CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Implantação da República
Advertisements

“Os Lusíadas” Canto IV.
D. Afonso Henriques. D. Afonso Henriques A sua Biografia.
Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes.
D. Afonso ll.
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
REVOLTA DE 1383 – 1385: Crise e Guerra da Independência .
Formação de Portugal Pedro Thiago de F. R. Costa N.º 22 7ºC
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
AULAS 11 E 12 BAIXA IDADE MÉDIA FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
A Morte de D. Fernando e o problema de sucessão.
sobre a História de Portugal?
Restauração da Independência
Expansão marítimo-comercial ibérica
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
As Invasões Francesas.
Os Lusíadas de Luís de Camões
A Independência do Brasil
História de Portugal Aula n.º 11 A Crise Dinástica ( )
Formação de Portugal Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012.
A Crise de Teresa Martins.
Portugal no século XIV A revolução de
D. Nuno Álvares Pereira.
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
A formação de Portugal D. Afonso Henriques.
Aula n.º 25 A «Viradeira» A 1ª Invasão Francesa
Descrição do Período Conturbado 1578/1580 na História de Portugal
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
Aula de História e Geografia de Portugal
A MORTE DE D. SEBASTIÃO E A SUCESSÃO AO TRONO
APRESENTAÇÕES EM POWERPOINT
Batalha De Aljubarrota
Trabalho Elaborado por: Fátima Marta Mariana
DE CONDADO A REINO INDEPENDENTE
1ª Dinastia Afonsina Trabalho Elaborado por: Ana Sofia Juliana Vitor.
Formação de Portugal I Dinastia
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Formação do Reino de Portugal
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
Fernão Lopes, Crónica de D. João I
QUE CONSEQUÊNCIAS TERÃO PARA UM PAÍS PERÍODOS DE CRISE?
História de Portugal Aula n.º 10 A Crise (século XIV)
Biografia de Dona Inês de Castro
História de Portugal Aula n.º 19 A União Ibérica.
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
BIOGRAFIA DO MARQUÊS DE POMBAL
CORREÇÃO ATIVIDADES 2º Ano
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Fernão Lopes, Crónica de D. João I
O Conde D. Henrique O conde D. Henrique queria tornar o seu condado independente do reino de Leão, mas morreu sem conseguir realizar esse desejo: a independência.
A Solução para a Crise do Mundo Feudal e o Início da Era Moderna Professora: Arluce Dantas Bezerra.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Morre D. João III Sucede-lhe o seu neto, D. Sebastião, o Desejado.
DO CONDADO PORTUCALENSE À FORMAÇÃO DO REINO DE PORTUGAL
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Sétimo rei de Portugal Filho de D. Dinis e de D. Isabel
RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA
Portugal no século XIV A revolução de
A RECONQUISTA CRISTÃ.
D. Dinis Sexto rei de Portugal Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela.
 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de Filha de.
 Até 1620 o balanço do governo filipino é positivo pois registou-se uma melhoria na situação económica e na defesa do império.  A partir de 1620 o governo.
CONTEXTO HISTÓRICO Cronista de D. João I, guarda-mor das escrituras da Torre do Tombo, é a personalidade mais marcante da literatura portuguesa medieval.
Portugal no século XIV A revolução de
Contextualização histórico-literária Unidade 2
Portugal Fernando Santos.
de Fernão Lopes A Crónica de D. João I 2. Fernão Lopes
Portugal no século XIV A revolução de
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE
Transcrição da apresentação:

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE 1383-1385

METAS CURRICULARES 4. Conhecer as causas e consequências do problema sucessório português de 1383-1385 4.1. Referir a existência em Portugal da trilogia da fome, peste e guerra. 4.2. Descrever sucintamente o problema de sucessão ao trono após a morte de D. Fernando. 4.3. Reconhecer a divisão dos Portugueses relativamente aos candidatos ao trono. 4.4. Descrever sucintamente os acontecimentos da crise de 1383-1385 desde a primeira invasão castelhana até à aclamação de D. João I nas Cortes de Coimbra. 5. Conhecer e compreender a consolidação da independência portuguesa 5.1. Descrever sucintamente episódios da Batalha de Aljubarrota e os seus principais protagonistas. 5.2. Sublinhar a importância da Batalha de Aljubarrota na afirmação da independência nacional. 5.3. Relacionar a revolução de 1383-1385 com as alterações na estrutura social portuguesa.

A CRISE DO SÉCULO XIV EM PORTUGAL Alguns acontecimentos marcaram o século XIV em Portugal, tais como: a Peste Negra que chegou no outono de 1348; maus anos agrícolas; subida dos preços e falta de produtos; fome; Guerras Fernandinas (1369-1382) contra Castela. Página 132 do mnual.

QUEM GOVERNAVA PORTUGAL? Era casado com D. Leonor Teles, mulher que nunca conquistou o coração do povo português… Página 133 do manual. D. Fernando (1345-1383).

D. Fernando acabou por morrer cerca de seis meses depois… A 2 de abril 1383, para garantir a paz com Castela, foi celebrado o Tratado de Salvaterra de Magos. Nele se acordava: a separação dos reinos de Portugal e de Castela; o casamento de D. Beatriz, filha do rei de Portugal, com João I, rei de Castela; que, se D. Fernando morresse sem ter mais herdeiros, D. Leonor Teles assumia a regência do reino até que o filho de D. Beatriz atingisse 14 anos de idade. D. Fernando acabou por morrer cerca de seis meses depois… Aconselha-se a leitura e interpretação do Doc. 11, da página 133.

A ACLAMAÇÃO DE D. BEATRIZ D. Leonor não cumpriu o acordo e aproximou-se de nobres galegos, dos quais se destacava o Conde Andeiro. Aclamaram D. Beatriz como rainha. D. Beatriz João I de Castela Portugal passava, assim, a ser governado pelo rei de Castela! Página 133 do manual.

