CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISPUTAS EUROPÉIAS E SUAS REPERCUSSÕES NO BRASIL
Advertisements

Independência da América Latina
História do Paraguai Nomes: Lucas Perim Cazaroto n°:21
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A EXPANSÃO TERRITORIAL E OS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: POLÍTICA EXTERNA DO SEGUNDO IMPÉRIO.
Primeira Guerra Mundial
Revisão para prova Conteúdos: A independência das Américas inglesa e espanhola; O processo de independência da América portuguesa; O governo de D. Pedro.
GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.
Segundo Reinado: Política Externa.
Segundo Reinado: Política Externa.
O Segundo Reinado ( ) D. Pedro II.
América Latina Unidade e diversidade.
Segundo Império Golpe da Maioridade (1840).
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
DOM PEDRO II Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Antecedentes D. Pedro II havia garantido a unidade do Império e lutava para exercer influência no sul da América Latina. Por quê? Para controlar a navegação.
SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Entre o Caribe e os Andes
SEGUNDO REINADO ( ).
RELAÇÃO BRASIL/ARGENTINA
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
2ª Guerra Mundial.
A GUERRA DO PARAGUAI.
A Política do Segundo Reinado 1 - Introdução
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Segundo Reinado Política Externa.
Segundo Reinado no Brasil ( )
Política no Segundo Reinado
Segundo Reinado: Situação externa e crise do império
Política Externa no Segundo Reinado
A Guerra do Paraguai.
Causas e consequências
Paraguai Fernanda Costa – 7 Isabella Lupinari – 14 8°A.
GUERRA DO PARAGUAI Ana Laura Gurgel Nakamura Camila Moreira Barbosa
A consolidação do Império no Brasil
U RUGUAI História E GEOGRAFIA Guilherme Abrahabibs 11° Gabriel Alencar Diáz 8° Caio vinícius pesseti 29°
América Platina.
Independência da América Espanhola
O que de fato aconteceu? A GUERRA DO PARAGUAI
A Era Napoleônica ( ).
Segundo Reinado (1840 – 1889).
Segundo Reinado (política interna e modernização)
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA OBJETIVOS.
Guerra do Paraguai Guerra do Paraguai
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
Segundo Reinado (política interna e modernização)
A Vinda da Família Real para o Brasil
Segundo Reinado (1840 – 1889) Profª Cristina Misutani
GUERRA DO PARAGUAI 22/04/2017
As Independências da América Latina
Segundo Império A consolidação de um modelo de Estado para o Brasil
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
O SEGUNDO REINADO.
Cap Crise do 2º Reinado.
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
Período Joanino Dom João VI 1808 a 1821 Fuga de Portugal por causa da invasão napoleônica Volta a Portugal por ocasião da Revolta Liberal do Porto.
Política externa do Império e Guerra do Paraguai 1. A formação da Nação: antecedentes. 2. Três grandes eixos da política externa do Império. 2.1 Estabelecimento.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
 Golpe da maioridade (184)  Bipartidarismo  Parlamentarismo ( 1847)  Movimentos sociais – Revolta dos Liberais e Praieira. POLÍTICA.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Guerra do Paraguai.
A Primeira Guerra Mundial
O 2º REINADO B) POLÍTICA EXTERNA: Conflitos platinos:
Independência do Paraguai. Crise em relação à Argentina após o Paraguai ter deixado de ser uma intendência e se tornado parte do Vice-Reinado do Rio da.
Brasil Império: Período Regencial( ) e Segundo Reinado ( ) Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia Barreiros, 2016.
 Até 1620 o balanço do governo filipino é positivo pois registou-se uma melhoria na situação económica e na defesa do império.  A partir de 1620 o governo.
II REINADO (1840/1889)‏ Quadro Político Partido Conservador
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA POLÍTICA EXTERNA Manutenção de uma política de acomodação com os interesses da Inglaterra; Dependência econômica e fonte de empréstimos; Constantes choques políticos e militares com os paise4s platinos. A QUESTÃO CHRISTIE ( ) Principal incidente diplomático que ocorreu durante o segundo reinado foi com a Inglaterra ; Embaixador inglês no Brasil Willian Christie;

Desaparecimento de um navio inglês que naufragou em 1861 na costa do RS; Três oficiais da marinha inglesa foram presos; As medidas de Christie foram descabidas a ponto de provocar o rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Inglaterra. Pedido de desculpas pelo governo inglês em OS CONFLITOS NA REGIÃO PLATINA Durante o sec. XIX todas as guerras externas realizadas pelo Brasil concentrou na área platina; Área de disputa territorial desde o período colonial entre Espanha e Portugal; Importância dos rios da bacia Platina;

Outras nações como EUA, França e principalmente a Inglaterra também tinham interesse; Unidade territorial constantemente ameaçada por províncias que queriam se tornar independentes; Importância dos conflitos platinos- ver o pais visinho enfraquecido; Essas circunstâncias ocasionou as quarto guerras em que o Brasil envolveu durante o segundo Reinado; AS GUERRAS CONTRA ORIBE, ROSAS E AGUIRRE Interesse do Brasil e da Argentina em controlar a política do Uruguai;

Partidos uruguaios - Blancos (argentina) e os colorados ( Brasil); Oribe (governava o Uruguai) apoiado por Rosas (presidente da Argentina); Apoiado pelo Brasil O General Urquiza depôs Oribe e colocou os colorados no poder... Mais tarde Urquisa expulsou Rosas do governo; Doze anos mais tarde, 1864, novo ataque brasileiro ao Uruguais... Agora brasileiros e argentinos apoiava o chefe colorado, general Flores, que se revoltara contra o blanco Aguirre (presidente uruguaio).

Governo de Montevidéu e Assunção; GUERRA DO PARAGUAI ( ) Governo do Paraguai (Solano López) No 1º ano envolveu apenas Brasil e Paraguai; Tríplice aliança – Brasil Argentina e Uruguai; Causas da Guerra Em meados do século XIX, o padrão de vida médio do povo paraguaio superava qualquer outro da America do Sul; O país não tinha divida externa;

Suas riquezas não eram exploradas por países estrangeiros; Com recursos próprios tinha iniciado uma pequena e promissora industrialização; A prosperidade e a independência econômica do Paraguai inquietavam alguns dos países visinhos e algumas potencias estrangeiras; A Argentina e o Brasil ambicionavam parte do território do Paraguai; OPERAÇÕES MILITARES 1ª fase – 11/1864 a 12/1865 – conflito no territorio brasileiro e argentino; 2ª fase – 01/1866 a 01/1868 – território paraguaio;

3ª fase – 01/1868 a 01/1869 – ocupação de Assunção pelas tropas brasileiras. 4ª fase – 01/1869 a 03/1870 – o exercito paraguaio foi destruído; Consequências da Guerra Paraguai perdeu 150 mil Km² de seu território para o Brasil e a Argentina; Entradas de estrangeiros no Paraguai - Perda de parte da população;

O Brasil aumentou a divida externa; Criação do Partido republicano no Brasil que mais tarde vai derrubar a Monarquia; Inglaterra só obteve lucros; Referencia Sistema Anglo de Ensino, 2008.