A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012

2 Canadá: um país grande, mas pouco ocupado
Maior extensão territorial do continente americano e o segundo do mundo, com km2 33 milhões de habitantes, concentrados no sul do território Cerca de 90% dos canadenses ocupam aproximadamente 10% da área do país, principalmente na província de Quebec. A população majoritariamente é formada por anglo-canadenses (44% dos habitantes) e franco-canadenses (29%). O inglês e o francês são os idiomas reconhecidos oficialmente. Densidade demográfica: 3,3 hab/km2. Incentivo à imigração.

3 População total (habitantes)
Posição no ranking mundial População total (habitantes) Estados Unidos 3 304 milhões México 11 108 milhões Canadá 36 33 milhões Groenlândia 200 57 mil TOTAL Professor: *Estimativa. Fonte: Population Reference Bureau world population data sheet. Disponível em: < Datasheets/2008/2008wpds.aspx>. Acesso em: 27 jan América do Norte: população (2008*)

4 Canadá Canadá: distribuição da população e transporte aéreo (2008)
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo. Canadá: distribuição da população e transporte aéreo (2008)

5 regionalização Alberta - Alberta produz mais de 70% do petróleo e do gás natural do Canadá, sendo boa parte destes recursos naturais exportados para os Estados Unidos da América. Ontário - é a mais populosa província do país. Cerca de um terço da população canadense vive em Ontário. A maior cidade canadense, Toronto, bem como a capital nacional do país, Ottawa, estão localizados em Ontário. A região sul do Ontário é o ponto mais meridional de todo o Canadá. Quebec - É a maior província do país, e a segunda mais populosa do Canadá, Cerca de 80% da população do Quebec é franco-canadiana, ou seja, descendente de franceses. Industrializada, atividade agrícola e rota do transporte para exportação pelo vale do São Lourenço Nunavut – Estado independente esquimó criado em 1° de abril de baixa densidade demográfica (0,01 hab km²).

6 Regionalização

7 O objetivo era eliminar barreiras tarifárias entre os países membros.
Canadá e o Nafta Em 1994 entrou em vigor o Nafta (North American Free Trade Agreement), Acordo de Livre Comércio da América do Norte, assinado por Estados Unidos, Canadá e México. O objetivo era eliminar barreiras tarifárias entre os países membros. Dos membros, o Canadá é o país que apresenta os melhores indicadores sociais. Com o Nafta, o México eleva a participação no comércio internacional, atraindo investimento estrangeiro e acentuando sua dependência econômica. Já os índices do México são totalmente discrepantes em relação ao dos demais membros do acordo.

8 Canadá e o Nafta Professor: entre os países-membros do Nafta, o México é o que apresenta os piores indicadores sociais, situação que não foi alterada com a implantação do acordo de livre-comércio. Contrariando expectativas, a participação mexicana no Nafta não diminuiu o fluxo de migrantes que buscam melhores condições de vida e de trabalho nos Estados Unidos.

9 Panorama econômico do Canadá
Segundo maior país do mundo e primeiro das Américas, tem um dos subsolos mais ricos do planeta. A industrialização canadense começa com a Primeira Guerra Mundial, principalmente devido ao envolvimento da Grã-Bretanha no conflito. Ingleses eram o principal fornecedor de produtos industrializados para o Canadá, mas com a guerra, as exportações foram interrompidas. Os EUA substituíram a Inglaterra nas relações comerciais. Atualmente o capital americano é dominante em diversos ramos de negócios canadenses.

10 Panorama econômico do Canadá
Professor: a escala indicada se refere ao mapa impresso no módulo.

11 A importância da indústria mineradora
Primeiro produtor mundial de potássio e urânio, está entre os cinco maiores produtores mundiais de níquel, ouro, alumínio e zinco. Terceiro lugar na produção de alumínio, e a empresa canadense Alcan (Aluminium of Canada Ltd.) VERA BOGAERTS/SHUTTERSTOCK O petróleo, o gás natural e o carvão mineral são explorados nas planícies centrais (prairies). Mineração de ouro em Klondike, Canadá

12 A extração de madeira e a indústria de papel
O conjunto de indústrias canadenses dedicadas à exploração madeireira fornece aproximadamente a metade da quantidade de papel-jornal consumida no mundo. SHUTTERSTOCK IMAGES Professor: a imagem não se encontra no módulo. O setor de papel e embalagens canadense é um dos mais importantes do mundo.


Carregar ppt "Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google