Judaísmo EMRC educação moral e religiosa católica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Advertisements

Diocese de São José do Rio Preto
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Religiões Abraâmicas Judaísmo E.B. 2/3 do Couto Mineiro E..M.R.C
O Judaísmo Afonso Henriques 7ºA EMRC 2011/2012.
O judaísmo Trabalho elaborado por:
O Judaísmo Trabalho realizado por: Daniel Carvalho Azevedo nº6 7ªA
Judaísmo.
O Judaísmo Trabalho elaborado por: Diogo Monteiro Nº8 7ºA
SEPTUAGINTA.
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
LIÇÃO 5 NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO Prof. Lucas Neto.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Bíblia Sagrada.
Celebramos hoje a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o facto já era aceite pela.
Lição 1 para 2 de abril de Ao escrever seu evangelho, Mateus quer nos mostrar:
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
é uma palavra de origem GREGA que significa BIBLIOTECA ou CONJUNTO DE LIVROS.
Judaísmo.
Fenícios /Hebreus / Persas
Índice:  O Cristianismo;  Livro Sagrado;  Templo dos cristãos;  O Fundador do Cristianismo;  Cidade Sagrada;  Calendário litúrgico;  Bibliografia;
C olégio do A mor de D eus Educação Moral e Religiosa Católica UL 2 a universalidade do FENÓMENO RELIGIOSO.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
O fenómeno religioso Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
A grupamento de E scolas de A brigada EMRC Educação Moral e Religiosa Católica A UNIVERSALIDADE DO FENÓMENO RELIGIOSO.
Cristianismo Educação Moral e Religiosa Católica EMRC Colégio do Amor de Deus prof. jj guedes.
UMA AVENTURA NO ANTIGO TESTAMENTO. 1. QUAL O LIVRO MAIS ANTIGO DO A.T.? 2. EM QUE LÍNGUA FOI ESCRITO O A.T.? 3. QUAL A DIVISÃO DO A. T.? 4. COMO POSSO.
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
Judaísmo.
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Pentateuco I Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
Antiguidade Oriental: Persas, Fenícios e Hebreus Prof. Alan.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Yarim Ha’Am Veyokhiakh Shedvaro Vetorato Omdim ירים העם ויוכיח שדברו ותורתו עומדים A Noticia que Abalou ISRAEL pelo Rabino pelo Rabino Yitzhak Kaduri 2014.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Ciclo A Exaltação da Santa CRUZ 14 de Setembro de 2014 Música: Canto bizantino (serena meditação sobre o Mistério da Cruz)
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Livro e Palavra de Deus no meio do povo
II SAMUEL Palavra-chave: “TRANSIÇÃO” a a.C.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
O DISCIPULADO REAL DE JESUS Um convite para seguir um caminho de sensibilidade e intimidade espiritual.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
Organização interna da Bíblia
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Pedagogia de Jesus – parte 1 Programa “mais um pouco” Formação para Escola Dominical Eber Borges da Costa.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Judaísmo EMRC educação moral e religiosa católica Agrupamento de Escolas de Abrigada

00 definição Judaísmo Independentemente do que pensamos da religião, ela é uma realidade estruturante das sociedades, e a compreensão da história da humanidade faz-se tendo em conta a dimensão religiosa. A religião responde aos anseios e às questões fundamentais do ser humano: “quem sou?”, “donde venho?”, “para onde vou?”. Religião é um conjunto de doutrinas, de rituais e de práticas que pretendem estabelecer o contacto entre a divindade e o humano. EMRC Colégio do Amor de Deus

01 génese Abraão Colégio do Amor de Deus Judaísmo embora seja o pai do povo de Israel, assumiu um significado muito mais universal, porque é ponto de referência de três grandes religiões EMRC Colégio do Amor de Deus

01 génese Deus JUDAÍSMO Séc. XIX a.C. Abraão Séc. XIII a.C. Isaac Moisés JUDAÍSMO Jesus Cristo CRISTIANISMO Maomé ISLAMISMO Deus Abraão Isaac Ismael Séc. XIX a.C. Séc. XIII a.C. Séc. I d.C. Séc. VII d.C. EMRC Colégio do Amor de Deus

