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PublicouRaul Castro Alterado mais de 10 anos atrás
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Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Oficina de Planejamento das Atividades da Coordenação do Curso de Medicina Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
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Educação Médica antes e após as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina
Antes da DCN: Modelo flexneriano, biomédico e curativo Dimensão individual Curriculos rígidos compostos por disciplinas Priorização das atividades teóricas Após a DCN: Integralidade da assitência Dimensão coletiva Curriculos flexíveis, modulares modernas metodologias de aprendizagem, habilidades, atitudes e múltiplos cenários de prática
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DCN e o novo caminho na formação do médico
Integração de conteúdos e o desenvolvimento de competências e habilidades Uso de metodologias ativas de ensino o aluno a aprender a aprender e a compreender a necessidade da Educação Permanente Integração entre ensino, serviços de saúde e comunidade o médico da realidade social Articulação entre ensino, pesquisa, extensão / assistência Formação de docentes que assegurem a integralidade da atenção Qualidade e humanização do atendimento prestado
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Desenvolvimento docente
Processo de transformação das Escolas Médicas centrado no professor
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Dificuldades encontradas
O docente não foi preparado para ensinar A sua experiência está restrita ao conhecimento de seu campo de atuação A sua formação ocorreu pelo modelo hegemônico centrado no hospital “Como formar educadores nessa nova perspectiva se não reformarmos a educação? Como reformar a educação se não formarmos novos educadores?” E. Morin
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Avaliação das Escolas Médicas pela CAEM
Mundo do trabalho Projeto pedagógico Abordagem pedagógica Cenários da prática Desenvolvimento Docente
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Principais evidências apontadas nos vetores do eixo Desenvolvimento Docente
Formação pedagógica inadequada Falta de atualização técnico científica Pouca participação nos Serviços de Assistência Falta de Capacidade Gerencial
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Fatores que contribuem para que a formação pedagógica do docente fique em segundo plano
O ato de ensinar é considerado uma atividade menor Modelo das Universidades voltado à produção do conhecimento (pesquisa) Avaliação da produtividade e qualidade docente concentrada na produção acadêmica docente Pouco incentivo à formação didático – pedagógica dos docentes (inexistência de amparo legal)
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A LDB em dois momentos Proposta inicial da LDB (Darcy Ribeiro):
Art. 74 – A preparação para o exercício do magistério superior se faz, em nível de pós-graduação, em programas de mestrado e doutorado, acompanhados da respectiva formação didático –pedagógica, inclusive de modo a capacitar o uso das modernas tecnologias do ensino. Proposta final da LDB Art. 66 – A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado
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