A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?"— Transcrição da apresentação:

1 Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?

2 Origem do Ser Humano Aproximadamente 3 milhões de anos. A partir do momento que surgiu a consciência e as experiências foram transmitidas para outras gerações, a fala e a música provavelmente nascem juntas (50 mil anos atrás). A linguagem e arte surgem como uma solução para a violência nas comunidades.

3 Primeiras civilizações musicais Egito China Mesopotâmia Babilônia Índia Hebreus A tradição musical era passada oralmente e por isso não podemos saber como eram suas músicas. Se não as conhecemos como temos certeza de que existiram?

4 Egito

5 Babilônia

6 Instrumentos Antigos

7 Hebreus A bíblia possui centenas de passagens que mostra o papel da música nos povos do antigo testamento: “ E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria” 1 Crônicas 161 Crônicas 16

8 Papel da Música A música nestas primeiras civilizações musicais estava ligada apenas aos rituais ou atividades solenes. Não existia o artista ou o músico. Os desenhos nos túmulos dos faraós mostram que a música e as artes como um todo estavam apenas a serviço dos líderes de suas comunidades. Quando a música vira Arte?

9 Grécia

10 Herança Grega A Grécia é considerada a primeira e mais importante influência da cultura do Ocidente. Surge a democracia, e com isso líder político se submete aos debates públicos. Dai a importância da educação e formação ampla do cidadão na Grécia. Pensamento mítico e reflexivo. Todo conceito de Clássico está relacionado à arte grega.

11 Pensamento mítico e origem da Música Música Dionisíaca: emotiva e corporal Palas Athena se comove com o choro das irmãs de medusa e cria uma cantiga, dando origem a música. Depois cria o Aulos (flauta grega) que é dada a Apolo, que entrega a Dionísio. Dionísio se transforma no representante da música emotiva.

12 Pensamento reflexivo e origem da Música Música Apolínea: serena e racional Hermes rouba o gado de Apolo. Usando duas tripas no casco de uma tartaruga constrói a Lira. Apolo gosta do som e passa a praticar, e é considerado o Deus da música e da poesia. A música nasce pelas descoberta das propriedades físicas dos instrumentos. Ação racional.

13 A música na Grécia Pela primeira vez a música é pensada como arte, surge a ambição de criar e o gosto por ouvir. Os artistas passam a ser muito respeitados. Quem eram os músicos?

14 Músicos Gregos A música assume um papel importante na educação grega (Paidéia). O músico era professor, cientista, matemático, filósofo, místico e etc... Quem foi o principal pesquisador musical grego?

15 Pitágoras Ao pesquisar as relações das notas musicais, percebeu a sua relação com a matemática. O mundo todo estaria organizado pela matemática e a música guarda essas relações. Surge a teoria da “Música das Esferas”. Unindo pensamento mitológico (intuitivo) e científico (racional).

16 Conclusão A História vai nos mostrar, que em alguns momentos a música vai tender para Apolo (Canto Gregoriano e Música Clássica) e em outro para Dionísio (Rock, Samba) O pensamento não é o oposto da emoção, mas o seu complemento.


Carregar ppt "Origem da Música Como e aonde surgiu a música? O que nasceu primeiro: a música ou a fala?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google