A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo."— Transcrição da apresentação:

1 Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo.

2 Evolução dos anexos embrionários
Vesícula Vitelínica:  É o primeiro anexo a surgir nos vertebrados e se caracteriza por ser  a fonte e nutrição do embrião que não tem contato com a mãe. Este anexo está presente em embriões de todos os vertebrados, sendo especialmente desenvolvido nos peixes, répteis e aves. Corresponde a uma estrutura em forma de saco ligada a região ventral do embrião. Função: é armazenar reservas nutritivas. Nos mamíferos eutherios ou placentados é reduzida, visto que a nutrição ocorre via placentária. Nesses, é responsável pela produção das hemácias nos primeiros estágios de vida.

3 Âmnio: É uma fina membrana que delimita uma bolsa repleta de líquido - o líquido amniótico que tem por funções: ·         Evitar o ressecamento do embrião ·          Proteger contra choques mecânicos. O âmnio representa uma importante adaptação dos répteis a vida terrestre junto com a fecundação interna e faz parte do chamado ovo terrestre. Esse anexo permitiu aos répteis avançar em terras secas, e independência da água para a reprodução

4 Alantóide: Def: É uma membrana ligada a parte posterior do intestino do embrião. É muito desenvolvido em répteis e aves. Funções: ·         Trocas de gases ·         Armazenamento de excretas. ·         Absorção de minerais presentes na casca dos ovos e incorporação no esqueleto, facilitando a saída do animal ao nascer.

5 Córion: É uma membrana fina que envolve os outros anexos embrionários. Junta-se com o alantóide para formar o alantocórion com função respiratória em aves e répteis ; Nos mamíferos prende-se a mucosa uterina, formando a placenta.

6 Placenta: Permite a troca de substâncias entre o organismo materno e o fetal. Nos primeiros meses de gestação, a placenta trabalha produzindo hormônios, além de substâncias de defesa, nutrição, respiração e excreção.

7 Barreira Hemato - placentária
Substâncias que atravessam a BHP: - Vírus      - Anticorpos IgG     - Drogas      - Moléculas pequenas como gases,     - Água, proteínas pequenas e aminoácidos, vitaminas e nutrientes em geral.      - Excretas

8 Substâncias que Não atravessam a BHP
- Moléculas grandes como proteínas de alto peso molecular.    - Bactérias    - Protistas    - Vermes    - Anticorpos IgM

9 MEMBRANA AMINIÓTICA

10 MEMBRANA AMNIÓTICA

11 AMNIOCENTESE

12


Carregar ppt "Anexos Embrionários Conceito: São estruturas que surgem a partir dos folhetos embrionários e dão suporte vital ao embrião até que este possa fazê-lo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google