A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O espaço geográfico e as atividades humanas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O espaço geográfico e as atividades humanas"— Transcrição da apresentação:

1 O espaço geográfico e as atividades humanas

2 Ação do homem sobre a natureza
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente. 

3 Derrubadas de Florestas
Queimadas Derrubadas de Florestas Desenvolvimento Industria

4 Quando o homem começa a agir na natureza de forma ruim o efeito estufa ( aumento de dióxido de carbono se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases também contribuem tais como o metano e os clorofluorcarbonetos) aumenta, começa a criação de desertos onde era uma floresta que foi desmatada, a poluição dos rios, mudanças no clima, a morte de animais, problemas de saúde por causa da poluição do ar, etc...

5

6 Derrubas de Florestas Criação de deserto Poluições dos rios Mudanças de climas

7 Mortes de animais Problemas de saúde

8 As diferentes tecnologias e as alterações na natureza

9 Poluentes Atmosféricos

10 Poluentes atmosférico
Qualquer contaminação do ar por meio de desperdícios gasosos, líquidos, sólidos, ou por quaisquer outros produtos que podem vir (direta ou indiretamente) a ameaçar a saúde humana, animal ou vegetal, ou atacar materiais, reduzir a visibilidade ou produzir odores indesejáveis pode ser considerada poluição atmosférica.         Fumaças, gases, carvão, petróleo e derivados

11

12 DESMATAMENTO Para extrair madeira (serve para a fabricação de móveis, utilização na construção de casas), para retirar os minerais e para construir cidades e estradas, etc... O desmatamento prejudica o solo pois ele retira a proteção do solo podendo torná-lo impróprio para o plantio. As queimadas tornam o solo impróprio para agricultura podendo também até se transformar em um grande deserto, além de lançar na atmosfera grandes quantidade de gás carbônico, que provoca o efeito estufa (aquecimento da terra).

13 A preocupação com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada cidadão, e dos governantes. Todos devem tornar as cidades em que vivemos um lugar prazeroso e saudável. O tratamento de esgoto, a fiscalização das indústrias, a criação de parques e praças com muito verde, a fiscalização das áreas de preservação ambiental são algumas das atribuições que os governantes e cidadãos têm por obrigação zelar. Devemos contribuir para diminuir a poluição fazendo a nossa parte: separando o lixo para ser reciclado, não sujando as ruas e lugares públicos, não jogando lixo nas encostas e rios, economizando água e luz, evitando usar garrafas pet, etc. 

14 Atividades QUAIS SÃO AS AGREÇÕES QUE O HOMEM VEM CAUSANDO NA NATUREZA?
QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIA QUE O HOMEM CAUSA QUANDO AGEM DE FORMA RUIM NA NATUREZA? CITE ALGUNS DOS POLUENTES DA ATMOSFERICOS? QUANDO DERRUMBAMOS UMA ARVORE COMO PODEMOS APROVEITA-LAS? COMENTE SOBRE O SOLO DE UMA AREA QUE SOFREU DESMATAMENTO? CITE ALGUMAS DAS ATRIBUIÇÕES QUE O CIDADÃO E OS GOVERNOS DEVEM FISCALIZAR? COMO INICIAMOS UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

15 Atividades/ Correções
1) QUAIS SÃO AS AGREÇÕES QUE O HOMEM VEM CAUSANDO NA NATUREZA? As queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.  2) QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIA QUE O HOMEM CAUSA QUANDO AGEM DE FORMA RUIM NA NATUREZA? o efeito estufa aumenta, começa a criação de desertos onde era uma floresta que foi desmatada, a poluição dos rios, mudanças no clima, a morte de animais, problemas de saúde por causa da poluição do ar, etc...

16 3) CITE ALGUNS DOS POLUENTES DA ATMOSFERICOS?
Fumaças, poeiras, gases, 4) QUANDO DERRUMBAMOS UMA ARVORE COMO PODEMOS APROVEITA-LAS? Para extrair madeira (serve para a fabricação de móveis, utilização na construção de casas), para retirar os minerais e para construir cidades e estradas, etc...

17 5) COMENTE SOBRE O SOLO DE UMA AREA QUE SOFREU DESMATAMENTO?
O desmatamento prejudica o solo pois ele retira a proteção do solo podendo torná-lo impróprio para o plantio. As queimadas também prejudicam tornam o solo impróprio para agricultura podendo também até se transformar em um grande deserto, além de lançar na atmosfera grandes quantidade de gás carbônico, que provoca o efeito estufa (aquecimento da terra).

18 6) CITE ALGUMAS DAS ATRIBUIÇÕES QUE O CIDADÃO E OS GOVERNOS DEVEM FISCALIZAR?
O tratamento de esgoto, a fiscalização das indústrias, a criação de parques e praças com muito verde, a fiscalização das áreas de preservação ambiental 7) COMO INICIAMOS UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL? Separando o lixo para ser reciclado, não sujando as ruas e lugares públicos, não jogando lixo nas encostas e rios, economizando água e luz, evitando usar garrafas pet, etc. 


Carregar ppt "O espaço geográfico e as atividades humanas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google