A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROBLEMAS AMBIENTAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROBLEMAS AMBIENTAIS."— Transcrição da apresentação:

1 PROBLEMAS AMBIENTAIS

2 INVERSÃO TÉRMICA *Inversão térmica é um fenômeno climático que provoca o agravamento da poluição. *Em geral, a temperatura da atmosfera diminui com a altitude: camadas de ar frio ficam sobre as camadas de ar quente. * Nessas condições há um movimento ascendente do ar, pois o ar quente, mais leve, tende a subir.

3 INVERSÃO TÉRMICA

4 * A inversão térmica ocorre quando uma camada de ar quente se forma sobre uma de ar frio.
*Nesse caso, a concentração de poluentes aumenta nas proximidades do solo, pois não existem condições de dispersão

5

6

7

8 EFEITO ESTUFA A elevação considerável da taxa de CO2 e outros gases na atmosfera provoca o chamado efeito estufa, que consiste na retenção de calor do Sol na atmosfera. A retenção e calor é assim explicada: gás carbônico principalmente, mas também metano, oxido nitroso, ozônio e clorofluorcarbonos são transparentes à luz visível, como o vidro de uma estufa, permitindo que os raios do Sol aqueçam superfície terrestre.

9 Quando a Terra devolve o calor em excesso, não é mais sob a forma de luz, mas de radiação infravermelha. Como os gases poluentes absorvem a radiação, uma parte do calor que deveria ser eliminado, fica na atmosfera.

10

11

12 As conseqüências do efeito estufa não seriam iguais em todo o planeta
As conseqüências do efeito estufa não seriam iguais em todo o planeta. Nos trópicos, o aumento de temperatura ficaria em torno de 1 e 2 graus, enquanto nas regiões polares seria de 6 a 8 graus.

13 DESTRUIÇÃO CAMADA DE OZÔNIO

14 MAGNIFICAÇÃO TRÓFICA É o processo de concentração crescente de produtos tóxicos por ingestão e acúmulo nos integrantes dos diversos níveis das cadeias alimentares, atingindo teores elevados nos consumidores de níveis mais altos. O acúmulo de DDT (Dimetil-difenil-tricloroetano) é o caso mais notório e suas conseqüências têm sido drásticas para o homem e os outros animais.

15 MAGNIFICAÇÃO TRÓFICA

16

17 BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
Concentração de ozônio na atmosfera em O buraco na camada de ozônio está no centro, representado pelas cores azul claro, azul escuro e rosa

18 EUTROFICAÇÃO Grande quantidade de matéria orgânica presente nos restos de alimentos, esgotos ou produtos industriais, quando despejadas nos rios ou lagos, favorece a proliferaçào de oganismos decompositores. Com o aumento desses microorganismos o consumo de O2 da água também cresce

19 Assim, a quantidade de O2 dissolvido na água diminui, podendo provocar a morte de peixes e de outros animais que necessitam uma taxa mínima deste gás para sobreviver Além disso, os decompositores passam a obter energia sem utilizar oxigênio. Na falta deste gás, as moléculas de alimentos são quebradas de modo incompleto, produzindo em vez de gás carbônico e água, diversas substâncias e gases tóxicos.

20

21


Carregar ppt "PROBLEMAS AMBIENTAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google