Reprodução e Gametogênese

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções de embriologia.
Advertisements

EMBRIOLOGIA.
REPRODUÇÃO HUMANA.
EMBRIOLOGIA ANIMAL Profª. Glaucia.
Profs.: Frederico Guilherme de A. Andrade Rodrigo Monjardim
Desenvolvimento embrionário.
Embriologia.
Embriologia   Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.
“A ontogenia recapitula a filogenia”
Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.
REPRODUÇÃO ANIMAL.
Reprodução.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA Prof. M.Aguiar. EMBRIOLOGIA Definições Tipos de Óvulos Tipos de Clivagens Embriogênese Destino dos folhetos Classificação embriológica Anexos.
PROF CLAUDIO GIOVANNINI
Embriologia.
Reprodução.
- ramo da biologia que estuda o desenvolvimento de embriões e fetos -
Desenvolvimento Embrionário
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Através dela que ocorre a perpetuação das espécies
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Noções de Embriologia Prof: Edson Robert.
EMBRIOLOGIA PROF EDU RABELO.
REPRODUÇÃO 1 – ASSEXUADA Divisão Binária (cissiparidade)
Professor: Rafael Bezerra
EMBRIOLOGIA Prof. Aldrim
Tipos de óvulos Classificados conforme a quantidade e distribuição do vitelo ou lécito (reserva de lipídio e proteína ) em: Oligolécito Heterolécito.
Desenvolvimento Embrionário
Prof. Jorge Luiz Biologia EMBRIOLOGIA.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
EMBRIOLOGIA.
Embriologia.
Anexos embrionários dos mamíferos
E.E.E.M. ADOLFO FETTER EMBRIOLOGIA Maria Cecília Monteiro.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
REPRODUÇÃO.
Anexos Embrionários.
FECUNDAÇÃO É a união do óvulo com o espermatozóide resultando num ovo ou zigoto. Apenas a cabeça do espermatozóide, contendo o núcleo, penetra no óvulo.
Desenvolvimento Embrionário Embriogênese Humana
Professora: Rosana Moraes
SEGMENTAÇÃO OU CLIVAGEM
EMBRIOLOGIA.
Estudo do desenvolvimento
EMBRIOLOGIA Ramo da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário. Esse desenvolvimento faz parte de um processo maior, chamado ontogenia ou ontogênese.
Prof. Fabiano Izidoro Embriologia.
AULAS 71 E 72 pagina 216 REPRODUÇÃO.
AULA 5 A REPRODUÇÃO.
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
Embriologia Embriologia.
EMBRIOLOGIA.
Classificação embriológica dos animais
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA.
Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
REPRODUÇÃO.
EMBRIOLOGIA.
REPRODUÇÃO.
Modulo V –especifica intensivo
Capítulo 31 – Reprodução e Embriologia Humana
Importante processo – preservação das espécies
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA HUMANA.
Revisão Exame Nacional do Ensino Médio 2015
Valeska Silva Lucena  É o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. Começa no momento da fertilização do óvulo,
Embriologia Prof. ª Andréa Roveré.
Transcrição da apresentação:

Reprodução e Gametogênese

Reprodução assexuada Cissiparidade, bipartição ou divisão binária

Reprodução assexuada Fragmentação

Reprodução assexuada Gemulação ou brotamento

Reprodução assexuada Esporulação

Reprodução assexuada Multiplicação vegetativa

Reprodução assexuada Partenogênese (não há fecundação)

Reprodução sexuada Formação de gametas  Gônadas Monoicos ou hermafroditas  Gônadas masculinas e femininas estão em um mesmo indivíduo Dioicos  Gônadas masculinas e femininas estão em indivíduos diferentes

Reprodução sexuada Autofecundação x fecundação cruzada Externa: na água ou por meio de agentes polinizadores (água, vento, insetos, aves, morcegos) Interna - cópula Maioria dos vertebrados é dioica e apresentam dimorfismo sexual

Tipos de desenvolvimento nos vertebrados Ovos, útero, marsúpio Ovo  ovíparo Interior da mãe  vivíparo Ovovivíparo (peixes e alguns répteis)  embriões se desenvolvem dentro de ovos que permanecem no interior do corpo da mãe até eclodirem

Reprodução humana ♀ - ? ♂ - ? Geração de descendentes e sexualidade Puberdade  início da fase reprodutiva  caracteres sexuais secundários ♀ - ? ♂ - ?

Sistema genital feminino

Sistema genital feminino

Ovogênese

Fecundação

Sistema genital masculino

Sistema genital masculino

Questões de revisão Que formas de reprodução existem? Dê exemplos. Onde ocorre o desenvolvimento dos embriões dos vertebrados? Dê exemplos. O que é puberdade e que mudanças ela ocasiona nos indivíduos do sexo feminino e masculino? Quais os principais órgãos do sistema genital feminino e masculino? O que é a “ovulação”? Qual a diferença entre óvulo e ovócito II? O que é Gametogênese? Quais as diferenças entre Ovogênese e Espermatogênese?

