A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

2 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
PRESSUPOSTOS: Defesa do projeto de Reforma Sanitária e do direito a saúde; Contra o desmonte da política de saúde e sua mercantilização; Defesa dos princípios do SUS (universalidade, integralidade, equidade); Ênfase na determinação social da promoção da saúde; Defesa da Participação e do Controle Social no SUS; Defesa do aumento do financiamento da saúde Reestruturação da formação dos profissionais da saúde através das reformas dos cursos de graduação em saúde. Compreensão de que é responsabilidade compartilhada do Sistema Único de Saúde a formação de profissionais de saúde

3 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
A proposta está embasada na educação para a saúde, com foco na atenção básica. Assume uma perspectiva estratégica, no sentido de contribuir para a transformação dos processos ensino-aprendizagem na construção de competências voltadas para atuar na saúde coletiva e pública. Prevê a construção cotidiana de práticas pedagógicas que possibilitem a inserção dos estudantes no universo das necessidades/demandas dos usuários/cidadãos como desafios às práticas profissionais.

4 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Redes de Saberes: a produção do conhecimento em saúde a partir da troca de saberes/olhares/cuidados baseada na intervenção coletiva dos problemas.

5 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
REFERENCIAIS: O projeto pedagógico do PET visa investir na participação crítico-reflexiva dos estudantes da graduação, preceptores e tutores na construção coletiva do conhecimento, a partir da troca entre saberes e com base na problematização. Neste sentido, adota-se o movimento de ação-reflexão-ação para valorizar a prática como estrutura para o aprendizado e como desafio para a produção do conhecimento. A educação problematizadora toma o diálogo como matéria-prima entre educador e educando, possibilitando a ambos aprender juntos, o que para Paulo Freire significa conceber a educação como prática emancipatória. O alinhamento a essa perspectiva requer que os processos educativos dialoguem com os conhecimentos prévios dos estudantes e dos preceptores, para uma aprendizagem significativa e mobilizadora, promovendo rupturas e continuidades dos conhecimentos.

6 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
OBJETIVOS Oportunizar ao coletivo de estudantes, preceptores e tutores a reflexão critica da realidade social e de saúde dos indivíduos, famílias, comunidades e serviços Realizar investigação sobre a realidade social e de saúde, de modo a produzir conhecimento contextualizado e vinculado às necessidades/demandas aos serviços. Propor soluções possíveis aos problemas identificados mediante maior aproximação com a realidade local. Proporcionar a revisão dos projetos pedagógicos dos cursos, de modo, a se articular as necessidades da formação voltada à Atenção Básica.

7 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Papel Aluno: Estabelecer relações nos processos de ensino-aprendizagem entre velhos e novos conteúdos. Papel Preceptor: Atuar nos processos ensino-aprendizagem com agentividade profissional e eleger em diálogo com os estudantes os problemas prioritários para intervenção e pesquisa Papel Tutor: O docente deve assumir a mediação do saber ocupando um lugar de interlocutor privilegiado, dinamizando a articulação do processo de construção do conhecimento do aluno e do preceptor.

8 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Modelo Pedagógico da Problematização Nele estudantes, preceptores e tutores, a partir de suas experiências no serviço e com as demandas/necessidades das comunidades nas quais estão inseridas as Unidades de Saúde da Família, elegem um problema como prioritário para estudo e intervenção. Nesse processo, observa a realidade, identifica os problemas e detecta os recursos e conhecimentos necessários à resolução dos problemas identificados.

9 Círculos Tutoriais de Problematização
CTP – NEC CTP Tutor Preceptores Estudantes CTP Preceptor Tutor CTP Preceptor Estudantes

10 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE

11 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Processo coletivo do conhecimento • 1 º Passo: Conhecer comunidade ( Dispersão / Problema) 2º Passo: Serviço (Reflexão/ Tema/Debate) 3º Passo: Universidade (Concentração/Discussão/ Reflexão/Proposição) 4º Passo: Comunidade (encaminhamento /solução) 5º Passo: Serviço /Universidade ( Pesquisa/produção conhecimento/comunidade/serviço)

12 PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
MONITORAMENTO: • Produção de relatórios de atividades dos estudantes mensalmente; • Lista de frequência mensal; • Análise trimestral das atividades desenvolvidas pelos estudantes em conjunto com os preceptores; • Relatórios de pesquisa, construídos por estudantes e preceptores com apoio tutorial.

13 LINHAS DE AÇÃO FORMATIVA : 1) Em Pesquisa (Teórico-metodológica);
2) Em educação para/em saúde (preceptores e tutores). INTERDISCIPLINARIDADE: Potencializar as disciplinas disponíveis para o PET; Trabalhar coletivamente os problemas prioritários

14 LINHAS DE AÇÃO Participação: Dos estudantes: Preceptores: Tutores:
Participação propositiva, articulada às discussões do PET, na Reforma Curricular Colegiados dos cursos de saúde Plenos de Departamento Preceptores: Participação nos espaços deliberativos das políticas de atenção primária Oficinas realizadas para planejamento e avaliação dos cursos e seus módulos Tutores: lenos de Departamento


Carregar ppt "PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google