02 o judaísmo Judaísmo é o nome dado à religião do povo judeu. De acordo com a fé judaica, a revelação do Deus uno e único aconteceu de forma muito concreta através da sua intervenção na história do povo hebreu. EMRC Colégio do Amor de Deus

03 Saber + Judaísmo Judeu é todo aquele que segue os princípios do Judaísmo e é reconhecido como tal pela comunidade judaica. A palavra judeu deriva de Judeia, nome de uma província do antigo território israelita. Ainda que originalmente designasse apenas os habitantes da Judeia, posteriormente passou a designar todos os israelitas, independentemente do seu local de nascimento. A lei judaica considera judeu todo aquele que nasceu de mãe judia ou se converteu ao Judaísmo de acordo com essa mesma lei. Para se converter ao Judaísmo é necessário aderir aos princípios e às tradições judaicas e passar por diversos rituais, nomeadamente a circuncisão. EMRC Colégio do Amor de Deus

03 Saber + continua a ser considerado judeu deixa de ser judeu Assim: Judaísmo continua a ser considerado judeu aquele que deixe de praticar o Judaísmo se transforme num não praticante num judeu que não aceite os princípios da fé e se torne agnóstico ou ateu deixa de ser judeu Aquele que se converter a outra religião, como o Budismo ou o Cristianismo, perde o lugar como membro da comunidade judaica. Assim: como nem todos os portugueses são católicos, assim também nem todos os israelitas são judeus. Actualmente israelita é o cidadão do estado de Israel, cuja capital é Telavive. EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica Judaísmo A cultura judaica actual, moldada por dois mil anos de tradição rabínica, engloba os aspectos da vida das comunidades judaicas, integradas nos diversos povos e culturas. Entre os principais aspectos da cultura judaica podemos realçar: língua vestuário alimentação EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica língua Judaísmo O hebraico, também chama-do Lashon haKodesh (língua sagrada), é o principal idioma do Judaísmo, utilizado como língua litúrgica. Foi reactualizado como um idioma de uso corrente no século XIX e é actualmente a língua oficial do Estado de Israel. No entanto, diversas comunidades judaicas utilizam outros idiomas: O aramaico - língua que Jesus falava. EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica o kippá, o tefilim e o tzitzit. vestuário Judaísmo O Judaísmo possui algumas tradições religiosas e culturais em relação aos trajes, dentre as quais podemos destacar: o kippá, o tefilim e o tzitzit. O Kippá (espécie de chapéu) é o símbolo distintivo usado pelos judeus para manifestar respeito a Deus. EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica vestuário Judaísmo O Tefilin (em hebraico תפילין, com raiz na palavra tefilá, significando "prece") é o nome dado a duas caixinhas de couro, cada qual presa a uma tira de couro de animal, dentro das quais está contido um pergaminho com os quatro trechos da Torah EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica vestuário Judaísmo tzitzit, que se prende ao tallit (espécie de xaile) e é a sua parte mais importante, serve para lembrar os judeus do cumprimento dos Mandamentos; só pode ser usado por homens adultos durante as orações da manhã. EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica Colégio do Amor de Deus alimentação Judaísmo De acordo com a lei mosaica (lei de Moisés) do Livro de Deuteronómio, os judeus dispõem de um código alimentício que lhes permite comer apenas determinados alimentos. Ao conjunto de leis dietéticas do judaísmo dá-se o nome de kashrut. Aos alimentos permitidos pela religião judaica chama-se kosher. Actualmente, os produtos à venda possuem geralmente uma identificação que os estabelece como alimentos kosher. EMRC Colégio do Amor de Deus

04 cultura judaica Colégio do Amor de Deus alimentação Judaísmo Entre os alimentos treif (impróprios, proibidos) podemos nomear: a carne de porco; o camarão; a lagosta; todos os frutos do mar; os peixes que não possuam escamas; a carne com sangue; e qualquer alimento que misture carne e leite. EMRC Colégio do Amor de Deus

05 símbolos Judaísmo A simbologia é um importante legado da sua história que à quatro mil anos vem sendo feita Entre os principais símbolos da cultura judaica podemos destacar: menorah estrela de David mezuzza EMRC Colégio do Amor de Deus

