Ciclo C Domingo da Paixão e de Ramos Domingo da Paixão e de Ramos 20 de Março 2016 Procissão de Ramos do Monte das Oliveiras para Jerusalém. Música: “Onde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
João 6, º Domingo do Tempo Comum –B- 2 agosto 2009
Advertisements

5 de Abril de 2009 Domingo de Ramos Judeus diante do Muro Ocidental, orando em dia de festa Música: Cântico bizantino da Semana Santa.
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
Ezequiel 37,1-14 Naqueles dias, a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
CRISTO, NOSSA PÁSCOA PARA SEMPRE
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
O AMOR SACRIFICIAL.
29 de Março de 2015 Domingo de Ramos na Paixão do Senhor Domingo de Ramos na Paixão do Senhor Judeus orando, num dia festivo, diante do Muro Oriental.
Santa Maria, Mãe de Deus Salvé, Santa Mãe, que destes à luz
1.
Meditemos escutando “Comi o Teu Corpo” (7’) da Paixão de Bach Tarraco séc.XIII SEMANA SANTA.
“Na abertura da Semana Santa, a entrada triunfante de Jesus constitui o ponto alto de toda a quarta parte do Evangelho, polarizada pela subida de Jesus.
Domingo de Páscoa Ressurreição do Senhor Domingo de Páscoa Ressurreição do Senhor 5 de Abril de 2015 Música: “Cristo Ressuscitou” da liturgia maronita.
Salmos, cap 117 e 118 Louvor a Deus, o Senhor LEIA A BÍBLIA
Súplica e confiança Salmo 86 Bíblia Viva Salmo de Davi.
Começa o Ciclo C Domingo I do Advento 29 de Novembro de 2015 Música: Kyrie de Natal do séc. XII Juízo final de Giotto.
Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais ( milagres ) que não estão escritos neste livro. João 20:30.
Ciclo C 17 de Janeiro de 2016 Domingo Segundo do Tempo Comum Música: Salmo 95 “Cantabo Domino” Capela antiga de Munique Imagens das muralhas de Jerusalém.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
Ciclo C Terceiro domingo da Páscoa 10 de Abril 2016 MÚSICA: “Cântico dos cânticos” Sinagoga hebraica Foto: Para o lugar onde se reunia o sinédrio.
Ciclo C Domingo sétimo da Páscoa Ascensão do Senhor Domingo sétimo da Páscoa Ascensão do Senhor 8 de Maio de 2016 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Música: “Agnus Dei” gregoriano 29 de Abril de 2012 Domingo IV da PÁSCOA Ciclo B.
Ciclo C Quinto domingo da Quaresma Quinto domingo da Quaresma 13 de Março 2016 Música: Salmo “Para ti elevo os olhos” Sinagoga hebraica (2’16) Deserto.
Ciclo C Quinto domingo da Páscoa 24 de Abril 2016 Música: “Lux fulgebit” do cristianismo oriental (séc. V) Antioquia, novo centro de expansão do cristianismo.
17 Abril 2016 Testemunhas da Ressurreição (Cúpula do S.to Sepulcro. Anástasis) Quarto domingo da Páscoa Música: Salmo que evoca a alegria de ser ovelhas.
Ciclo A Domingo V da QUARESMA Domingo V da QUARESMA 6 de Abril de 2014 Música: Aleluia da Liturgia das Gálias.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Ciclo C Sexto Domingo da Páscoa 1 de Maio 2016 Música: “Resonemus” (3’24) da Liturgia Cristã primitiva Antioquia, primeira cidade cristã.
Cicle C Primeiro domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade Primeiro domingo depois do Pentecostes A Santíssima Trindade 22 de Maio de 2016 Música:
