Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
Américo José Rodrigues
2
OBJETIVO - Educar o aluno para pensar globalmente, criando uma consciência cidadã preocupado com o uso racional da água em nosso planeta desenvolvendo atividades de educação sanitária e educação ambiental para preservação desse recurso natural e a sobrevivência dos seres vivos e do planeta.
3
INTRODUÇÃO O PAPEL FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO SÉCULO XXI.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS VALORES SOCIAIS. DISCUSSÃO SOBRE A ÁGUA. ABORDAGEM ATRAVÉS DAS ÁREAS
4
OBJETIVOS Gerais : Educar o aluno para pensar globalmente, criando uma consciência cidadã preocupado com o uso racional da água em nosso planeta desenvolvendo atividade de educação sanitária e educação ambiental para preservação desse recurso natural e a sobrevivência dos seres vivos e do planeta
5
OBJETIVOS Específicos : - Descobrir a utilidade da água e seus ciclos.
- Características da água e suas propriedades químicas e biológicas; - Conseqüências para o homem da poluição dos rios e contaminação das plantas. - Relacionar os problemas apresentados em conseqüência da poluição da água, focos de desperdícios e apontar possíveis soluções para combate – lo . - Descobrir o potencial hidráulico e a situação atual dos rios no Espírito Santo.
6
Tempo de Projeto Este projeto terá a duração de 2 meses ( agosto e setembro ), podendo ser alterado caso haja necessidade.
7
Público Alvo Estarão envolvidos:
Pedagogo e professores da área de Português,, Matemática, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física. Alunos da 5ª A e B, 7ª A, B e C e 8ª A., B e C.
8
Atividades Desenvolvidas por Área
Português : o Realizar questionamentos abordando a realidade das famílias, vizinhos, em relação ao uso correto da água. o Pesquisara através de fotografias do bairro constatando o desperdício da água em seguida fazer relatórios. o Produzir um jornal da comunidade destacando: a opinião do leitor, classificados, histórias em quadrinhos, entrevistas, poemas, acrósticos etc.
9
Atividades Desenvolvidas por Área
Matemática : o Desenvolver problemas, gráficos e porcentagens utilizando dados obtidos a partir das diversas informações obtidas nas pesquisas da comunidade ou em talões de água ( consumo).
10
Atividades Desenvolvidas por Área
Ciências Naturais: Vídeo. Pesquisa na Internet sobre a situação da água disponível para consumo. Textos informativos. Trabalho de grupo abordando os seguintes temas: Água – quantidade x desperdício. Doenças veiculadas por contaminação d’água. Água – higiene corporal e ambiental. Água – nutrição e saúde. Poluição – tratamento. Água – recursos hídricos do Espírito Santo. Ciclo da água. Conflitos pelo uso da água. Acidentes ambientais. Visita à CESAN. Teatro.
11
Atividades Desenvolvidas por Área
Geografia: Bacias Hidrográficas. De onde vem e para onde vai a água que chega em sua casa? Descobrir os reservatórios que banham a cidade ( córregos, represas, nascentes, ...) e que o esgoto depois de tratado volta para o rio que deságua em outro curso maior e assim por diante. Mapas hidrográficos da região.
12
Atividades Desenvolvidas por Área
História: o Construir uma linha de tempo mostrando o papel e o uso da água na agricultura, na industrialização até os dias de hoje.
13
Atividades Desenvolvidas por Área
Artes: Produção artística de cartazes e desenhos. Educação Física: Importância da água nas atividades físicas. Higiene corporal.
14
CONCLUSÃO Realizar exposição dos trabalhos. Apresentação de teatro.
Relatórios. Jornal da Comunidade.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.