A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

América Latina Unidade e diversidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "América Latina Unidade e diversidade."— Transcrição da apresentação:

1 América Latina Unidade e diversidade

2 América Latina A América Latina é a porção do Continente americano constituída pelos países que se localizam do México, passando pela América Central, até o extremo sul da América do Sul.

3 América Latina Estudamos duas formas de regionalizar o continente americano: Divisão física América do Norte, América Central e América do Sul Divisão por critérios culturais América Anglo-Saxônica e América Latina

4 América Latina América anglo-saxônica abrange os países onde predomina a língua inglesa, ou seja, uma língua de origem anglo-saxônica. Já América Latina inclui todos os países onde predomina o espanhol e o português, línguas originadas do latim. Mas são faladas outras línguas, como uma infinidade de idiomas indígenas(maia, guarani,quéchua, aimara)

5 América Latina Formação Histórica
O que temos em comum então? Subdesenvolvimento. Até a primeira metade do século XIX, quase todos os países latino-americanos foram colônias da Espanha ou de Portugal. Colônias de exploração- América Latina Colônias de povoamento – América Anglo-Saxônica

6 América do Sul A constituição física da América do Sul é importante para entender sua divisão em grupos de países ou conjuntos regionais: Guianas, os países andinos e os países platinos.

7 Guianas, Países Andinos e Platinos
Lado oeste banhado pelo oceano Pacífico – cordilheira dos Andes. Duas grandes bacias hidrográficas: bacia Amazônica e Platina( rios Paraná, Uruguai e Paraguai) Planalto das guianas

8 Aspectos Gerais As guianas possuem boa parte do seu território com áreas planálticas e semimontanhosas pertencentes ao planalto das guianas. Os países andinos – Colômbia, Venezuela, Chile, Bolívia, Peru e Equador- possuem território com grandes trechos constituídos pela cordilheira dos Andes. Os países platinos – Argentina, Uruguai e Paraguai – são banhados pelos rios formadores da bacia do prata.

9 Guianas Guiana: praticamente sem indústrias, idioma oficial é o inglês,foi colônia do Reino Unido e 50% da população é descendente de indianos. Guiana Francesa:departamento ultramar que pertence a França, capital Caiena, maioria da população é negra, economia baseada na silvicultura-madeira, tráfico de drogas. Suriname: maior reserva de bauxita do planeta, problemas internos com guerrilhas,tráfico de drogas.

10 Países Andinos Venezuela: atuação da guerrilha, país andino com melhor padrão de vida,extração de petróleo,governo de aproximação socialista e uma política anti-imperialista. Chile:crescimento econômico nas décadas de 80e 90,política de abertura para exportações(minérios e gêneros alimentícios-vinhos e frutas), ditatura militar,investimento na educação e reforma agrária.

11 Países Andinos Colômbia:capital Bogotá,produto de exportação: café,esmeralda, carvão, ouro e açucar; industrialização fraca;maior produtor mundial de drogas, apoio da população em relação ao emprego. Equador: capital Quito; economia frágil, petróleo principal produto de exportação,alta dívida externa, menor país da América Andina,vida política instável9constantes ameaças de golpe militares.

12 Países Andinos Peru: capital Lima, população constituída basicamente de indígenas, economia baseia-se na pesca,mineração e agricultura,pequena base industrial,terceiro produtor mundial de cocaína, vida política instável( guerrilhas) Bolívia: capital La Paz, economia baseada na mineração de estanho e gás natural, vários golpes de estados, segundo produtor mundial de cocaína e de maconha.

13 Países Platinos Argentina:Capital Buenos Aires, Base industrial forte, Clima subtropical, solos férteis( pampas)Patagônia( frio intenso e pouco habitado), ditadura militar, crise econômica séria em1999, volta do crescimento econômico em 2003. Paraguai: capital Assunção, é o país mais pobre da América platina, industrialização fraca, 43% da população vive no campo,Guerra do Paraguai????

14 Países platinos Guerra do Paraguai
Guerra contra o Brasil,Uruguai e Argentina, aconteceu no final do século XIX, O Paraguai era um país rico e em grande desenvolvimento, a industrialização avançava,a agricultura crescia...porém tudo isso desagradava as grandes potências capitalistas da época, principalmente Reino Unido, que não queria esse crescimento sem empréstimos externos!!!!eas exportações paraguaias competiam com esses países. Guerra foi financiada pelo Reino Unido. “ Paraguai é um mau exemplo para os países latino-americanos- não pode romper a dependência das potências européias.

15 Países platinos Uruguai: capital Montevidéu, teve um crescimento grande no fim do século XIX, baseada na produção ovina, exportação de lã e de carnes, e no crescimento industrial, tornando-se a uma “ilha de prosperidade” em plena América Latina. Porém em 1960, o preço destes produtos caíram no mercado internacional e o governo contraiu enorme dívida externa, ditadura militar e instabilidade política, resultado disto a queda do padrão de vida uruguaio.

16 • Bibliografias: Geografia crítica. O mundo subdesenvolvido volume 03. J.Willian Vesentini e Vania Vlach.


Carregar ppt "América Latina Unidade e diversidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google