Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I GUERRA MUNDIAL
Advertisements

Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES COM UTILIZAÇÃO DE IMAGENS[1][1] TEMA/ASSUNTO: As democracias liberais e burguesas contemporâneas. AS ALTERAÇÕES NA ESTRUTURA.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
CONFLITOS E TENSÕES EUROPA.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
O SEGUNDO REINADO( ) CAP. 25. CONTEXTO EUROPEU Alinhamento cultural e ideológico em relação à Inglaterra –Europa envolvida pela Segunda Revolução.
Amaury Gremaud HEG II A Primeira Guerra Mundial. Estou convencido, como muitos outros, que o grande ponto de mutação da história econômica moderna, aquele.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PARTE I Natania A S Nogueira
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
Movimento populacional de Portugal para o Brasil; Segundo grupo que mais povoou o Brasil; Deixaram profundas heranças para a cultura e etnicidade do povo.
Ascensão do Cinema Mudo Americano Quais os motivos políticos? Quem foram seus principais artistas?
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
II Guerra Mundial
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO. A SITUAÇÃO ECONÓMICA CAUSAS DA CRISE ECONÓMICA Abandono das activi- dades produtivas e hábitos de luxo Naufrágios e ataques.
I Guerra Mundial em imagens. Mapa da Europa antes da Guerra.
A União Ibérica. Regresso ao Norte de África Crise do Império do Oriente  Viragem para o Norte de África Marrocos estava mais próximo, tinha menos riscos.
Primeira Guerra Mundial
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
FASCISMO NA EUROPA “ assim como o corpo humano funciona com órgãos principais e secundários, assim funciona a sociedade, com órgãos superiores e inferiores.
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. IMPERIALISMO.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
O Fim do Regime Monárquico e a Primeira República- Final do século XIX Prof. Alan.
A Civilização Romana – parte 1
A Primeira Guerra Mundial
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
R EVOLUÇÃO R USSA. Império Russo 170 milhões de pessoas. 50% pessoas de outras nacionalidades. Vasto território – da Europa a Ásia Opressão do Czar –
 1918 á 1939  PERÍODO ENTRE GUERRAS Alunas: Blenda Santos; Maria Julyanna Moraes Série: 9º ano “D”
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
URBANIZAÇÃO E ECONOMIA DO LESTE EUROPEU
Segunda Guerra Mundial
IDADE CONTEMPORÂNEA – SÉCULO XX Prof. Iair I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) 1 - Antecedentes/causas: Disputas imperialistas; Rivalidades.
Alemanha – a grande potência econômica da Europa
REGIÃO NORTE.
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
O mundo subdesenvolvido. Origens do subdesenvolvimento O Neocolonialismo Durante o século XIX, principalmente em sua 2ª metade, desenvolveu- se um processo.
AULA 5 O CAPITALISMO INDUSTRIAL E A PROBLEMÁTICA URBANA Gustavo Rodrigues Lemos – EPUFABC 2016.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
A 1º Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial ( )
1 - Antecedentes/causas:
Primeira Guerra Mundial
1 - Antecedentes/causas:
A 1ª Guerra Mundial e o colapso da 2ª Internacional.
A Primeira Guerra Mundial Parte Final
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
Transcrição da apresentação:

Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Prof. Alan

Porém.... Tensões Internas e Externas 1- Disputas imperialistas por colônias e mercados 2- Descontentamento do operariado urbano (exploração de trabalho) 3- Regiões problemáticas na Europa ( ex: Península Balcânica) e conflitos isolados 4- A questão do Nacionalismo

Final do século XIX e início do XX... Inglaterra se mostrava como a grande potência imperialista (Pax Britannica). x Alemanha !! = Vivia um grande desenvolvimento industrial e buscava expandir sua empresa industrial.

A questão do Nacionalismo No dicionário: ideologia de exaltação da pátria e de valorização do Estado. Ideia de pertencimento a uma comunidade nacional. No contexto do final do século XIX e início do século XX: cada país se sentia mais forte e importante que os demais, e esse sentimento acabou sendo compartilhado por todas as camadas sociais. Consequência: As disputas econômicas por novos mercados somaram-se às rivalidades movidas pelo nacionalismo. Podemos até dizer que o interesse econômico imperialista se confundiu com a ideia de nacionalismo.

Nacionalismo na Europa: consolidação e confronto Revanchismo Francês: a França havia entrado em combate contra os alemães em 1870. Com a derrota, criou-se um desejo de revanche e retomada das regiões perdidas. X Pan-Germanismo: união entre os povos de língua e cultura alemã. Proposta da Alemanha e Império Austro-Húngaro Pan-Eslavismo: união entre os povos de língua e cultura eslava. Proposta da Rússia e Sérvia. Existiam vários povos de cultura eslava dentro do Império Austro-Húngaro e do Império Turco Otomano.

Reflexão: ontem e hoje O que é Xenofobia?

Conflitos anteriores à Primeira Guerra: “testes para um combate maior” França X Alemanha (1905 e 1907): disputa pelo Marrocos, no norte da África. França X Itália (1881): disputa pela Tunísia, também no norte da África. Península Balcânica (final do XIX e início do XX): disputas entre a Rússia e a Áustria na região, por controle e influência política. Esse confronto foi determinante para a eclosão da Guerra.

Sistema de Alianças na Europa Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. Tríplice Aliança: Alemanha, Áustria e Itália OBS: Paz Armada ?

Com a partilha afro-asiática do século XIX, completara-se a divisão do mundo em áreas de influência. Os diversos estados industrializados, sempre em busca de expansão, produziam sucessivos conflitos de interesses: o capitalismo havia criado tal situação que o armamentismo crescente acabou sendo um desdobramento lógico. A rivalidade anglo-germânica era a mais visível e subordinava as demais disputas, gerando um sistema de alianças que acabou precipitando a guerra.

Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Grande avanço alemão na Europa= Plano Schlieffen. Guerra de Trincheiras com alistamento obrigatório. Mobilização econômica para a indústria bélica. 1917 Tratado de Brest-Litovsk: Rússia sai da Guerra

Resultados.... Vitória da Tríplice Entente Tratado de Versalhes (1919): Alemanha vista como culpada pela guerra perdeu territórios (Alsácia e Lorena); perca de todas as colônias; dívida de 30 bilhões de dólares como indenização de guerra; desmilitarização de suas fronteiras e redução drástica de seu exército e marinha.

A guerra teve consequências econômicas profundas. Dos 60 milhões de soldados europeus que foram mobilizados entre os anos de 1914 e 1918, 8 milhões foram mortos, 7 milhões foram incapacitados de maneira permanente e 15 milhões ficaram gravemente feridos. A Alemanha perdeu 15,1% de sua população masculina ativa, a Áustria-Hungria perdeu 17,1% e a França perdeu 10,5%. Na Alemanha, as mortes de civis foram 474 mil superiores do que em tempo de paz, em grande parte devido à escassez de alimentos e desnutrição que enfraqueceu a resistência às doenças.