O PROBLEMA DA SUCESSÃO Esta solução foi contestada pelo povo e por alguns nobres. Página 133 do manual. Reconstituição da revolta popular.

O PROBLEMA DA SUCESSÃO Apareceram, então, outros pretendentes ao trono: D. Constança D. Pedro I D. Fernando D. Beatriz João I, rei de Castela D. Leonor Teles D. Teresa Lourenço D. João, Mestre de Avis D. Inês de Castro Infante D. João Infante D. Dinis D. João, Mestre de Avis Página 133 do manual. D. Beatriz

OS APOIOS DOS PRINCIPAIS PRETENDENTES Manter os privilégios. Alargar os seus domínios. D. Leonor/D. Beatriz Grande nobreza Clero Obter novas condições sociais e influência política. Manter a independência de Portugal. D. João, Mestre de Avis Página 135 do manual. Nessa página, pode ser observado um mapa de Portugal com a distribuição dos apoios. Nova nobreza Burguesia Maioria do povo

D. JOÃO, MESTRE DE AVIS D. João, Mestre de Avis matou o Conde Andeiro e foi aclamado Regedor e Defensor do Reino. D. Leonor pediu ajuda ao genro, João I, rei de Castela. O exército de Castela invadiu Portugal. Página 134 do manual. Aconselha-se a leitura do Doc. 12 D. João, Mestre de Avis.

OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DE 1384 Janeiro Invasão castelhana e ocupação de Santarém, onde se refugiava D. Leonor. Abril Outro exército castelhano entrou pela vila de Fronteira, mas foi derrotado pelas forças comandadas por D. Nuno Álvares Pereira na Batalha dos Atoleiros. Maio Cerco de Lisboa durou 4 meses. Um surto de peste obrigou as tropas castelhanas a retirar… Página 136 do manual. Aconselha-se a leitura e interpretação do Doc.13 desta página sobre o cerco de Lisboa. A 1ª invasão castelhana.

AS CORTES DE COIMBRA A 6 de abril de 1385, reuniram-se as Cortes em Coimbra. Graças à intervenção do Dr. João das Regras, o Mestre de Avis foi aclamado rei D. João I de Portugal pelo esforço na defesa do reino e por pertencer à família real. Pág 137 do manual. “Isto é saber” sobre principais acontecimentos de 1384 e Cortes de Coimbra. Dr. João das Regras a discursar nas Cortes de Coimbra.

AS CORTES DE COIMBRA Nuno Álvares Pereira foi nomeado Condestável do Reino (chefe de todos os exércitos). D. Nuno Álvares Pereira.

A BATALHA DE ALJUBARROTA Após a aclamação do Mestre de Avis, Castela voltou a invadir Portugal. Em 14 de agosto de 1385 travou-se a Batalha de Aljubarrota, perto de Leiria. Página 138 do manual. A 2ª invasão castelhana.

Cena da Batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385). As forças comandadas por D. Nuno Álvares Pereira, embora em inferioridade numérica, infligiram uma pesada derrota ao exército castelhano.

Casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, na Sé do Porto. TRATADO DE WINDSOR Em 1386, D. João I celebrou um tratado com a Inglaterra – o Tratado de Windsor – no qual os dois reinos comprometiam-se a ajudar-se mutuamente. Este tratado originou o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre. Página 139 do manual. Aconselha-se a çeitura e interpretação do Doc. 14, a realização do exercício “Isto é saber” e do resumo da pág. 140 e da ficha formativa da pág. 141. Casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, na Sé do Porto.

Os conflitos com Castela só terminaram em 1411, com a assinatura de um tratado de paz.

A SOCIEDADE PORTUGUESA APÓS A REVOLUÇÃO DE 1383-1385 A grande nobreza e o alto clero, que tinham apoiado Castela, foram expulsos. Muitas das suas terras foram distribuídas por uma nova nobreza mais empreendedora. Muitos membros da burguesia ocuparam postos influentes do reino.

PROVA QUE SABES!

GRANDE CONCURSO PERGUNTA/RESPOSTA REGULAMENTO O(A) Professor(a) indica quem vai responder. Tens 15 segundos para começar a responder. Se não conseguires, passa a vez a um colega que tem de responder imediatamente. Para cada pergunta apresentam-se 4 alternativas de resposta, identificadas por alíneas. Escolhe a alínea da única alternativa certa. Por cada resposta certa, ganhas 1 ponto (anota os pontos, porque vamos fazer mais concursos).

1. Em que ano a Peste Negra chegou a Portugal? 1347 1348 1349 1350 a) b) c) d)

2. Qual foi o tratado celebrado por D 2. Qual foi o tratado celebrado por D. Fernando para garantir a independência de Portugal? Tratado de Zamora. Tratado de Tordesilhas. Tratado de Alcanises. Tratado de Salvaterra de Magos. a) b) c) d)

3. Quem eram os principais pretendentes ao trono português após a morte de D. Fernando? D. Beatriz e D. João, Mestre de Avis. D. Leonor de Teles e D. João, Mestre de Avis. D. Leonor de Teles e João I de Castela. João I de Castela e D. João, Mestre de Avis. b) c) d)

4. Em que ano se deu a Batalha de Aljubarrota? 1382 1383 1385 1386 b) c) d)

Prepara-te para novos concursos!

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! b) 1348

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! d) Tratado de Salvaterra de Magos.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! a) D. Beatriz e D. João, Mestre de Avis.

CERTO! Ganhaste 1 ponto.

ERRADO! c) 1385

CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO PROBLEMA SUCESSÓRIO PORTUGUÊS DE 1383-1385