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EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
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PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA UFRN
Participação da UFRN no Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – PAIUB, instituído pela SESu/MEC Constituição da Comissão Executiva de Avaliação Institucional – Portaria do Reitor/UFRN Capacitação da Comissão
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CONCEPÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
É uma atividade intrínseca ao processo de planejamento É contínuo, geral, específico e busca integrar ações É permanente e crítico das suas ações e dos resultados obtidos Procura conhecer e registrar as limitações e possibilidades do trabalho avaliado
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É democrático, define e publica, apriori, os aspectos que serão avaliados
Promove a participação dos atores envolvidos no processo É transparente quanto aos seus fundamentos e à utilização dos seus resultados
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PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO PAIUB / UFRN
Sensibilização da comunidade universitária Diagnóstico global das atividades fim e meio da UFRN Avaliação Interna ou Auto-Avaliação Etapas
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AVALIAÇÃO INTERNA OU AUTO-AVALIAÇÃO
É o momento em que a própria comunidade, de posse das informações coletadas e sistematizadas nas fases anteriores, deveria se posicionar
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INSTRUMENTOS / INDICADORES
Elaboração de Roteiros para Auto-Avaliação Centros Acadêmicos Departamentos Cursos de Graduação Hospitais Universitários Segurança Patrimonial
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METODOLOGIA / PAIUB Concepção inicial:
Partir da análise qualitativa dos dados quantitativos obtidos Envolver todos os membros do Centro ou Unidade em processo de avaliação entretanto...
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a auto-avaliação foi entendida como um “questionário” a ser respondido pelos Centros e Unidades Acadêmicas... ...o que empobrecia o processo e não correspondia à concepção de avaliação proposta pela UFRN / PAIUB
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REVISÃO DA METODOLOGIA
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PROCESSO ATUAL DE AVALIAÇÃO NA UFRN
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES Lei nº de 14 de abril / 2005
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dos CURSOS DE GRADUAÇÃO
SINAES - sistema global e integrado composto por 3 processos diferenciados de avaliação: das INSTITUIÇÕES dos CURSOS DE GRADUAÇÃO do DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE
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O SINAES NA UFRN: etapas do processo 3ª etapa Auto-avaliação… 4ª etapa
Sensibilização, Preparação e Divulgação… 3ª etapa Auto-avaliação… 4ª etapa Consolidação do relatório Global… 2 etapa esenvolvimento.
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ESTRATÉGIAS Mobilizar e organizar os segmentos acadêmicos e a sociedade para pensar coletivamente a UFRN, no que ela faz, construindo uma rede que articule os sujeitos no processo de reflexão – ação...
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DIMENSÕES EM PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO
PÓS- GRADUAÇÃO ENSINO GRADUAÇÃO
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ENSINO DE GRADUAÇÃO – Política e Operacionalização
Projetos Político-Pedagógicos Estágio Curricular Monitoria PET- Programa Especial de Treinamento PAP- Projeto de Atualização Pedagógica A Docência na UFRN
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ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Política e Operacionalização
Perfil da pós-graduação Integração com a graduação e a pesquisa Realização de worshop com os coordenadores de cursos e programas
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PESQUISA Política e Operacionalização
Bases e Núcleos de Pesquisa Aplicação de questionário Pesquisadores Alunos de Iniciação Científica Realização de Seminário Elaboração de Relatório Parcial
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EXTENSÃO Política e Operacionalização
Análise de Projetos e Relatórios Delineamento do Perfil da Extensão na UFRN Realização de Seminário envolvendo os coordenadores de projetos, professores e alunos
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INFRA-ESTRUTURA / Plano de obras
POLÍTICAS DE PESSOAL / Docentes e Técnico- Administrativos APOIO AO ESTUDANTE PDI / SEMINÁRIO
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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN: documentos elaborados e resultados obtidos
1) Plano de ação – 1995 / 1999 PDI – 1999 / 2008 Planos de Gestão: 1995 / 1999 1999 / 2003 2003 / 2007 Relatórios Anuais de Gestão
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2) Registro das Atividades de Extensão e de
Pesquisa 3) Orientações para elaboração de Projetos Político-Pedagógicos 4) Definição da concepção de extensão 5) Aquisição de Laboratório de Manequins para a área da saúde
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6) Aquisição de Laboratório para o Curso de Comunicação Social
7) Reorganização Administrativa da Maternidade Escola Januário Cicco ( Regimento ) 8) Revisão da Portaria de Avaliação da Aprendizagem do Aluno na UFRN
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10) Avaliação Externa do C. de Biociências
9) Avaliação do estágio curricular e proposição de uma política de estágio para a UFRN 10) Avaliação Externa do C. de Biociências 11) Avaliação Externa do Depto. e do Curso de Farmácia 12) Definição de Indicadores Institucionais 13) Elaboração do Relatório da Taxa de Sucesso na Graduação - TSG
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ACERCA DA BIBLIOGRAFIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
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“A avaliação institucional revitaliza o exercício da democracia”
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