Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuca Van Der Vinne Beppler Alterado mais de 8 anos atrás
1
Projeto: Espaço urbano e meio ambiente
2
Objetivo Auxiliar o ensino-aprendizagem na disciplina de geografia através de discussões sobre a organização urbana e suas respectivas problemáticas ambientais na busca da compreensão de um eficiente planejamento urbano que contemple as características naturais do sítio urbano que a cidade ocupa, em benefício da qualidade de vida da população na busca de um equilíbrio sociedade-natureza.
3
Desenvolvimento do projeto
Primeira etapa: aquisição de conhecimentos sobre “Recursos Hídricos”, “Poluição Atmosféricos e seus respectivos fenômenos”, “Urbanização e seus problemas sociais e ambientais”. Segunda etapa: Formulação de 4 Grupos compostos de 5 alunos para produção de Videodocumentários dos seguintes temas “Açude Velho”, “Centro da cidade”, “Riacho das Piabas na Comunidade Rosa Mística”, “E. E. E. E. F. M. São Sebastião”.
4
Açude Velho Objetivo: Demonstrar a inserção do açude velho na poluição das águas ocasionado pelo crescimento urbano desordenado sem um eficiente planejamento urbano. Apontar uma situação de que o açude se encontrasse revitalizado e com vegetação (nativa) no seu entorno, demonstrando os benefícios que isto traria para o meio ambiente e para qualidade de vida da população campinense.
5
Composto por uma contextualização da problemática da poluição das águas;
Contextualização histórica da origem de açude velho e sua finalidade. Demonstrando porque atualmente encontra- se como deposito de esgoto. Mostrar os atuais usos caminhada, ciclismos e etc. Apontar uma situação hipotética em que o açude se encontra-se revitalizado e com vegetação os benefícios que isto traria para o meio ambiente e para população. Sugestões: Pode fazer entrevista com usuários daquele espaço perguntando sua opinião como se encontra o açude velho poluído, pesquisadores dos benefícios do açude ser despoluído.
6
“Centro da cidade” Objetivo: Demonstrar os principais problemas ambientais presentes neste espaço: Poluição atmosférica , ilhas de calor, falta de água. Apontar soluções para um planejamento urbano sustentável com: Transportes eficientes e menos poluidores como metro “VLT”, Bicicletas; Captação de água da chuva, colocar mais árvores e hortas urbanas terraços dos prédios, utilização de energia solar.
7
Contextualização histórica da origem da cidade e seu processo de urbanização.E um pouco sobre a atualidade. Enfocar nos problemas ambientais resultantes desse processo de urbanização. Apontar soluções para um planejamento urbano sustentável. Sugestão: Realizar entrevistas com algum morador ou comerciante.
8
“Riacho das Piabas na Comunidade Rosa Mística”
Objetivo: Demonstrar os problemas ambientais resultante da poluição através de esgotos e a canalização e a ocupação da planície de inundação do riacho. Apontar uma organização desse espaço coerente com as suas características naturais ex: manutenção do riacho na sua forma natural e com e a sua mata ciliar, retirada da população das áreas inadequadas e sua recolocação em áreas seguras .
9
Riacho das Piabas na Comunidade Rosa Mística
Contextualização da poluição dos rios e o processo de origem da comunidade. Enfocar os problemas ambientais do processo de ocupação do riacho e das ações governamentais .ex: enchentes, poluição do riacho e do lençol freático. Apontar uma organização desse espaço coerente com as suas características naturais . Sugestões: Entrevistas com moradores.
10
“E. E. E. E. F. M. São Sebastião”.
Objetivo: Desenvolver uma discussão de como a escola poderia aproveitar os recursos naturais disponíveis no ambiente em prol do desenvolvimento sustentável. Sugestões: poderia realizar entrevistas com professores. Realizar uma discussão a cerca da sustentabilidade. Apontar onde a escola poderia se inserir na sustentabilidade. Ex. captação de água da chuva, utilização de energia solar ou eólica, reuso da água do bebedouro para uma horta orgânica.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.