REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo - PORÍFEROS – Esponjas.

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Transcrição da apresentação:

REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo REINO ANIMAL OU METAZOA - Pluricelular – Eucarionte – Heterótrofo - PORÍFEROS – Esponjas - CNIDÁRIOS – Águas vivas– corais–anêmonas- hidras - PLATELMINTOS – Planária- solitárias-Schistosoma - NEMATELMINTOS – Lumbriga-amarelão-elefantíase - ANELÍDIOS – Minhocas – poliquetos - sanguessugas - MOLUSCOS – caracóis – lesmas – mariscos - polvos - ARTRÓPODOS – Aranhas – escorpiões – insetos – camarões - EQUINODERMOS – Estrelas–do–mar – ouriço-do-mar - CORDADOS – Peixes – AnfÍbios – Répteis - Aves – Mamíferos PRINCIPAIS PRINCIPAIS FILOS FILOS PRINCIPAIS PRINCIPAIS FILOS FILOS 1

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ESTRUTURA DAS ESPONJAS TIPO SÍCON TIPO LÊUCON TIPO ÁSCON ÓSCULO PINACÓCITO COANÓCITO POROS ESPÍCULAS PORÓCITO ÁTRIO OU ESPONGIOCELE ÁTRIO CANAISSEMIRADIAIS ÓSCULO COANÓCITO POROS CANAISRADIAIS ÓSCULO MESÊNQUIMA 3

REPRODUÇÃO SEXUADA DAS ESPONJAS - FECUNDAÇÃO EXTERNA - DESENVOLVIMENTO EXTERNO - DESENVOLVIMENTO INDIRETO OVULÍPAROS 4

TIPOS DE REPRODUÇÃO ASSEXUADA BROTAMENTO OU GEMIPARIDADE CÉLULAS CAPAZES DE ORIGINAR NOVAS ESPONJAS ESPÍCULAS GEMULAÇÃO REGENERAÇÃO 5

 O nome do grupo deriva da existência de uma cavidade corporal interna onde ocorre a digestão: gastrocele.  São animais aquáticos, predominantemente marinhos, flutuantes ou sésseis na plataforma continental ou em profundidades oceânicas. 7

 A água-viva, a caravela, a hidra e os corais são alguns exemplos de celenterados. 8

 Os celenterados podem apresentar-se sob duas formas: os pólipos (geralmente sésseis) ou medusas (livre- natantes).  O corpo é basicamente um saco formado por duas camadas de células : a epiderme, no exterior, e a gastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogléia. 9

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 Tipos celulares: ◦ Célula epitélio muscular - são as células mais numerosas, dispostas densamente na epiderme, formando a superfície externa do corpo. ◦ Célula intersticial - são pequenas células encaixadas entre as células do epitélio muscular. Tem capacidade totipotente, originando, assim, qualquer outro tipo de célula. 11

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◦ Célula nervosa - são células estreitas não diferenciadas em axônio e dentritos, que se encontram na base da ectoderme formando em conjunto, uma rede junto a mesogléia. ◦ Cnidoblasto - são células altamente especializadas, concentrando-se principalmente nos tentáculos. Possuem uma cápsula – o nematocisto – com um filamento interno emissor de uma substância urticante. 13

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 O filo Cnidaria está dividido basicamente em quatro classes de organismos atuais :  Anthozoa - as anêmonas-do-mar e os corais verdadeiros; Anthozoa  Scyphozoa- as águas-vivas; Scyphozoa  Cubozoa - as medusas em forma de cubo; Cubozoa  Hydrozoa - as hidras, algumas medusas, a caravela e os corais-de-fogo; Hydrozoa 16

 Respiração ◦ Inexiste um sistema organizado; assim, os gases se difundem diretamente através da epiderme e da gastroderme.  Nutrição ◦ São essencialmente carnívoros, imobilizam pequenos crustáceos e peixes pela emissão das substâncias urticantes, ingerindo-os pela boca e digerindo-os na gastrocele, de modo extra e intracelular. 17

 Circulação ◦ Sistema cardiovascular ausente; qualquer substância se desloca por difusão simples pelas camadas celulares e pela mesogléia.  Excreção ◦ Difusão direta pela gastroderme e pela epiderme  Coordenação ◦ Não há neurônios típicos e o sistema nervoso corresponde a um conjunto difuso de células nervosas na mesogléia. ◦ Existem conjuntos de células fotossensíveis denominadas ocelos e outros envolvidos com equilíbrio, os estatocistos 18

 Existem processos sexuados e assexuados, variando conforme a classe estudada.  Processos assexuados: brotamento.  Processos sexuados: envolvendo produção de gametas, com fecundação interna ou externa; desenvolvimento geralmente indireto (larva plânula). 19

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Atenção!!! Pesquisa e montagem foram feitas com bases em livros didáticos e as imagens retiradas da internet, podendo ter direitos autorais, não reproduzir, nem comercializar. Exclusivo para fins didáticos. 25