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FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
DO MAGISTÉRIO Ricardo Martins
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Educação para um sociedade em mudança:
inovadora criativa atualizada engajada Uma educação de qualidade
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Principal garantia de qualidade da educação pública
Qualificação dos Profissionais do Magistério: interesse da sociedade direito profissional dever do poder público Formação dos Profissionais do Magistério
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Interesse da sociedade
Alcance dos objetivos da educação escolar (art. 2º da LDB): pleno desenvolvimento do educando preparo para o exercício da cidadania qualificação para o trabalho Formação dos Profissionais do Magistério
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Valorização do profissional da educação escolar:
Direito Profissional Valorização do profissional da educação escolar: princípio constitucional (art. 206, V, da CF) princípio da LDB (art. 3º, VII, da LDB) Formação dos Profissionais do Magistério
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Dever do poder público (I)
Na LDB: Garantia do padrão de qualidade (art. 3º, IX) Padrões mínimos de qualidade do ensino (art. 4º, IX) Obrigação dos sistemas de ensino (art. 67): planos de carreira: aperfeiçoamento continuado períodos para estudos na carga de trabalho Capacitação para todos os professores em exercício (art. 87) Formação dos Profissionais do Magistério
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Dever do poder público (II)
Na Res. CEB/CNE nº 3/97: Programas de desenvolvimento profissional de docentes (art. 5º) Horas-atividade na carga de trabalho (art. 6º, IV) Formação dos Profissionais do Magistério
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Pontos críticos e desafios: Relação teoria-prática
Formação pedagógica e formação na área curricular Habilitação para séries iniciais e para educação infantil Habilitação para disciplinas técnicas do ensino profissional Qualificação, com universalização do atendimento às exigências de formação mínima Formação dos Profissionais do Magistério
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Funções Docentes por Nível de Formação - 2003
Perfil dos Docentes Funções Docentes por Nível de Formação (em percentagem)* Fonte: MEC/Inep, Sinopse da Educação Básica, 2004 Formação dos Profissionais do Magistério
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Novo perfil do profissional do magistério O profissional educador:
competência consciência crítica participação domínio de conteúdos atualização Formação dos Profissionais do Magistério
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O profissional de qualidade Recrutamento e seleção:
formação inicial sólida Atualização permanente: formação continuada adequada Formação dos Profissionais do Magistério
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Recrutamento e seleção
concursos bem elaborados editais corretos Requisitos mínimos de formação: para a docência (art. 62 da LDB) para as demais funções de magistério (art. 64 e art. 67, parágrafo único, da LDB) Formação dos Profissionais do Magistério
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prazo para habilitação instituições credenciadas
Habilitação de leigos conceito de leigo prazo para habilitação instituições credenciadas estratégias diversificadas programas especiais financiamento Formação dos Profissionais do Magistério
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Formação em Nível Superior
objetivo da LDB metas do PNE estratégias diversificadas formas de apoio Formação dos Profissionais do Magistério
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Atualização permanente
Programa permanente de formação continuada: associado ao plano de carreira do magistério Características: continuidade relevância adequação abrangência consistência viabilidade Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (II)
Elementos básicos: objetivos prioridades estratégias programação agências formadoras acesso incentivos infra-estrutura acompanhamento e avaliação financiamento Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (III)
Objetivos: Qualidade do ensino Atendimento às necessidades da educação municipal Atualização em conteúdos e metodologia Acesso a inovações Desenvolvimento da consciência cidadã Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (IV)
Prioridades: Necessidades da proposta educacional Necessidades das propostas pedagógicas das escolas Áreas curriculares carentes Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (V)
Estratégias: Centro de formação e desenvolvimento Cursos (extensão, atualização, pós-graduação, seqüenciais) A escola como unidade de formação Formação a distância Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (VI)
Programação de cursos e atividades: Áreas curriculares Temas transversais Metodologia Organização do ensino Programação Plurianual: Detalhamento Anual Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (VII)
Agências formadoras: Busca da informação: Qualidade e situação legal Interação: Demanda de formação Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (VIII)
Acesso democrático: Oportunidades periódicas para todos: definição da periodicidade para cada profissional divulgação Critérios: Relevância para a proposta pedagógica da escola Tempo de serviço restante Avaliação de desempenho Duração e interstício dos afastamentos Incentivos à atualização: Condição para progressão na carreira Diretos Programa permanente de formação continuada do magistério (VIII) Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (IX)
Provimento da infra-estrutura: Ambientes Recursos Didáticos Transporte Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (X)
Acompanhamento e avaliação: registro dos cursos e atividades reconhecimento e valoração avaliação da aplicação dos conhecimentos adquiridos presença junto aos cursos e atividades Formação dos Profissionais do Magistério
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Programa permanente de formação continuada do magistério (XI)
Financiamento: Despesa em MDE (art. 70, I, da LDB) Custo agregado ao plano de carreira Definição de percentual da despesa: base: despesa com remuneração do magistério Formação dos Profissionais do Magistério
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