Quinta-feira Santa 2016 Restos da Cidade de Tânis, com faraó vencido Música: Cântico oriental da Semana Santa.
“Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos. Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos.
"Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída" Provérbios
”O Senhor Deus diz: “Povo de Israel, lembre disto! Não esqueça que você é o meu servo. Eu o criei para que me servisse e nunca esquecerei...
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
Ciclo C VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor 9 de Maio de 2013 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Ciclo C Domingo de PENTECOSTES Domingo de PENTECOSTES 15 de Maio de 2016 Melodia bizantina “3ª Estância Pascal”
Ciclo A Exaltação da Santa CRUZ 14 de Setembro de 2014 Música: Canto bizantino (serena meditação sobre o Mistério da Cruz)
Sexta-feira Santa Paixão do Senhor 2016 Sexta-feira Santa Paixão do Senhor 2016 Entrada de Jesus em Jerusalém. Retábulo séc. XII. S.to André de Sagàs.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
Ciclo A Domingo III da Quaresma 23 de Março de 2014 Música: Liturgia Melquita séc. IV.
Relacionamentos são penosos, relacionamentos são maravilhosos
XVII Domingo Do Tempo Comum –C- XVII Domingo Do Tempo Comum –C- 28 de Julho de 2013 Música: Prece ao Deus de Israel (Sinagoga hebraica)
“Como é feliz quem teme ao Senhor, quem anda em seus caminhos
Ciclo A Domingo da Sagrada Família Domingo da Sagrada Família Ano 2010 Música: “A glória do Natal” da Liturgia Maronita cantada por Sor Marie Keyrouz.
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1.12.
18 de Março de 2012 Domingo IV da Quaresma Domingo IV da Quaresma Música: “Jesus expira“ liturgia maronita.
Ciclo C Domingo de Ramos 24 de Março de 2013 Procissão de Ramos no Monte das Oliveiras, a caminho de Jerusalém. Música: Paixão de Bach.
Ciclo C II Domingo da Quarema 24 de Fevereiro de 2013 A “Música calada” (1’48) de Mompou faz-nos sentir que Jesus nos “ilumina e nos salva” (Sal 26)
Ciclo C IV Domingo da Páscoa 21 de Abril de 2013 Imagens das montanhas de Montserrat, cedidas pelo fotógrafo Jaume Balanyà Música: Salmo que evoca a alegria.
Ciclo A Domingo IV da PÁSCOA Domingo IV da PÁSCOA 15 de de de Maio de 2011 Música: Salmo 22- Sinagoga Hebraica.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
Ciclo C V Domingo do Tempo Comum 10 de Fevereiro de 2013 Transição manual Música Judaica safardita “Columbae simplicitas”
Ciclo B Música: Cantigas 7 de Outubro 2012 Domingo XXVll do Tempo Comum Domingo XXVll do Tempo Comum.
Ciclo C Ciclo C Domingo XXVIII do Tempo Comum Domingo XXVIII do Tempo Comum 13 de Outubro de de Outubro de 2013 Música: oração sefardita Música:
Ciclo C Domingo 21 Tempo Comum 25 de Agosto de 2013 Música: Liturgia Melquita de S. João Crisóstomo séc.IV (4’36)
MATEUS 20 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou.
Ciclo C Domingo XII do Tempo Comum Domingo XII do Tempo Comum 19 de Junho de 2016 “Cantate Domino” A. Pärt Planície de Meguido.
Música: “Estarei a teu lado” Paixão de Bach
Santíssima Trindade 16 de Junho 2019 Cume de Keryat Jearim
Transcrição da apresentação:

