Diálogos – Português, 2.º ciclo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocação Pronominal Ilustrada
Advertisements

O emprego do pronome pessoal
O PRONOME.
Frase: tipos e Polaridade
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
PRONOMES.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Pronomes relativos variáveis
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
O que são os pronomes pessoais??
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Professora: Raysa Ferreira
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
EMPREGO DOS PRONOMES. EMPREGO DOS PRONOMES CLIQUE NO TÓPICO DESEJADO PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO MENU PRINCIPAL PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO EMPREGO DOS PRONOMES.
• Complemento direto • Complemento indireto • Complemento oblíquo
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Classes fechadas de palavras
A menina mal comportada!
Profª Karen Neves Olivan
A Turma da Mônica apresenta: Os Pronomes Demonstrativos e Possessivos!
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
O pronome O pronome.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Diálogos, 5.º ano, Porto Editora
Conhecimento Explícito da Língua
Conhecimento Explícito da Língua
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Aspetos da Sintaxe do Português Leitorado de língua Portuguesa – TuriM
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Discurso Directo Indirecto.
• O complemento indireto
Pronomes pessoais. Pronomes pessoais Os pronomes pessoais são as palavras que se usam em vez dos nomes e indicam as pessoas que intervêm no discurso.
CLASSE DE PALAVRA: PRONOME
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
Diálogos – Português, 3.º ciclo
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
NOMES E PRONOMES OBLÍQUOS
Pronome pessoal em adjacência verbal
Classes de palavras: o verbo
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
O uso dos pronomes átonos Valdemir A. Oliveira – Mano.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Gramática e ensino do português Ação de formação Filomena Viegas.
PORTUGUÊS 5ºANO Gramática Sintaxe Gramática Sintaxe Ano letivo 2014/2015 Profª. Ana Fonseca.
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
Tipos e polaridade das frases
Texto escrito: a entrevista
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Pronominal Reflexa Pronominal Recíproca
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
Transcrição da apresentação:

Diálogos – Português, 2.º ciclo O pronome pessoal em adjacência verbal Metas Curriculares 5.º ano G5 – 25.1. Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal, colocando corretamente os pronomes átonos em frases afirmativas e negativas.

Recorda 1. Observa as seguintes frases: Diálogos – Português, 2.º ciclo Recorda 1. Observa as seguintes frases: a. O João comprou uns chocolates. O João comprou-os. b. O João ofereceu os chocolates à Rita. O João ofereceu-lhe os chocolates. 1.1. A que classe pertencem as palavras os e lhe? R.: São pronomes pessoais átonos. 1.2. Em que posição se encontram? R.: Encontram-se depois do verbo, ligadas a ele por um hífen. 2. Escreve as frases O João comprou-os. e O João ofereceu-lhe os chocolates. na negativa. R.: O João não os comprou. / O João não lhe ofereceu os chocolates. 2.1. Explica o que aconteceu aos pronomes os e lhes, justificando. R.: Os pronomes foram colocados antes do verbo porque as frases são negativas.

Diálogos – Português, 2.º ciclo Em síntese Há pronomes pessoais que surgem sempre junto de um verbo: são os pronomes pessoais átonos. Geralmente, estes pronomes colocam-se a seguir ao verbo, unidos a ele por um hífen: A Ana provou-o na festa. Quando as frases são negativas, os pronomes colocam-se antes do verbo: A Ana não o provou na festa.

Diálogos – Português, 2.º ciclo Outras formas do pronome pessoal o, a, os, as Quando o pronome pessoal o, a, os, as está colocado depois do verbo, pode apresentar outras formas, dependendo da terminação do verbo.  O Rui está a lavar a louça.  O Rui está a lavá-la. (lavar-a  lavá-la)  Nós vimos o filme.  Nós vimo-lo. (vimos-o  vimo-lo)  A Ana fez uns bolos.  A Ana fê-los. (fez-os  fê-los)  Eles compraram dois livros.  Eles compraram-nos.  Eles colhem a fruta e dão a fruta.  Eles colhem-na e dão-na.  Ele põe o tabuleiro no forno.  Ele põe-no no forno. Conclui: Se a forma verbal termina em __, __ ou __, estas consoantes desaparecem e o pronome o, a, os, as assume as formas __, __, __, __. -r, -s ou -z, lo, la, los, las. Conclui: Se a forma verbal termina em ____________ (-am, -ão, -õe, -em), o pronome o, a, os, as assume as formas __, __, __, __. ditongo nasal no, na, nos, nas.

Diálogos – Português, 2.º ciclo Aplica 1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas por pronomes pessoais. a. A Rita encontrou um cão vadio. A Rita encontrou-o. b. Ela deu um banho ao cão. Ela deu-lhe um banho. c. A Rita pediu aos pais para ficar com o cão. A Rita pediu-lhes para ficar com o cão. d. Os pais compraram uma casota preta e azul. Os pais compraram-na. e. A Rita fez uma almofada às flores para o cão. A Rita fê-la para o cão. f. A Rita e o pai dão muitos ossos ao cão. A Rita e o pai dão-nos ao cão.

