Arte Clássica Arte da Grécia Antiga

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
A GRÉCIA ANTIGA.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
ARTE NA GRECIA.
Escultura Mármore e bronze, marfim e madeira.
Características da pólis
RENASCIMENTO.
Arte no Egito Antigo.
Escola Básica Integrada de Vila Cova Março de 2007
Macedônia.
Religião grega Zeus.
Antiguidade Clássica Grécia e Roma.
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
Grécia - Cultura e Sociedade.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Grécia uma cultura fantástica
Colégio Cruz e Sousa – Prof: Sabrina
A origem do teatro.
Arte Grega.
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
A ARTE GREGA.
Arte Antiga TÓPICO 2 Figuras do Texto 1 - A Arte Clássica na Historiografia da Arte.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
teoria e história ↔ prática projetual
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
HISTÓRIA DA ARTE.
Antiguidade Clássica Grécia e Roma Disciplina História da Arte
Cultura Grega.
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
Grécia – séculos VII-V a.C. Arquitetura
Arte Grega e Romana.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Arte Grega “O grande despertar”.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
A arquitetura grega.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
ARTE GREGA A ESCULTURA A ARQUITECTURA A PINTURA.
EGITO.
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
Grécia Antiga: O Despertar
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Entre 1100 a.C. – 146 a.C. ARTE NA GRÉCIA ANTIGA.
Fases da arte grega Proto História ( a. C.): período que sofre clara influência da Arte Cicládica, Micênica e Cretense (minóica). Medievo helênico.
Resumos de História.
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
É formada quer por estátuas, quer por relevos.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Grécia Antiga Mitologia.
9. UEM – “Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma
Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
GRÉCIA GRÉCIA Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte egípcia.
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
Grécia: período clássico e período helenístico
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
A ARTE GREGA.
ARTE GREGA.
Transcrição da apresentação:

Arte Clássica Arte da Grécia Antiga O período clássico da arte grega atingiu sua maior expressão com esculturas, arquitetura, teatro e música. As artes plásticas na Grécia antiga tinham, basicamente, duas funções: decorar a arquitetura e pedir ou agradecer aos deuses.

Grécia Antiga: Escultura As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos.

A Vênus de Milo, uma das mais célebres estátuas de todos os tempos, obra de Alexandros de Antioquia, atualmente no Louvre

O Bronze de Artemísion, possivelmente Poseidon ou Zeus, c. 460 a. C O Bronze de Artemísion, possivelmente Poseidon ou Zeus, c. 460 a.C., Museu Arqueológico Nacional de Atenas

Cópia de Míron: Discóbolo, c. 455 a.C a.C., Gliptoteca de Munique

Escultura Características e representantes: As principais características das esculturas gregas são a harmonia e a realidade. Os escultores mais famosos foram Mirón, Policleto, Fídias e Praxíteles.

Grécia Antiga: Arquitetura A arquitetura grega tem no templo sua expressão maior e na coluna sua peculiaridade. A coluna marca a proporção e o estilo dos templos. Podendo ser dividida em três estilos:

Coríntio Pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

Estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza. Dórico Estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza. Capitel e entablamento dórico, Partenon.

Jônico Este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular. Capitel Jônico Erecteion Acrópole de Atenas

Exemplos de Construções da Grécia Antiga Acrópole de Atenas Templo de Artemís em Éfeso

Grécia Antiga: Pintura A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios. Exéquias: Dionísio em seu barco, c. 530 a.C. Munique Python: Orestes em Delfos, c. 330 a.C., helenista, Museu Britânico Pintor de Berlim: Dionísio segurando um cântaro, c. 490-480 a.C. Louvre

Grécia Antiga: Teatro Os Gregos reinventaram as representações religiosas do Egito, dando origem ao que conhecemos hoje como teatro. O teatro grego era encenado exclusivamente por atores do sexo masculino. Ésquilo, Sófocles e Eurípedes foram os principais escritores do teatro grego e suas obras são ícones da estética teatral.

Características Ésquilo (525 a 456 a.C.. aproximadamente) Principal texto: Prometeu acorrentado. Tema principal que tratava: contava fatos sobre os deuses e os mitos. Sófocles (496 a 406 a.C. aproximadamente) Principal texto: Édipo Rei. Tema principal que tratava: as grandes figuras reais. Eurípides (484 a 406 a.C.aproximadamente) Principal texto: As troianas Tema principal que tratava: dos renegados, dos vencidos (pai do drama ocidental)

Grécia Antiga: Música Os gregos deram origem à palavra música, que significa “arte das musas”. Como o teatro, essa arte foi um fator essencial na educação do povo grego. A música desse tempo era monódica (uma só voz) e organizada em modos frígio, lídio e dórico. O modo dórico despertava coragem; o frígio, a sensualidade; e o lídio, a educação, o belo e o puro. A música estava sempre presente nos rituais, nas batalhas, nas festas e nos momentos de lazer. Os principais instrumentos era a lira, os flautins e a harpa.

Grécia Antiga: Dança Surgiu com o teatro grego. Foram os gregos os primeiros a usá-la em forma de gestos para explicar as partes mais difícieis da peça.

Professora Francielli Pereira ARTES Professora Francielli Pereira Graduada em Letras pela Universidade do Norte do Paraná. Especialista em Arte Moderna e Literatura Comparada pela Universidade Estadual de Londrina.