DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João 16.1-24 Presb. Josimar Santos Rosa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
que tira o pecado do mundo
Advertisements

“No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus, Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio.
Desde a Criação ao Pentecostes
Nosso Senhor Jesus Cristo Música: Salmo 109 (H. Schütz)
Ao Único Aline Barros.
TEMAS BÍBLICOS.
Assunção de Maria.
Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Iniciar Concurso Leituras da Semana: Reavivados por Sua Palavra – Atos 02 a 08.
LIÇÃO 13 – A IGREJA DO SÉCULO 21 Prof. Lucas Neto.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
Celebramos hoje a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o facto já era aceite pela.
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A Vida Segundo o Espírito Professor: Erberson R. Pinheiro dos Santos Lição 7.
A VITÓRIA QUE DEUS NOS DÁ SOBRE O PECADO. Pr. Davi Oliveira Boa Sorte.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
1- Bíblico Oriental 2- A Ocidental.
encontros com meu amigo jesus
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
Mateus Está dividida em duas partes: 1. Glória do Pai – vs Necessidades das Pessoas – vs Oração do Pai Nosso.
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Jeremias, do começo ao fim
RavenaBatistérioNeoniano(mosaico) (séc. V). Três experiências humanas fundamentais A água destrói, é perigosa, origem de morte, dá medo.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Música: “Xemá Israel” Domingo XXIII do Tempo Comum Domingo XXIII do Tempo Comum 4 de Setembro de 2011 Ciclo A.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
Ciclo C VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor VII Domingo da Páscoa A Ascensão do Senhor 9 de Maio de 2013 Música: Jesus ressuscitou das trevas.
Ciclo A Exaltação da Santa CRUZ 14 de Setembro de 2014 Música: Canto bizantino (serena meditação sobre o Mistério da Cruz)
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
O sepulcro está vazio de Jesus. O sepulcro está vazio de Jesus. Estou eu cheio de Jesus? Estou eu cheio de Jesus?
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 – O Ano da Adoração Salmos de Adoração Professor 1: Rev. Geraldo Ferreira da Silva Professor 2: Pb. Walter Eustáquio Ribeiro Professor.
Creio no Espírito Santo 17 GIAQUINTO, Corrado O Espírito Santo Cerca de 1750 Colecção privada.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
20/06/07 Ministério Jovem Fp378. ARREPENDIMENTO  No Novo Testamento a Palavra para ARREPENDIMENTO é metanoeo que em tradução literal seria: MUDAR A MENTE.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
O DISCIPULADO REAL DE JESUS Um convite para seguir um caminho de sensibilidade e intimidade espiritual.
Ciclo A Domingo V da PÁSCOA Domingo V da PÁSCOA 18 de maio de 2014 Música: Prece sefardita.
LIÇÃO 12 – COSMOVISÃO MISSIONÁRIA Prof. Lucas Neto.
Cristologia Aula 8 Mediador e cabeça 1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides)
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
Disciplina na Igreja.
Orações do Padre Carlos Démia. “Ó Espírito Santo, luz da Igreja, enviado do céu por Jesus, para nos ensinar as verdades eternas. Disponde nosso coração.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.” Efésios 6.10.
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
ATOS DOS APÓSTOLOS Permanecei em Jerusalém até que sejam revestidos de poder.
Escola Bíblica Dominical
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Ciclo C Ciclo C Domingo XXVIII do Tempo Comum Domingo XXVIII do Tempo Comum 13 de Outubro de de Outubro de 2013 Música: oração sefardita Música:
50º. DIA APÓS A PÁSCOA7ª. SEMANA = FESTA DAS SEMANAS50º. DIA APÓS OS 10 MANDAMENTOSDESCIDA DO ESPIRITO SANTO.
Transcrição da apresentação:

DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa

1. Introdução 1.1- Jesus Cristo sendo verdadeiramente Deus e homem, realizou uma grande obra para assegurar a nossa salvação Na condição de profeta promoveu a revelação completa de Deus, com a manifestação plena da vontade sobre nossas vidas Como sacerdote ofereceu-se como sacrifício por nós e com o seu sangue purificou-nos de todo o pecado Sendo rei, Jesus nos chamou através da Palavra, para fazer parte do seu corpo – que é a igreja Pela obra do Espírito Santo em nós, o objetivo da salvação se concretiza com o nascimento do novo homem, segundo o coração de Deus.

