Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

Impacto Ambiental Definição: é a alteração no meio ou em algum de seus
Causas e efeitos das alterações climáticas
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Por : Paola A. Correa de Paula Julho/04
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Gestão Ambiental Aplicada
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Profº LUIS RODRIGO.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
A camada de ozônio é uma “capa” formada pela concentração do gás Ozônio (O3) na atmosfera terrestre.
Aquecimento global e o Efeito estufa
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
4º Ano Professora Alessandra Stock
AQUECIMENTO GLOBAL POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA CIDADE:
Inovações científicas
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Aquecimento Global Trabalho elaborado por: António Amaro nº 3 8ºA
O planeta terra está esquentando
Sumário das mudanças de clima projetadas pelo INPE CCST para o Brasil até final do Século XXI, e dos seus impactos, para um cenário de altas emissões.
Dinâmica da Atmosfera.
Problemas ambientais Resumo
A Questão Ambiental.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Alunos:Eduardo Rodrigo Josué
BIOMAS BRASILEIROS.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Constituição do planeta Terra:
Problemas Ambientais Brasileiros
PROBLEMAS AMBIENTAIS LUCIANO PILATTI 3 ANO.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Biodiversidade compreende, portanto:
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
A questão ambiental no Brasil
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Problemas Ambientais.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Grandes Problemas ambientais
"É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).
Domínios Morfoclimáticos
AQUECIMENTO GLOBAL Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos tão devastadores no planeta como nos últimos anos. A Europa tem sido castigada por.
Aquecimento Global.
RISCOS MISTOS ESQUEMATIZAÇÃO
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
Desmatamento Prof. Regis Romero.
O Efeito Estufa.
Mata Atlântica.
Química ambiental – Problemas ambientais
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA
Patricia Grazinoli EVOLUÇÃO DAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
Natureza e Tecnologia.
MEIO AMBIENTE.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
Fatores de influência climática
Poluição atmosférica.
Diversidade Biológica
O Efeito Estufa.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
Atmosfera.
Importância da biodiversidade animal
Ministério do Meio Ambiente
33 PALESTRA : “O NOSSO MUNDO !” Público Alvo : Ensino Fundamental II.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio 2011

Impactos Ambientais Globais Que afetam a vida de todos no planeta: A destruição da Camada de Ozônio; O Efeito Estufa; A perda da Biodiversidade; Os grandes acidentes Ambientais; A poluição dos Oceanos; Outras questões ambientais relevantes.

Impactos Ambientais Globais Camada de Ozônio: o 2 + O = O 3 Estratosfera ( 15 – 50 Km); Absorve parte da radiação; CFC'S: (Fabricação de espumas e isopor, refrigeração, solventes para limpeza e aerossóis.); Destruição do O3 pelo Cloro+ 25 Km da superfície.

Impactos Ambientais Globais Efeito Estufa: Isolamento térmico natural; Gases estufa naturais: - Dióxido de Carbono → CO2; - Vapor d'água. Aumento acelerado da temperatura média da Terra; Até 2100 aumento entre 0,06ºC e 0,8ºC; Aumento no nível dos Oceanos.

Impactos Ambientais Globais PERDA DA BIODIVERSIDADE Extinção da flora e fauna; 5 a 10 milhões de espécies (1,7 milhões identificados); 74 a 86% vive em florestas tropicais úmidas; 20 a 50% podem ser extintas em um século; Ameaças a reprodução natural.

Impactos Ambientais Globais. Tabela de diversidade e endemismo de espécies de vertebrados de países de megadiversidade, ( Brasil, MMA, 1998), modificado.

Tabela de diversidade e endemismo de espécies de vertebrados de países de megadiversidade, ( Brasil, MMM, 1998), modificado. PAÍS MAMÍFE ROS AVESRÉPTEISANFÍBIOS VERTEBRADOS EXCLUÍDOS OS PEIXES PEIXES DE ÁGUA DOCE BRASIL524 (151)1822(>191)468 (172)517 (294)3131 (788)>3000 ÁFRICA DO SUL 247 (27)774 (7)299 (76)95 (36)1415 (146)153 COLÔMBI A 456 (28)1815(>148)520 (97)583 (367)3374 (634)> 1500 INDONÉSI A 515 (201)1531 (397)511 (150)270 (100)2827 (848)1400 EUA426 (101)788 (71)251 (90)194 (126)1651 (388)790 VENEZUE LA 288 (11)1360 (45)293 (57)204 (76)2145 (189)1250

Impactos Ambientais Globais DESASTRES AMBIENTAIS:  Impactos na flora e fauna;  Perdas sociais e econômicas.

Impactos Ambientais Globais POLUÍÇÃO DOS MARES No Canal Príncipe William, no Alasca, em abril de 1989, depois que o petroleiro Exxon Valdez encalhou a cerca de 25 milhas de Valdez, contaminando a água e as praias e matando muitos peixes e outros animais. O petroleiro Exxon Valdez derramou sua carga em 1989, causando danos imensos a uma grande área no litoral do Alasca. O petroleiro Exxon Valdez O petroleiro Exxon Valdez

POLUÍÇÃO DOS MARES

POLUÍÇÃO DOS MARES:   Águas poluídas escoam para o mar;   Declínio das zonas pesqueiras;   t de Óleo no mar/ano;   Entre 1967 e foram lançados t de resíduos radioativos.

Impactos Ambientais Globais Uma ave coberta por óleo está entre as vítimas no Canal Príncipe William, no Alasca, em abril de 1989, depois que o petroleiro Exxon Valdez encalhou a cerca de 25 milhas de Valdez, contaminando a água e as praias e matando muitos peixes e outros animais.

Impactos Ambientais Globais CRESCIMENTO POPULACIONAL É a mudança positiva do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo.(Wikipédia,2008)

Impactos Ambientais Globais Taxas Elevadas de densidades demográficas: Sudeste Brasileiro Nordeste dos Estados Unidos. Leste da China Sul da África. De acordo com a ONU: 6,3 bilhões de pessoas. Dessas, mais de 75% vivem em países subdesenvolvidos e com menos de dois dólares por dia, 22% são analfabetos. A China é atualmente o país mais populoso do mundo com milhões de habitantes. Por apresentar uma taxa de natalidade baixa será superada em 2050 pela Índia, que atingirá os milhões.

Impactos Ambientais Globais CRESCIMENTO POPULACIONAL

Questões ambientais nacionais O Brasil apresenta características próprias: - -dimensão continental - -grandes variações em latitude e longitude - -Mosaico de tipos de solo - -Relevo diversificado - -Climas variando de úmido a semiárido - -Grandes ecossistemas - -Heterogeneidade cultural - -Abriga 60% da Floresta Amazônica

Preocupações Nacionais: As alterações climáticas Os riscos à biodiversidade e a extinção das espécies A destruição da Camada de Ozônio A poluição dos mares e outros ecossistemas costeiros O desmatamento das florestas tropicais e outros importantes biomas Insuficientes sistemas de saneamento básico Perda de solo agricultável Desertificação do semi- árido

Exercício Trabalho em equipe: Percepção das questões ambientais Quais são as 3 questões ambientais mais importantes ? 1-No seu ambiente de trabalho? 2- Na sua quadra ou condomínio? 3-Na sua cidade?

Obrigada !