Diálogos – Português, 2.º ciclo 2. Responde de forma afirmativa e de forma negativa às perguntas seguintes, substituindo as expressões sublinhadas por pronomes pessoais. Ex.: A professora entregou os testes? Sim, a professora entregou-os. / Não, a professora não os entregou. a. A Elsa disse a nota do teste aos pais? Sim, a Elsa disse-a aos pais. / Não, a Elsa não a disse aos pais. b. Os pais pediram o teste de Português à Elsa? Sim, os pais pediram-no à Elsa. / Não, os pais não o pediram à Elsa. c. Eles deram os parabéns à filha? Sim, eles deram-lhe os parabéns. / Não, eles não lhe deram os parabéns. d. A Elsa vai corrigir os erros? Sim, a Elsa vai corrigi-los. / Não, a Elsa não os vai corrigir. e. Ela e os pais veem os testes juntos? Sim, ela e os pais veem-nos juntos. / Não, ela e os pais não os veem juntos.

Diálogos – Português, 2.º ciclo O pronome pessoal em adjacência verbal Metas Curriculares 6.º ano G6 – 23.1. Aplicar regras de utilização do pronome pessoal em adjacência verbal, colocando-o corretamente nas seguintes situações: em frases que contêm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos.

Diálogos – Português, 2.º ciclo Observa Observa as frases seguintes: a. O Tomás deu um livro à irmã. c. direto O Tomás deu-o à irmã. c. O Tomás deu um livro à irmã. O Tomás deu-lho. (= lhe + o) b. O Tomás deu um livro à irmã. c. indireto O Tomás deu-lhe um livro. Conclui: Dois pronomes pessoais (nas formas de complemento direto e indireto) podem contrair-se numa só forma. Por exemplo: lhe + o = ____ lhe + as = ____ me + a = ____ te + os = ____ lho lhas ma tos

Diálogos – Português, 2.º ciclo Aplica 1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas pelo pronome pessoal adequado. a. A Rita comeu uma fatia de bolo. A Rita comeu-a. b. Ela deu uma prenda ao Carlos. Ela deu-lhe uma prenda. c. O Ivo emprestou os patins ao irmão. O Ivo emprestou-lhos. d. A Isabel contou-me uma história muito engraçada. A Isabel contou-ma. e. Os teus avós compravam-te doces todos os domingos. Os teus avós compravam-tos todos os domingos. f. Podes oferecer essas camisolas às crianças? Podes oferecer-lhas?

Diálogos – Português, 2.º ciclo Observa Observa as frases seguintes nas quais destacámos palavras negativas: a. O Sérgio não comeu os bombons. O Sérgio não os comeu. b. Ninguém viu essa exposição de pintura. Ninguém a viu. c. Nenhum menino contou o segredo aos pais. Nenhum menino lhes contou o segredo. d. A Inês nunca conheceu o avô paterno. A Inês nunca o conheceu. e. Jamais telefonarei ao Jaime. Jamais lhe telefonarei. 1. Reescreve cada uma das frases, substituindo as expressões sublinhadas pelos pronomes pessoais adequados. 2. Diz em que posição colocaste os pronomes: antes ou depois da forma verbal? Antes da forma verbal.

Em síntese Em frases que contêm uma palavra negativa Diálogos – Português, 2.º ciclo Em síntese Em frases que contêm uma palavra negativa (não, ninguém, nenhum, nunca, jamais, nada…), o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal. O Simão viu-o na escola. O Tomás não o viu na escola. O Carlos nunca o viu na escola. O Vítor jamais o viu na escola. Ninguém o viu na escola. Nenhum aluno o viu na escola.

Diálogos – Português, 2.º ciclo Observa 1. Classifica as palavras a negrito que iniciam cada uma das seguintes frases interrogativas: a. Porque ofereceste isto ao teu avô? b. Onde guardaste os teus livros? c. Como resolveste o problema? d. Quando viste a Joana? 2. Completa as frases seguintes com os pronomes interrogativos que ou quem: e. ___________ trouxe este presente? f. ___________ terá acontecido aos teus irmãos? 3. Substitui as expressões sublinhadas nas frases de 1. e 2. pelos pronomes pessoais adequados. a. Porque lhe ofereceste isto? b. Onde os guardaste? c. Como o resolveste? 3.1. Em que posição colocaste os pronomes: antes ou depois da forma verbal? Antes da forma verbal. advérbios interrogativos Quem Que d. Quando a viste? e. Quem o trouxe? f. Que lhes terá acontecido?

Diálogos – Português, 2.º ciclo Em síntese Em frases iniciadas por pronomes e advérbios interrogativos o pronome pessoal coloca-se sempre antes da forma verbal. Quem a conhece? Que lhe terá acontecido? Onde se encontra? Porque se apressa? Quando a viram na rua? Como se sentirá?

Diálogos – Português, 2.º ciclo Aplica 1. Reescreve as frases seguintes, substituindo as expressões sublinhadas pelo pronome pessoal adequado. a. Eu nunca tinha visto este filme. Eu nunca o tinha visto. b. Ninguém apreciou o discurso da Ana. Ninguém o apreciou. c. Durante o protesto, nenhum manifestante falou aos jornalistas. Durante o protesto, nenhum manifestante lhes falou. d. Como preferes a tua sopa? Como a preferes? e. Quando telefonaste à Joana? Quando lhe telefonaste? f. Onde compraram os vossos fatos de treino? Onde os compraram? g. Porque contaste o meu segredo ao Ricardo? Porque lho contaste?