A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA."— Transcrição da apresentação:

1 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

2 Caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar.
Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde.

3 Principais causas da Poluição Atmosférica
Escapamentos de veículos automotores emitem gases, como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2 ) e os hidrocarbonetos. Fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e substâncias usadas na fabricação de inseticidas. CFCs provenientes dos aerossóis, espumas plásticas, alguns tipos de extintores de incêndio, materiais de isolamento de construção, buzinas de barcos, espumas para embalagem de alimentos, entre vários outros.

4 EFEITOS - Danos à saúde, como problemas respiratórios (bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais, e até câncer. - Inversão térmica ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos poluentes. - A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas, que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios. - Efeito Estufa. - Impacto na Camada de Ozônio.

5 IMPACTO NA CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio protege a terra dos raios ultravioleta do sol, que são extremamente prejudiciais à vida. Presentes no ar poluído, o CFC é transportado até elevadas altitudes, quando é bombardeado pelos raios solares, ocasionando a separação do cloro e do carbono. O cloro, por sua vez, tem a capacidade de destruir as moléculas de ozônio. Basta um átomo de cloro para destruir milhares de moléculas de ozônio (O3 ), formando um buraco, através do qual os raios UV passam, chegando a atingir a superfície terrestre.

6 Molina e Rowland (1974) descobriram a importância do CFC’s na destruição da camada do ozônio.
Cl• + O3  ClO• + O2 ClO• + O•  Cl• + O2 O3 + O•  O2 + O2

7 EFEITO ESTUFA É a elevação da temperatura da terra provocada pela introdução na atmosfera de excessivas quantidades de gases estranhos. O principal agente causador do efeito estufa é o gás carbônico (CO2 ), resultante da combustão de carvão, lenha e petróleo. As consequências desse fenômeno são o aquecimento exagerado e a alteração do clima, favorecendo a ocorrência de furacões e tempestades ou o degelo das calotas polares, aumentando o nível do mar e inundando regiões litorâneas; ou afetando o equilíbrio ambiental com o surgimento de epidemias.

8 CHUVA ÁCIDA A queima dos combustíveis fósseis pelas indústrias e pelos veículos produzem o gás carbônico junto com outras formas oxidadas do nitrogênio e do enxofre que são liberados para a atmosfera. O dióxido de enxofre e o vapor d'água reagem, formando o ácido sulfúrico que cai sobre a superfície terrestre em forma de chuva. As consequências disto são a acidez dos lagos, ocasionando o desaparecimento das espécies que vivem neles, o desgaste do solo, da vegetação e dos monumentos.

9 2 NO2(g) + H2O(l)  HONO(g) + HNO3(aq) HNO3(aq)  H+(aq) + NO3(aq)
CO2(g) + H2O(l)  H2CO3(aq) H2CO3(aq)  H+(aq) + HCO3=(aq)

10 Formas de Combate à Poluição
 Instalação, nas fábricas, de catalisadores que retenham os fumos e os gases; Utilização de tecnologias alternativas; Aplicação de catalisadores em automóveis; Obrigatoriedade de inspeções periódicas em veículos;  Substituição de produtos químicos industrias perigosos.


Carregar ppt "POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google