2. Panorama bíblico 2.1- Prenúncio – O curto tempo de ministério terreno do Filho não permitiu revelar todo o plano do Pai, porém a continuidade da revelação passaria a ser obra do Espírito Santo. (v. 12) 2.2- Desvendamento – Jesus é a personificação da verdade e a verdade que o Espírito irá revelar não acrescenta nada além da verdade que está em Jesus. (v. 13) 2.3- Glorificação – Como o Filho glorificou o Pai com seu trabalho na terra, o Espírito glorificará o Filho com a sua vinda, completando assim os mais elevados planos do Pai. (v. 14)

F. F. Bruce E como o Pai lhe deu “todas as coisas” (13.3), o que o Espírito revela aos discípulos é tudo quanto o Pai tem. Ao tomar conhecimento o Filho, o Espírito ao mesmo tempo torna conhecido o Pai que é revelado no Filho.

3. Espírito Santo no Antigo Testamento 3.1- Tem presença e atuação extensiva na história da humanidade desde a criação, com notórios registros nos grandes feitos de Deus, frente a diminuta capacidade do homem No contexto bíblico do Antigo Testamento, o Espírito Santo era dado para pessoas especiais, que se valeram para o exercício de missões especiais, com possibilidade de perda O Espírito Santo falou através dos profetas, inspirou os escritores das Sagradas Escrituras e no dia de Pentecostes veio para ficar em definitivo com o povo de Deus.

A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. (Gênesis 1.2)

4. Espírito Santo no Ministério de Jesus 4.1- Exerceu uma papel de considerável importância na vida de Jesus, a partir do momento em que foi gerado no ventre de Maria Como precursor de Jesus, João Batista cheio do Espírito Santo, preparou o caminho que haveria de ser trilhado pelo Mestre O Espírito Santo agiu e sempre agirá em função do plano da redenção, presente na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita. (Romanos 8.11)

5. Espírito Santo na Vida dos Apóstolos O Espírito Santo atuou sobre a vida dos apóstolos, antes do Dia de Pentecostes, de forma bem semelhante aos registros no Antigo Testamento A promessa feita por Jesus aos seus seguidores, sobre o envio do Consolador foi notável, pois a presença do Espírito Santo não era ainda dádiva permanente Com a glorificação de Jesus o Espírito Santo passou a habitar constantemente com os apóstolos, porém antes Jesus Cristo precisou ir para junto do Pai.

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. (João 16.7)

6. Espírito Santo no Pentecostes O Dia de Pentecostes trouxe um marco singular, a presença para sempre do Espírito Santo com os servos do Senhor Jesus Cristo, que tornaram-se cheios do seu poder. 6.2 – Um dia especial para os judeus, Jerusalém estava repleta de pessoas de diferentes países, grande convergência para o local onde estavam os apóstolos Com o advento de Pentecostes estava inaugurada uma nova era da salvação, todos podiam ouvir sobre as grandezas de Deus em sua própria língua.

...mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. (Atos 1.8)

John Piper A ação de Cristo em favor da glória de Deus leva inevitavelmente à conclusão de que o propósito de Deus para o seu povo recém-redimido, a igreja, é que o objetivo da nossa vida seja glorificar a Deus.

7. Aplicação 7.1- Espírito Santo veio para aplicar em nós a obra perfeita e completa que Cristo fez por nós O Espírito Santo é Deus, mas no processo da redenção ele não chama a atenção para a sua pessoa, nem para a sua obra, ele atua em função da obra feita por Jesus Cristo A obra do Espírito Santo se estabelece em nos convencer do pecado, não contempla apenas ao incrédulo, mas também ao crente e à igreja, ensinando, corrigindo e guiando na verdade.

Ao único (Bené Gomes) Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei eterno imortal, invisível mas real A ele ministramos o louvor Coroado estás, ó rei Jesus Coroado estás, ó rei Jesus Adoramos o teu nome Nos rendemos aos teus pés Consagramos todo nosso ser a ti

Muito Obrigado! Fim