Fecundação

Fecundação

Curiosidade Homúnculo (séc. XVII e XVIII)

Curiosidade Por que apenas um espermatozoide penetra no óvulo? A zona pelúcida normalmente bloqueia a entrada de outros espermatozoides, pois a Polispermia causaria inviabilidade do embrião.

Curiosidade Como se formam os gêmeos? Univitelinos (idênticos): óvulo fecundado se divide em duas células completas. São geneticamente “iguais”. Bivitelinos: dois ou mais óvulos são fecundados. São geneticamente diferentes.

O que acontece depois da fecundação? Multiplicação celular Diferenciação celular Migração celular Morte celular programada (apoptose)

Como o embrião se nutre? Difusão  absorção de nutrientes a partir da água Reserva de vitelo  substância nutritiva encontrada no óvulo de animais Alimentação parenteral  desenvolvimento dentro do organismo materno Poderiam citar exemplos de cada caso?

Tipos de óvulos Esponjas, Corais, Equinodermos Vários peixes, moluscos e outros invertebrados. Esponjas, Corais, Equinodermos Vários peixes e mamíferos ovíparos

Curiosidade – Ovo de galinha A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém, o galo é fundamental para a sua fertilização. Ovo não galado = ovo não fertilizado  não vai desenvolver “pintinhos”. Se o ovo for fecundado, será chocado por cerca de 20 a 22 dias e dele nascerá um pintinho.

Segmentação ou clivagem Processo de divisão do citoplasma. Dá origem aos blastômeros Vitelo, por ser muito denso, não se divide

Estágios iniciais do desenvolvimento embrionário Mórula Blástula: Blastocele e Blastoderme Gástrula

Importante demais da conta! A Gastrulação faz surgir uma nova cavidade, o arquêntero, espécie de tudo digestivo primordial que se comunica com o meio externo por meio do blastóporo, o qual pode dar origem à boca (protostômios) ou ao ânus (deuterostômios).

Importante demais da conta! Na gástrula, a camada celular mais externa constitui um novo folheto embrionário, chamado ectoderma, enquanto a camada mais interna forma a endoderma.

Importante demais da conta! Dois folhetos germinativos  Diblásticos Três folhetos germinativos  Triblásticos 3º folheto embrionário é o mesoderma. Este folheto reveste uma cavidade chamada celoma.

Organogênese Processo de desenvolvimento no qual os três folhetos embrionários (ectoderme, mesoderme e endoderme) que se diferenciam e dão origem aos órgãos internos do organismo. Neurulação  Formação do tubo neural

Anexos embrionários Saída da água para o ambiente terrestre Como superar a desidratação, dessecação e a inexistência de meio líquido para locomoção dos espermatozoides? Fecundação interna e desenvolvimento do ovo Como obter alimentos e eliminar excretas?

Vesícula ou saco vitelínico Presente em peixes, répteis, aves e mamíferos (bastante reduzida)

Alantoide Vesícula em forma de saco que tem como funções: Armazenar as excretas nitrogenadas produzidas pelo embrião, Transferir proteínas presente na “clara” (em répteis e aves); Permitir trocas gasosas; Descalcificar a casca. Peixes e anfíbios são analantoidianos, ou seja, não formam alantoide.

Âmnio e Cório Membranas que permitiram o desenvolvimento do embrião fora do ambiente aquático. Âmnio  membrana interna que delimita a cavidade amniótica, que é preenchida pelo líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação. Parto raro, onde não ocorre o rompimento da bolsa amniótica

Âmnio e Cório Peixes e anfíbios são anamniotas, ou seja, não formam âmnio. Cório  Mais externa e envolve todo o conjunto de anexos embrionários citados até então. Em répteis e nas aves, juntamente com o alantóide, participa das trocas gasosas entre o embrião e o meio externo. Já nos mamíferos, originará a placenta.

Placenta e cordão umbilical Mamíferos  viviparidade Vesícula vitelínica e alantoide  vestigiais em mamíferos placentários Placenta  eliminação de excretas e nutrição Cordão umbilical  Comunicação feto - placenta

Desenvolvimento direto Não inclui fase larval

Desenvolvimento dos insetos Ametábolo

Desenvolvimento indireto Inclui fase larval Vantagens: redução da competição intra-específica Larva de libélula Larva de mosquito

Questões de revisão O que acontece depois da fecundação? O que é apoptose? Por que ela ocorre? Qual a diferença entre zigoto, embrião e feto? Como podemos classificar os óvulos quanto à quantidade de vitelo? Que são organismos protostômios e deuterostômios? Que são organismos diblásticos e triblásticos? O que é celoma? Como podemos classificar os animais em relação a este? Cite alguns anexos embrionários, evidenciando suas funções.