05 símbolos menorah Judaísmo É um dos mais antigos símbolos da fé judaica. É um candelabro com sete braços, que simboliza o Judaísmo e o estado de Israel. A menorah é símbolo da nação de Israel e da sua missão, que é a de ser a luz entre as nações. EMRC Colégio do Amor de Deus

05 símbolos estrela de David Judaísmo De seis pontas feita com dois triângulos equiláteros é símbolo do Judaísmo desde o século XVII d.C. A estrela de seis pontas era o emblema do escudo do grande rei David. A estrela de David é o símbolo da bandeira de Israel. A partir de 1897, passou a ser o emblema do Sionismo. Os dois triângulos perfeitos sugerem a essência dos ideais judaicos: a fé judaica e a sua história. EMRC Colégio do Amor de Deus

05 símbolos mezuzza Judaísmo É uma pequena caixa que contém um rolo de pergaminho com o shema (Dt 6, 4-9; 11:13-21), em que Deus ordena aos fiéis que conservem as palavras de Deus nas suas mentes e nos seus corações. O mezuzza é fixado no umbral de todas casas. Segundo a tradição judaica, sempre que se entra numa casa com um mezuzza à porta, é necessário beijar os dedos e tocar no mezuzza, de forma a mostrar amor e respeito a Deus e aos seus Mandamentos. EMRC Colégio do Amor de Deus

TANAKH (BÍBLIA HEBRAICA) 06 textos sagrados Judaísmo A Torah (le-horot - ensino) é a Escritura mais importante do Judaísmo; é a Lei. Em sentido estrito designa apenas o Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia). TANAKH (BÍBLIA HEBRAICA) Torah (Lei) Neviim (Profetas) Ketuvim (Escritos) Génesis Êxodo Levítico Números Deuteronómio Josué Juízes Samuel Reis Isaías Jeremias Ezequiel Oséias Joel Amós Abdias Jonas Miquéias Naum Habacuc Sofonias Ageu Zacarias Malaquias Salmos Job Provérbios Rute Cântico dos Cânticos Eclesiastes Lamentações Ester Daniel Esdras Neemias Crónicas EMRC Colégio do Amor de Deus

06 textos sagrados Colégio do Amor de Deus Judaísmo grandes textos da tradição Judaísmo Existe uma Torah escrita e uma Torah oral. Esta foi, em parte, passada a escrito na Mishna, posteriormente comentada no Talmude. Segundo a tradição judaica, Deus teria revelado a Moisés não somente as leis de seu povo (Torah) mas também uma série de conhecimentos complementares, a Torah oral, que deveriam ser passados de pais para filhos. Mishna (repetição ou estudo) é o nome dado à compilação da Lei oral, escrita por volta de 200 d.C. Talmude (aprendizagem) é o estudo rigoroso da Torah. Manual que interpreta as leis e as tradições é o fundamento normativo das decisões judaicas. Midrash (interpretação) designa a explicação dos sábios. São comentários e esclarecimentos. EMRC Colégio do Amor de Deus

07 princípios da fé Colégio do Amor de Deus O Judaísmo: — Proclama a existência de um só Deus. — Reconhece a presença e revelação de Deus nos acontecimentos da história. — Baseia-se na Aliança entre Deus e Israel, o povo eleito. — Espera a vinda do Messias e a vida eterna. EMRC Colégio do Amor de Deus

07 princípios da fé Colégio do Amor de Deus Judaísmo mono- teismo Judaísmo O princípio básico do Judaísmo é a unicidade absoluta de Deus — Criador, Omnipotente, Omnisciente, Omnipresente — que influencia todo o universo e que não pode ser limitado nem representado de forma alguma, o que faz da idolatria o pecado mais grave. A afirmação da crença no monoteísmo manifesta-se na profissão de fé judaica conhecida como Shema. EMRC Colégio do Amor de Deus

