( hybrid fyber-coax ) Breno Macêdo Douglas Guanaes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Tecnologia em redes de computadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

Redes de computadores Meios de transmissão.
Wi-Fi – IEEE Curso de Rede de Computadores WI-FI Prof. Rafael Sales.
URL: CSMA/CD Prof. Edgard Jamhour URL:
CSMA/CD – CSMA/CA Thiago Merege Pereira
Endereços físicos e ARP
TCP Serviço de Transporte Confiável
Comunicação de longa distância
QoS para Realidade Virtual
Topologias de Rede.
Prof. Marcelo Diniz Fonte:
Comutação Comutação ou chaveamento em uma rede de comunicação refere-se a alocação de recursos da rede (meios de transmissão e equipamentos) para a envio.
Redes Privadas Virtuais (VPN)
Camada de Enlace Redes de Computadores.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
REDES DE COMPUTADORES II
NETBIOS Disciplina: Redes de Computadores
Software de Rede Willamys Araújo.
Switched Ethernet Fast Ethernet Gigabit Ethernet
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
ALMIR RIBEIRO CRISTIANO PEREIRA FABIO SALVADOR FERNANDA BONFIM JUAN CALEU RONALDO SANTOS
Redes de Computadores e Internet
Modelo de referência OSI
TUTORIAL CABLE MODEM Apresentação.
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Redes de Banda Larga sem Fios
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Transmissão Segura utilizando Saltos em Frequência Projeto em Eletrônica Aplicada: Sistema de Comunicação Segura.
Segurança e Auditoria de Sistemas
Protocolos de Janela Deslizante
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Prof. Cristiano Forte Aula 4
Vanet´s – Vehicular Adhoc Networks
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Módulo 3 Implantação do IPv6.
Tópicos Avançados em Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Fundamentos de Comunicação de Dados e Protocolos de Rede
Tópicos Avançados em Redes de Computadores
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Escola Politécnica da USP abril de 2013 PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e P1 Transporte Multimídia PTC 2550 – Redes de Comunicação De Dados e.
Professor Me. Jeferson Bussula Pinheiro.
ZigBee Tiago Souza Azevedo CPE Roteamento em Redes de Computadores
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
IEEE (WLAN) Camada Física João Paulo Martins de França.
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Redes de computadores.
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Redes de computadores: Sub-camada de Access ao Meio(1) Prof. Dr. Amine BERQIA /
Características, protocolos e funcionamento
Pontes Transparentes Luiz Peralta Prof. Ronaldo Alves Ferreira
Redes Aula 5 Professor: Marcelo Maia Placa de Rede  Adapta o computador ao meio físico (cabo);  Envia fluxo de dados para outro computador;  Recebe.
XDSL Gustavo Fernandes.
Trabalho elaborado por: Ana Beatriz nº1
Redes de Computadores Pacotes , Frames e Técnologia
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Integrated Services Digital Network
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
COMUNICAÇÃO ENTRE OS MÓDULOS PROCESSADORES
Equipamentos de interligação de redes
DOCSIS – Data Over Cable Service Interface Specification
Transcrição da apresentação:

( hybrid fyber-coax ) Breno Macêdo Douglas Guanaes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Tecnologia em redes de computadores

As primeiras redes coaxiais surgiram na decada de 40 com a finalidade de distribuir a CATV, (Community Antenna Television).na Pensilvânia que fica no estado do Oregon estado americano. Chegada ao Brasil em Devido as limitações, a rede cresceu, mas começou a trabalhar muito longe da Head End (sede da TV) o que provocou vários problemas entre eles, muito ruído, começou a se fazer necessário um inovação para as longas distâncias para evitar a degradação do sinal. Outra motivação era o fato de só haver comunicação unidireciona,l no sentido da casa do cliente, impedindo agregação de novos serviços. Um outro motivo para inovar era a banda passante dos cabos coaxiais que era muito limitada.

Amplificadores Bi-direcionais, propiciando novos serviços. Preço acessível para construção e manutenção. Possibilidade de prover novos serviços com qualidade Utilização de Fibra óptica, com baixa intervenção do ruído e o bom funcionamento em alta freqüência. Banda muito maior (teoricamente infinita). Introdução dos nós ópticos que suportam um número enorme de clientes a longas distâncias. gera concorrência com as TELCOM´s. Arquitetura em Tree and Branch (arvore e galho)

O DOCSIS (Data Over Cable Service Interface Especification) A versão 1.0 utiliza os mesmos mecanismos básicos que são utilizados pelo IEEE conceitos de fila virtual, downstream no formato MPEG2-TS, piggybacking, os métodos de sincronização e de modulação. Porém com intuito de reduzir a complexidade do IEEE802.14, o DOCSIS versão 1.0 foi criado implementando somente em parte o IEEE Na versão 3.0 o padrão DOCSIS, prove acesso ultra rápido a internet e mantem as facilidades das versões anteriores, além de dar suporte a IPV6. Camada Física utiliza FDMA (Frequency division multiple acess),, Subdivide os canais FDMA utilizando TDMA ((Time division multiple acess). os tipos de modulação utilizados no downstream são o 64 QAM e o 256 QAM. Os tipos de modulação adotados para o upstream são o QPSK e o 16 QAM. As taxas de Down são maiores que as de Up (stream). Para facilitar a demodulação e a multiplexação de vídeo com dados é utilizado um stream MPEG-2 TS (Transport stream) no downstream. DSCSIS X IEEE a

