competências básicas e de gestão que permeiam transversalmente o conjunto das unidades de competência associando-se uma ou mais a cada unidade de competência, contemplando as competências específicas e as de gestão focadas, levantadas na análise do perfil

21 Organização interna das Unidades Curriculares
Metodologia Organização interna das Unidades Curriculares definição de objetivos específicos e critérios de avaliação; conteúdos formativos; estratégias e ambientes pedagógicos; recursos didáticos; equipamentos e materiais; cargas horárias

22 Ficha da Unidade Curricular

23 Elaboração do Itinerário Formativo
Módulo Específico Profissional I Terminalidade A Módulo Básico Módulo Específico II Módulo Específico III Terminalidade C Terminalidade B

24 Elaboração do Plano de Curso
Consolidação de todas as informações referentes ao desenho curricular. Justificativa e Objetivos Requisitos de Acesso Perfil Profissional de conclusão Organização Curricular Critérios para aproveitamento Critérios de avaliação Certificados e Diplomas

25 Controle de Qualidade Ao longo do processo a equipe técnico-pedagógica deve realizar o controle da qualidade, garantindo a aplicação da metodologia; Ao final do processo, o desenho curricular deve ser apresentado para apreciação ao respectivo Comitê Técnico Setorial, podendo incorporar sugestões e observações pertinentes.

26 Planejamento Docente o desenho curricular tem uma importante fase de desdobramento no planejamento a ser elaborado pelos docentes Detalhamento do conteúdo envolvendo conhecimen-tos, habilidades e atitudes a serem trabalhados para o alcance de cada um dos objetivos previstos; Definição de estratégias pedagógicas, com ênfase em estudos de caso e situações-problema; Planejamento de atividades e ou estratégias de avaliação para o diagnóstico do docente e alunos em relação ao alcance dos objetivos e competências.

27 Aspectos a serem considerados
Planejamento Docente Aspectos a serem considerados coerência entre objetivos, conteúdos, estratégias e atividades de avaliação; balanceamento e articulação entre teoria e prática; necessidade de caminhar de experiências e avaliações mais estruturadas para experiências a serem desenvolvidas sob o controle do aluno, visando construir sua autonomia e independência no desempenho das competências.


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