ARTE ISLÂMICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ISLÃ no CENTRO do MUNDO
Advertisements

ISLAMISMO.
A Civilização Árabe.
Introdução as Artes cênicas Profª Jorge Santoz - cênicas
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
O ISLÃ “A RELIGIÃO DE MAOMÉ’’.
A GRÉCIA ANTIGA.
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
Escola Angelina Jaime Tebet.
1.2 – Pessoa e cultura.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
O QUE SABER.
Artes Plásticas Dança A dança é uma forma de se comunicar. sempre foi de grande importância nas sociedades através dos tempos, seja como uma.
RENASCIMENTO.
PRÉ-HISTÓRIA A Arte do período PALEOLÍTICO SUPERIOR (Pedra Lascada)
Arte e representação.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
ARTE ISLÂMICA.
Unidade V Assunto 1 Creta Localizar geograficamente a Ilha de Creta
O MUNDO MUÇULMANO EM EXPANSÃO
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA AMPLIANDO HORIZONTES.
O Livro da Sabedoria.
Indivíduo, Cultura e Identidade
A água na expressão artística
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
Cultura – conceitos e definições
Definições sociológicas importantes:
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Professor Edley
A CULTURA Prof. Lucas Villar
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Diversas culturas Escola: Coopen Série: 5° ano vespertino Alunos: Julia Bueno e Heitor.
MESOPOTÂMIA.
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
Já na década de 30 existiu no Brasil um retorno à ordem.
ARTE E RELIGIÃO Formas tão díspares como as pirâmides do Egito, as catedrais cristãs, as mesquitas muçulmanas ou as colossais imagens japonesas de Buda.
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
ISLAMISMO E.B 2/3 do Couto Mineiro
Os muçulmanos na Península Ibérica
Aula 10 Civilização Islâmica
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
História da Cultura e das Artes
Arte da antiguidade clássica
OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
7º Ano Apostila – 2015 Artes Professor Juventino
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
Murilo Lopes Gagliardo 4 º ano n°25
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Arte Bizantina Nomes: Ana Luiza, Ágatha, Carolina, Eduarda, Fernanda, Gabriela, Kimberly, Laís, Manuela, Maria Eduarda, Natalia Maggi, Renata e Roberta.
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Expansão islâmica.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
PROGRAMA I ETAPA 7º ANO Capítulo 1 – O Império Bizantino
A EXPANSÃO MUÇULMANA A RELIGIÃO ISLÂMICA
OS MUÇULMANOS, QUEM SÃO? Povo que pratica o Islamismo ou a religião muçulmana, fundada na Península Arábica, no início do século VII, por Maomé. O profeta.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
Barroco.
Arte Islâmica.
Transcrição da apresentação:

ARTE ISLÂMICA

CONCEITO A arte islâmica abrange a literatura, dança, música, teatro e artes visuais da população do Oriente Médio que adotou o islamismo a partir do século VII. Ela não significa somente uma manifestação que tem por objetivo render culto a fé, pois apresenta grandes características artísticas de um povo que dominou uma grande parte do mundo durante muito tempo.

HISTÓRIA Maomé deu origem ao Islamismo, religião monoteísta, depois de uma suposta revelação divina. Foi a partir do século VII que esta religião espalhou-se pela Arábia e por diversos países da Europa e Ásia. Seu crescimento é considerado uma dos mais rápidos progressos já registrados na História. Sua base vem das heranças mediterrâneas gregas e romanas mescladas com outros povos.

CARACTERÍSTICAS Apesar dos muçulmanos terem se inspirado em vários traços artísticos dos povos conquistados, eles conseguiram adaptar seu modo de pensar e agir, conseguindo transmitir sua própria identidade em uma arte rica e variada. A produção artística islâmica é marcada de idéias religiosas, imateriais (usando conceitos de eternidade e infinito) e concepções do Profeta. Suas artes visuais constituem-se de elementos geométricos e arabescos que geralmente não possuem expressões figurativas. Mesmo assim encontramos expressões com imagens de animais e humanos.

Na arquitetura, os muçulmanos se expressavam através da construção de mesquitas, escolas religiosas, conhecidas como madrasas, locais de retiros espirituais e túmulos. Já na pintura islâmica destacam-se afrescos e miniaturas. Muito pouco desta arte existe ate hoje, pois eram empregadas em paredes de palácios ou edifícios públicos.

Dentro da cultura islâmica, os tapetes e tecidos desempenharam grande papel na decoração de tendas na época do nomadismo. Esta arte abrange ainda a literatura, a música, a dança e o teatro. É uma arte muito valorizada por conter seus traços únicos mesmo que seja aproveitando as influências de outros povos.