Camada MAC aquisição de um canal,a estação deve inicialmente procurar no downstream por uma faixa de freqüência livre. Deve estão esperar por mensagens em broadcast que são enviadas pelo headend, e então utilizar a freqüência especificada nas mensagens para upstream. O headend pode ainda especificar mudança de freqüência e, portanto a estação deve estar sempre atenta. Ranging Em redes HFC as estações encontram-se em distâncias bem variadas em relação ao headend fazendo com que mensagens enviadas pelo headend levem diferentes intervalos de tempo para chegar até a estação. Dessa forma é necessário que a estação e o headend saibam quanto tempo leva para um pacote chegar até a estação. Este processo para descobrir este tempo de propagação é chamado de ranging. A estação deve "escutar" a mensagem de sincronização que é enviada periodicamente pelo headend. Esta mensagem contém um campo no qual esta contida a hora em que o headend enviou o pacote. A estação muda à hora para esta obtida do pacote. Após diversas mensagens de sincronização recebidas, a estação pode se sincronizar com oheadend. O headend deve identificar qual o maior tempo de propagação. E se existirem estações mais distantes este deve aumentar a sua área de ranging. Download de parâmetros Download de parâmetros: A estação baixa recebe do headend parâmetros como, por exemplo, o endereço IP, configurações do canal, método de criptografia utilizado, etc. Registro Registro: Por último a estação envia ao headend parâmetros operacionais e aguarda pela especificação de um identificador (ID) por parte do headend. Este identificador que tem 14 bits se refere a uma fila virtual do fluxo na estação. A estação mantém uma fila virtual para cada processo e cada uma delas recebe um identificador único do headend. Com esta diferenciação é possível oferecer qualidades diferentes dependendo do tipo da aplicação. A estação entra em modo de operação normal.

Modo Normal Como as estações não "escutam" o canal de upstream é necessário que o headend coordene o acesso ao canal de upstream através de uma tabela de alocação de banda, que informa cada estação qual banda deve ser usada. A tabela é então enviada pelo canal de downstream. As estações podem ainda requisitar um aumento de banda aoheadend, sempre aumentando gradativamente. Dessa forma não ocorrem colisões. Piggybacking Este modo também é conhecido como "carona" porque o CM (cable modem) tenta transmitir vários pacotes em seqüência no mesmo pedido. É uma maneira de tentar diminuir a latência, que é um dos grandes problemas das redes HFC. Modo Imediato Quando existem poucas estações conectadas e o trafego da rede é baixo, o headend aloca automaticamente slots de tempo para atender ao modo imediato. Neste modo consegue-se minimizar ao máximo o tempo necessário para conseguir efetuar uma transmissão. Polling Neste modo é o headend que pergunta as estações se elas têm algum dado a ser transmitido. Com este método é possível fornecer qualidades diferenciadas para as estações porque é possível controlar no headend o quanto cada estação poderá transmitir. Modo Isócrono O modo isócrono é importante para aplicações em tempo real. Neste tipo de tráfego não basta garantir que a estação vai conseguir fazer a transmissão. É preciso também garantir que a transmissão será efetuada no tempo certo. Diferentemente de um trafego de dados, onde a ordem dos pacotes não importa, é fundamental manter a ordem e uma latência baixa com pouca variação. (Conversação telefônica, por exemplo). Caso um pacote seja perdido não tem sentido fazer a retransmissão porque a informação já não é mais útil.

DOCSIS. O algoritmo DES (Data Encryption Standard) é utilizado no modo cipher block chaining. As mensagens de gerenciamento não são criptografadas para facilitar a operação de controle de acesso ao meio. A manipulação de chaves é realizada automaticamente entre oheadend e seus clientes utilizando o protocolo RSA., Algoritmos de resolução de colisão. O DOCSIS utiliza o algoritmo Binary Exponencial Backoff para minimizar o problema das colisões, controla apenas no sentido upstream. IEEE802.14a. O padrão IEEE também utiliza o algoritmo DES, mas o protocolo de gerenciamento de chaves é o Dellfie- Hellman. Algoritmos de resolução de colisão. utiliza um algoritmo chamado N-ary Tree. Neste algoritmo cada estação possui um contador. O valor do contador indica quantos slots devemos esperar até a próxima transmissão. Se o contador for zero a estação pode transmitir no próximo slot. Dependendo do resultado da transmissão o contador de cada estação é ajustado da seguinte maneira:

As redes HFC são uma realidade incontestável atualmente, tem baixo valor de construção e de manutenção, agregam a possibilidade de um trafego muito maior, podendo assim disponibilizar outros serviços para os clientes, agregando valor as redes das CATV´s e ajudando a gerar dividendos para manter a infra-estrutura