Ciclo C Domingo da Paixão e de Ramos Domingo da Paixão e de Ramos 20 de Março 2016 Procissão de Ramos do Monte das Oliveiras para Jerusalém. Música: “Onde queres que preparemos a Ceia?” Paixão de Bach

À esquerda do cimo do Monte das Oliveiras, há o caminho que vem de Betânia, desce até ao lado da Basílica de Getsémani, e entra na Cidade. Lucas 19,28-40 Naquele tempo, Jesus seguia à frente dos seus discípulos, subindo para Jerusalém. Quando Se aproximou de Betfagé e de Betânia, perto do Monte das Oliveiras, enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à povoação que está em frente e, ao entrardes nela, encontrareis um jumentinho preso, que ainda ninguém mon- tou. Soltai-o e trazei-o. Se alguém perguntar porque o soltais, respondereis: ‘O Senhor precisa dele’». Os enviados partiram e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. Quando estavam a soltar o jumentinho, os donos perguntaram: «Por- que soltais o jumentinho?». Eles responderam: «O Senhor precisa dele». Então levaram a Jesus e, lançando as capas sobre o jumentinho, fizeram montar Jesus. Enquanto Jesus caminhava, o povo estendia as suas capas no caminho. Estando já próximo da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos come- çou a louvar alegremente a Deus em alta voz por todos os milagres que tinham visto, dizendo: «Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. Paz no Céu e glória nas alturas!». Alguns fariseus disseram a Jesus, do meio da multidão: «Mestre, repreende os teus discípulos». Mas Jesus respondeu: «Eu vos digo: se eles se calarem, clamarão as pedras».

PROCISSÃO Hossana ao Filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel. Hosana no céu. H. Flandrin séc. XIX

MISSA DA PAIXÃO -Na primeira leitura (3º canto do Servo) ele, apesar de ser declarado INOCENTE por Deus, apresenta a sua face diante dos insultos e dos que cuspiam. -O salmo 21 é a prece sincera, que este Servo massacrado dirige a Deus. -Na segunda leitura, S. Paulo refere-nos a GRANDE OBRA deste Servo: rebaixa-se, faz-se obediente até à morte de Cruz e, por isso, Deus o exalta. -Na Paixão segundo Lucas, Jesus é o INOCENTE (declara-o o Centurião junto à Cruz) que morre para dar-nos a TODOS a Vida, começando pelo ladrão que tem ao lado. Imagens da viga pintada do Museu de Arte românica da Catalunha (Anónimo, séc. XII)

Isaías 50, 4-7 O Senhor deu-me a graça de falar como discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Todas as manhãs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discípulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam, e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rostro dos que me insultavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio, e, por isso, não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra, e sei que não ficarei desiludido. Ofereci as costas àqueles que me batiam

SALMO 21 Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Todos os que me vêem escarnecem de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça: «Confiou no Senhor, Ele que o livre, Ele que o salve, se é seu amigo». O beijo de Judas

Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Matilhas de cães me rodearam, cercou-me um bando de malfeitores. Trespassaram as minhas mãos e os meus pés, posso contar todos os meus ossos. Jesus levando a Cruz

Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Repartiram entre si as minhas vestes, e deitaram sortes sobre a minha túnica. Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim, sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me. Repartiram entre si as minhas vestes, e deitaram sortes sobre a minha túnica. Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim, sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me. Jesus na Cruz com José, Maria, e as mulheres

Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? Hei-de falar do vosso nome aos meus irmãos, hei-de louvar-Vos no meio da assembleia. Vós, que temeis o Senhor, louvai-O, glorificai-O, vós todos os filhos de Jacob, reverenciai-O, vós todos os filhos de Israel. Tristeza de João

Filipenses 2, 6-11 Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Obediente até aceitar a morte

ACLAMAÇÃO Fl 2,6-11 Cristo obedeceu até à morte, e morte de cruz. Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes. Grupo central (detalhe)

Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas. Lucas 22, , 56

«Eternamente lhe assegurei o meu favor, e a minha ALIANÇA com ele será fiel». Salmo 88, 29

Original: Joan Ramirez (+) Imagens, leituras, música, comentários (versão catalã e castelhana): Regina Goberna, em colaboração com Àngel Casas Tradução para inglês: Vivian Townsend Tradução para italiano: Ramon Julià Tradução para euskera (basco): Periko Alkain Tradução para português: José Manuel Marques Pereira Tradução para francês: Àngel Casas Tradução para holandês: Ben Van Vossel Vídeo: Esther Lozano Monjas de S. Benito de Montserrat