Escola Secundária Manuel Cargaleiro Professora: Fátima Veríssimo Trabalho elaborado por 11º G Alexandra Leal Mariana Madureira Pedro Costa Rita Ferreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARCIANOS + As Amiguinhas
Advertisements

3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
Plano Municipal de Saneamento Básico
Requalificação dos Moinhos da Malagueira
Escola Secundária de Emídio Navarro
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
PROATIVIDADE.
TRABALHO REALIZADO POR: ANA PAULA ALMEIDA, Nº4 BRUNO HORTA, Nº5 INÊS MOREIRA, Nº16 LEONARDO FELGUEIRAS, Nº21 LUÍS OLIVEIRA, Nº22 11ºG.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Escola Secundária Emídio Navarro - Viseu Trabalho Realizado por: - Jimmy Silva nº9; - Mafalda Costa nº12; - Pedro Formoso nº18; - Rafael Ramos nº20.
Utilizando Estudos de Caso no Ensino Renato M.E. Sabbatini, PhD.
Escola Secundária Manuel Cargaleiro Trabalho realizado por: Joana Leal - nº 7 Rafaela Santos - nº9 Sofia Gonçalves -nº10 11ºH Nós Propomos: Cidadania e.
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” 11ºF Gonçalo Lopes, nº10 João Borralho, nº14 Lucas Duarte, nº16 Nasser Danji, nº21.
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Projeto “Nós Propomos” 2014/ ºI- Daniel Cardoso; Diogo Matos; Francisco Caldas; João Novaes; Pedro Ribeiro. Geografia A: A professora Maria João.
(Des)Aproveitamento da Energia Solar em Pedroso-Seixezelo
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária.
PROJETO NÓS PROPOMOS | Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Agrupamento de Escolas de Carvalhos Curso de Línguas e Humanidades.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Renovação do Espaço do Antigo Matadouro em Viseu
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: Reabilitação do centro histórico.
Rotundas de Viseu: Beleza Sustentável?
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Básica e Secundária Fernão do Pó Dinamização de actividades.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 S.O.S. Quarteirão! Alunos do 4ºAno de Escolaridade Nome da.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
na Educação Geográfica
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Estrada Nacional 8/6 4 de.
11º8 - Geografia A Professor Luís Gomes Projecto desenvolvido por: Beatriz Delgado, nº4 Leonor Evangelista, nº17 Rita Soromenho Sequeira, nº25 Sofia Velosa.
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Parque Infante D. Fernando.
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação.
ESCOLA SECUNDÁRIA D. INÊS DE CASTRO – ALCOBAÇA GEOGRAFIA A ISABEL BEJA
Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 “Espaços verdes, dinamização e preservação“ Ana Alves, Ana Mendes,
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Escola Secundária Dona Inês de Castro Curso Cientifico-Humanístico de Línguas e Humanidades Geografia A – 11ºLHC Projeto Nós Propomos Cidadania, Sustentabilidade.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 04 de Maio de 2015 REQUALIFICAÇÃO DA PRAIA ESTUARINA DO SEIXAL.
Trabalho de: -Catarina Sousa - Eugénia Rodrigues -Sara Cabanelas -Tiago Rosário -Vanda Costa 11º 05.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE NA VILA.
2014 / 2015 Trabalho de: César Ferreira Diogo Sousa Graciano Silva João Barbosa Pedro Coelho 11º06.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Mobilar a Mata Municipal.
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes nº3 Diogo Silva nº4 Irina Pires nº7 Maria Moniz nº10 Mariana Godinho nº11.
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
Geografia A - 11ºLHC: Anita Mateus nº2 Cristiana Veríssimo nº6 Gabriela Ribeiro nº11 Luisa Alexandra nº15 Mariana André nº19 PROJETO “NÓS PROPOMOS” Ano.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
11º SE Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Inserir Logótipo da Escola Inserir Logótipo da Autarquia Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2014/2015 Centro Comercial.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Taipas Falta de iluminação na freguesia.
 “Água com energia Bom Jesus”  “Pegada Hídrica”  “Instalação de um recife em croché, “Ponto a Ponto enche a Ciência o Espaço– “STOL”  “Conectando.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Santa Doroteia Zonas abandonadas, Falta de espaços.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Requalificação do espaço.
Trabalho realizado por : - Diogo Martins - Geovane Silva - João Alves 11º 05.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Profissional da Horta Reabilitação do Varadouro, Freguesia.
Projeto: Espaço urbano e meio ambiente
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas Problema Social: baixa.
Edifícios abandonados Av. Fontes Pereira de Melo
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16 Escola Secundária Manuel Cargaleiro António Santos, Hugo Lúcio, João Antunes,
11º G Carolina Costa Carolina Pinto da Costa Inês Bornes Dilan Andrade Pedro Zampieri Profª Fátima Veríssimo 11º G Carolina Costa Carolina Pinto da Costa.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária Manuel Cargaleiro Professora: Fátima Veríssimo Trabalho elaborado por 11º G Alexandra Leal Mariana Madureira Pedro Costa Rita Ferreira Safia Mendes Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/2016 Deficiente Escoamento das Águas pluviais da E.S.M.C Universidade de Lisboa, 26 de Abril de 2016

