Eletrostatica – demonstraçoes Profa. Marisa Almeida Cavalcante Apresentação disponível em

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELETRICIDADE É o ramo da Física que estuda os fenômenos relacionados às Cargas Elétricas. a) Eletrostática - estuda as Cargas Elétricas em repouso. b)
Advertisements

Processos de Eletrização
Processos de Eletrização
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
ELETRICIDADE.
Eletrostática: carga elétrica
O que você deve saber sobre
4 – FORÇA ELÉTRICA - LEI DE COULOMB
ELETRIZAÇÃO LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
ELETROSTÁTICA A eletrostática é basicamente descrita por dois princípios, o da atração e repulsão de cargas conforme seu sinal (sinais iguais se repelem.
ELETROSTÁTICA Araguaína
Modelo Atômico: Física – capítulo 09 Elétrons em Movimento
Processos de eletrização
Eletrostática Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO POR CONTATO ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Parte A - Eletrostática
Eletrostática Eletricidade.
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
CARGA ELÉTRICA E LEI DE COULOMB
ELETROSTÁTICA.
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
ELETROSTÁTICA PROFESSOR : MARCELO ALANO.
Eletricidade.
ELETRIZAÇÃO JOÃO VICENTE.
Processos de eletrização
Eletrostática.
Professor Murilo Ramos
Eletrização e força elétrica
Campo Elétrico.
CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
ELETRICIDADE ESTÁTICA
Revisão Rápida de Eletricidade Professor: Célio Normando.
DIFERENÇAS DE POTENCIAL NUM CAMPO ELÉCTRICO UNIFORME
Eletricidade 1. Eletrostática.
Eletrostática – Lei de Coulomb
Noções básicas e processos de eletrização
ELETROSTÁTICA.
Condutores Esféricos e Pontiagudos
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
MAGNETISMO Professora Simone (IAM). Descoberta dos Imãs Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia antiga Magnésia, um minério com.
Campo elétrico e sua relação com a força elétrica Prof. André Pires.
1Definição 2Energia potencial elétrica 3Relações matemáticas 4Legenda 5Gráfico do potencial elétrico 6Potencial criado por várias partículas 7Diferença.
CAMPO ELÉTRICO Adaptado de Professor Rogério Andrade - UFC Resumo:Apresentação em Power Point sobre campo elétrico, Lei de Coulomb, raios etc. Fonte: Pion.
1. Três cargas q1, q2 e q3 ocupam três vértices de um quadrado, como mostra a figura a seguir. Sabendo que q1 e q2 têm o mesmo módulo e que a força que.
POTENCIAL ELÉTRICO LEMBRANDO: Bate-estacas – ao levantar o bloco (martelo), está se aplicando uma força (intensidade = peso) que realiza um trabalho, armazenado.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
Eletricidade Elétrons em movimento Parte 1. Eletricidade Breve historia da eletricidade  Tales de Mileto – Atritou a pele de um animal com um pedaço.
Lei de Gauss José Roberto.
Eletrostática Professor Simone Carmo da Silva.  Potencial elétrico:  Agora, quando as dimensões do corpo não puderem ser desprezadas, temos duas situações.
CAMPO MAGNÉTICO Quando colocamos uma bússola na presença de um íman, a agulha move-se, ou seja, foi actuada por uma força. N S.
CONDUTORES EM EQUILÍBRIO ELETROSTÁTICO Vamos estudar o campo elétrico e o potencial elétrico de uma distribuição de cargas em um condutor em equilíbrio.
Aula 5: O Potencial Elétrico
Substâncias Iónicas. Há substâncias cujos corpúsculos constituintes não são átomos nem moléculas. São um outro tipo de corpúsculos portadores de carga.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
Processos de eletrização
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
Microfone Converte uma onda sonora contendo informação num sinal elétrico que contém a mesma informação. Altifalante Converte o sinal elétrico numa onda.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
ELETROSTÁTICA Thales de Mileto ÂMBAR A palavra eléktron ( ἤ λεκτρον) significa âmbar em grego.
Eletrostática Instituto de Ensino Santo Antônio
ELETROSTÁTICA Cap. 11.
Condutor em equilíbrio eletrostático
TOP 10 - DINÂMICO FÍSICA MÓDULO 4.
Eletrostática - Introdução
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Eletrostatica – demonstraçoes Profa. Marisa Almeida Cavalcante Apresentação disponível em (vá em marcadores e apresentação)