07 princípios da fé אחד ה-ו-ה-י אלקינו ה-ו-ה-י ישראל שמע shema Judaísmo אחד ה-ו-ה-י אלקינו ה-ו-ה-י ישראל שמע Shema Israel Adonai Elokêinu Adonai Echad Escuta Israel, o Senhor e só ele é o nosso Deus. Dt 6, 4 Ama o Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Que os mandamentos que hoje te dou estejam sempre na tua memória. Ensina-os continuamente aos teus filhos e repete-os, tanto ao deitar como ao levantar, quer estejas em casa, quer vás de viagem. Deves trazê-los no teu braço como um distintivo, na tua testa como emblema. Escreve-os nas ombrei-ras das portas da tua casa. Dt 6, 4-9 EMRC Colégio do Amor de Deus

08 nomes de Deus Judaísmo No Judaísmo, o nome mais importante de Deus é o que conhecemos como tetragrama sagrado: as quatro letras que formam a palavra Yhwh יהוה Yhwh — Aquele que está presente — foi o nome com que Deus se apresentou a Moisés (Ex, 3-14). aramaico hebraico moderno EMRC Colégio do Amor de Deus

08 nomes de Deus Judaísmo Devido à proibição de pronunciar o nome de Deus, por respeito sagrado os judeus substituíam Yhwh por: Adonai (meu Senhor) HaShem (O Nome) El (Elevado) Elohim (Altíssimo) Por causa disso e ainda porque em hebraico não se escreviam as vogais, a sua dicção correcta foi esquecida. Quando se passaram a escrever as vogais, os copistas acrescentaram as vogais de Adonai às consoantes Yhwh, originando a palavra Jeová. Hoje pensa-se que a pronúncia correcta é Yahwéh, mas o que aparece escrito nos manuscritos da Bíblia é Jehováh. saber + EMRC Colégio do Amor de Deus

09 grupos religiosos Fariseus Saduceus Colégio do Amor de Deus Judaísmo Fariseus Grupo religioso constituído por peritos nas Escrituras e na Lei de Moisés, interpretando-as à letra e impondo o seu rigoroso cumprimento. O orgulho e a hipocrisia de alguns fariseus mereceram o olhar crítico de Jesus Cristo. Saduceus Grupo religioso constituído por membros de famílias sacerdotais, cultos e ricos. Só aceitavam o Pentateuco (Torah) e não admitiam a ressurreição nem a existência dos anjos. Tinham poder religioso e político, pelo que eram muito influentes. Alguns eram objecto de crítica por serem duros e arrogantes, mais ciosos do dinheiro do Templo do que do bem do povo. Com a destruição do Templo de Jerusalém a sua função perdeu importância. EMRC Colégio do Amor de Deus

10 resumo Deus(es) Origem Fundador Símbolos mais conhecidos Judaísmo Deus(es) Origem Ano 1200 a.C. Egipto Fundador Javé – “Eu sou Aquele que sou” Moisés Menorah Símbolos mais conhecidos Cruz de David EMRC Colégio do Amor de Deus

10 resumo Templo Doutrina Textos Sagrados Colégio do Amor de Deus Judaísmo Sinagoga Templo Doutrina Fontes da Fé: Libertação, Aliança e Torah; Tábuas da Lei – Os Dez mandamentos: orientação da vida do judeu; Ressurreição; Esperança do Messias Vida judaica: dedicação total a Deus; O rabino, o mestre, é o doutor da Lei, é aquele que a ensina, a comenta e a explica. Textos Sagrados Torah – Pentateuco: Génesis – origens Êxodo – Saída Levítico – livro de culto do serviço religioso Números – legislação Deuteronómio – 2ª Lei Colégio do Amor de Deus EMRC

10 resumo Dia Santo Moral Colégio do Amor de Deus Judaísmo Sábado: Dia de repouso; comemora-se o descanso de Javé, após os seis dias da Criação; Começa na 6ª feira à tarde e acaba no sábado, quando for noite cerrada. Moral Manter-se na Aliança com Deus através da observância dos Dez Mandamentos; Procurar a perfeição. EMRC Colégio do Amor de Deus

11 mapas Judaísmo EMRC Colégio do Amor de Deus

12 EMRC educação moral e religiosa católica Colégio do Amor de Deus bibliografia EMRC educação moral e religiosa católica a) manual do professor e do aluno http://wikipedia.org Google.pt EMRC _ adaptado por Jorge Nogueira Colégio do Amor de Deus