Área de Estudo o E scola Secundária Manuel Cargaleiro o Á trio da escola (perto da entrada)

Visita ao local

O problema

Cartas meteorológicas (14 de Dezembro de 2015)

Área mais problemática

Esgotos pluviais

Esgotos e sumidouros

Análise Swot PONTOS FRACOS: o Deficiente escoamento da água; o Impedimento de circulação livre de alunos, sem se molharem (quando chove). o Obstrução dos coletores pelas raízes PONTOS FORTES: o Local de convívio entre alunos; o Local com muito movimento, sendo a entrada principal da escola ligando vários pontos da mesma. AMEAÇAS: o Inundação naquela zona, devido aos níveis de precipitação. o As raízes das árvores vão continuar a crescer. OPORTUNIDADES: o Cortar as Palmeiras; o Necessária manutenção e limpeza com mais frequência; o Aproveitamento das águas pluviais para a rega dos espaços verdes da escola, através da instalação de depósitos;

Guião de Entrevista 1.A direção está a par das inundações que acontecem no átrio da escola? 2. Qual a causa da inundação? 3. Que medidas já foram tomadas para resolver este problema? Uma vez que acaba por interferir na circulação de alunos e professores? 4. A Câmara Municipal já alguma vez foi informada sobre este problema? Se sim, que intervenções tomou para resolver este problema? 5. Há quantos anos é que isto acontece? 6. Porque é que até agora ainda não está resolvido?

Na entrevista...

Trabalho de campo: Visita dos técnicos da CMS

Possíveis soluções: 1. Cortar algumas árvores, sobretudo palmeiras. 2. Necessária manutenção e limpeza com mais frequência com o objetivo de não deixar acumular resíduos para não entupir os sumidouros 3. Aproveitamento das águas pluviais para a rega dos espaços verdes da escola, através da instalação de depósitos, de maneira que água não formaria aquela extensa “mancha” de água e poupar-se-ia água.

Como muitos dos coletores podem estar obstruídos por raízes, a solução seria a remodelação de alguns troços de coletor com 65m de manilhas de betão para PVC (policloreto de vinil) que pode diminuir a probabilidade de entrada de raízes.

O nosso calendário (1ºPeríodo) AtividadeCalendarizaçãoIntervenientes Definição do tema- problema Grupo todo Delimitação da área no Google Earth e identificação do (s) problemas Alexandra Leal (delimitação da área) Mariana, Pedro, Rita, Safia (identificação dos problemas) 1ª Visita ao local com registo fotográfico Grupo todo Informação para o facebook Mariana Madureira Pesquisa de informação sobre o problema Início no dia 21 de OutubroGrupo todo Guião da entrevista Safia Mendes (opinião e ajuda de todos os membros)

O nosso calendário (2ºPeríodo)