Origem da palavra Eletricidade Elektron Âmbar Grécia

Demonstração 1 Atritando bastões conseguimos atrair corpos leves Mostrar atração de corpos leves, pode ser pendulo ou fitas

Mas há muito mais Dois materiais atritados quando colocados próximos podem: Se atrair ou se repelirem Ou seja podemos ter forças atrativas ou repulsivas Adquirem propriedades elétricas diferentes Estas propriedades que são invisíveis aos olhos são cargas elétricas Vídeo Lang Off-line

Demonstração 2 Vamos carregar um eletroscópio com uma dada carga Atritando um bastão e carregando o eletroscópio. Transfiro as cargas de mesmo sinal para o eletroscópio Se atritarmos outro tipo de bastão (preto e branco) e transferir cargas de sinal oposto cancelamos a eletrização anterior. Mostrar sinal das cargas Vamos verificar o sinal com o eletroscópio digital com um FET (transistor de efeito de campo) neste eletroscópio podemos determinar o sinal da carga

Na eletrização”por atrito” estamos aumentando a “eficiência” no contato No contato, substancias com afinidades eletrônicas diferentes poderão perder ou ganhar elétrons. Maior afinidade eletrônica, terão maior capacidade de “ganhar elétrons” Explicando as demonstrações

Um corpo estará eletrizado ou carregado, quando apresentar condições de desequilíbrio elétrico ou deixar de ser neutro Para um corpo ser considerado neutro devemos ter: QT=0 Distribuição igual de cargas positivas e negativas em toda a sua extensão

Agora Podemos falar em indução Off-line Atritando o balão na blusa: Adquire carga elétrica Aproximando da parede ele a parede sofre um processo de indução. Fica eletrizada por indução (a distribuição de cargas é alterada) Devido a indução o balão sofre atração e esta força atrativa acaba “colando-o” na parede Clique na figura

Demonstração 3- Indução no eletroscópio Quando eu sei que o eletroscópio está carregado? Quando palheta se abre Se aproximarmos o bastão carregado o eletroscópio se eletriza por indução

Demonstração 4- Pendulo Eletrostático Aproximando o bastão carregado do pendulo Temos indução No contato o que ocorre? e depois deste contato?

Demonstração 4- Carregando o eletroscópio por indução Vídeo do Lang Off-line

Van der Graaf Algumas animações Animação 1 Animação 2 p74CaiQumz_XZ_5L08Yu- 5MerRENKK4H2x6B_9bZLxmHh-RKw

Demonstração 5 – Eletroscópio de folhas próximo ao Van de Graaf Demonstração 6: Tiras de pano próximo ao gerador

Demonstração 7- Poder das Pontas Base horizontal – conectada ao Van de Graaf e o torniquete sobre esta base +++ Campo intenso na ponta Pode liberar elétrons das moléculas O ar fica uma massa “positiva” que é arrastado pelo campo Se a ponta for positiva empurra o ar para traz e se a ponta for negativa atrai a nuvem de ar para frente

No mesmo pedestal em que estava o torniquete vamos colocar a medusa O que ocorre com as folhas de papel e por que? Tudo fica eletrizado com a mesma carga. Cargas iguais se repelem Demonstração 8 - Medusa

Demonstração 9 – Medusa Gaiola de Faraday Com a medusa sobre a base, colocando a gaiola o que ocorre com a Medusa? O fenômeno de blindagem eletrostática ocorre apenas em materiais condutores como ferro, alumínio, grafite, níquel etc. Quando um corpo condutor é eletrizado, as cargas tendem a se localizar o mais distante possível uma das outras, distribuindo-se em sua superfície até atingir o equilíbrio eletrostático. Portanto no interior deste corpo o campo será nulo